Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sábado, 20 de agosto de 2011

Um intercâmbio que não deu certo...

Não fiquem assustados, mas para um intercâmbio dar certo, é preciso ter muita garra e determinação, afinal você não estará no seu país de origem, não terá as suas referências por perto, como o papai e a mamãe, então é preciso fazer coisas que você jamais pensou em fazer na sua vida, como cozinhar, limpar a casa, ir ao supermercado, pagar as contas... tudo isso no início é complicado para quem não está acostumado, mas acredite isso agrega muito crescimento e amadurecimento, a sensação de independência é boa demais!!
O flatmate do meu amigo, fez uma viagem para os USA, ficou maravilhado e quando retornou decidiu estudar na Irlanda, não se planejou para conhecer o país, leu alguns blogs e achou que era o suficiente e que aqui é o verdadeiro paraíso... um lugar perfeito, então em menos de 1 mês ele estava aqui, porém ele é de uma família bem sucedida, quando ele chegou e se deparou com a realidade, caiu em prantos, odiou a Irlanda, a sorte que a vida se encarregou de colocar pessoas do bem em seu caminho, eu mesma quando o conheci conversei bastante com ele, aconselhei-o a tentar, voltar para casa na primeira semana seria uma derrota total, então ele decidiu tentar, a procura por um apartamento foi terrível, tudo o que ele via, ele achava horrível, velho, colocava defeito em tudo, mil dúvidas pairava em sua mente, a família dele não sabia mais o que fazer de tanta preocupação, ele conseguiu alugar um apartamento, mas também não estava feliz, depois ele e mais alguns amigos, conseguiram outro apartamento e então ele se aquietou um pouco, um apartamento novo, em um ambiente limpo, com amigos especiais e que realmente gostam dele, mas os dias foram passando e o tédio tomando conta dele, ele não via graça em nada, não tinha ânimo para estudar, os passeios pela Irlanda não eram interessantes, ele e os amigos fizeram um passeio para o Castelo de Malahide que eu já fui também e adorei, ele odiou, aí ali ele percebeu que não estava feliz e precisava dar um jeito nisso, comprou a passagem para os USA, pois ele tem uma amiga lá, vai morar em Los Angeles e comprou um curso de 3 meses, depois disso ele avisou a família que receberam a notícia como uma bomba, mas enfim... espero que agora ele fique realmente feliz!!

Depois de 2 meses na Irlanda... dia 25/08 ele está indo embora, foi pouco o tempo de convivência com ele, mas o suficiente para deixar a marquinha dele em nossas vidas.

A dica é: PLANEJAMENTO!! Eu considero esta etapa importantíssima, é preciso conhecer o máximo possível o país que você ficará por alguns meses da sua vida, é importante se identificar com o país, se você não curte história, tradição, verde, pubs, frio... é necessário repensar a sua escolha, no caso dele, luzes, cores e badalação o atraem mais, então talvez agora, Los Angeles, Hollywood, Las Vegas... seja o ideal para ele. Pensem nisso antes de decidir o país do seu intercâmbio, é um investimento muito alto e uma escolha muito séria, para se perder pelo meio caminho!!


Desejo tudo de bom em sua vida!! Boa sorte!!

Luciana Sousa

Você se identificou com uma das situações acima? Por favor, relate sua história para que outras pessoas também possam se beneficiar de sua experiência e, talvez, não cometer os mesmos erros. Tem alguma dica ou acha que ficou faltando alguma coisa no texto? Então peço a sua ajuda para, juntos, deixármos o texto mais útil e relevante para os leitores do blog. Obrigada!!

2 comentários:

  1. Sem sustos. É isso que um bom planejamento traz.Há um ano e meio planejo essa viagem. E, acredite, o que passei nesse tempo me encoraja a cada dia a esperar o momento da partida pra Ilha Esmeralda. A grande dificuldade foi a escolha da cidade. Após alguns meses de pesquisa decidi por Galway. Acho que por afinidade mesmo. Cidade menor, universitária e com um clima histórico sensacional. Fora isso teve a questão financeira, a galera que não acredita em você e dessa maneira a gente vai passando e sempre, sempre pesquisando.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente com vc!
    Nao há vitoria sem esforço. Intercambio nao é viagem de turismo, é coisa seria que merece muita atenção e tb aos detalhes

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...