quarta-feira, 26 de março de 2014

BENEFÍCIOS PARA QUEM TEM PASSAPORTE EUROPEU


Este é um dos posts mais acessados do blog. Muitos leitores ainda tem dúvidas sobre a cidadania portuguesa ou de outros países da Europa. Então para deixar tudo explicadinho, segue abaixo respostas para as dúvidas mais comuns e algumas vantagens deste benefício.
*Este post estará sempre em atualização (última atualização: 26/03/2014).

- A dupla cidadania facilita nos processos de vistos para países fora da União Européia como: Japão, Estados Unidos e Canadá. Na imigração para estas regiões existem basicamente três acessos: europeus, pessoas do próprio país e outros. Para os EUA, por exemplo, é exigido apenas o preenchimento de um formulário conhecido como ESTA – Electronic System for Travel Authorization.

- Quando o assunto é mercado de trabalho, a dupla cidadania pode ser um diferencial no currículo, pois a pessoa transmite cultura, através de experiências em viagens e em assuntos internacionais, podendo ser um destaque no processo de seleção.

- Uma pessoa com dupla cidadania pode eleger presidente fora do Brasil. Além de poder votar nos países em que a legislação permite.

- Participações em concursos públicos no país da cidadania.

- Abertura de empresas e contas bancárias.

- Ter passaporte europeu é tudo de maravilhoso para quem ama viajar, primeiro porque você passa direto pela imigração, eles não perguntam um ai sequer, apenas confere o passaporte, inclusive existe uma fila especial para quem tem passaporte europeu, que é bem menor que as outras filas. Em Paris minha amiga enfrentou uma fila de quase 1 hora na imigração e eu passei direto.
Quando estávamos subindo no trem em Amsterdam a polícia nos parou pedindo o passaporte e fazendo milhares de perguntas, eu só mostrei a minha identidade portuguesa e ele não falou mais nada e os meus amigos tiveram que responder os questionamentos do tipo: Onde vai? Porque vai? Quando volta? Onde vai ficar? Qual o motivo da viagem?
Além disso é possível entrar e circular livremente pela Europa ou outros países, sem sofrer constrangimentos e preconceitos na imigração, como muitos brasileiros já vivenciaram. Na Irlanda mesmo eu soube de vários casos, porque na verdade a maioria dos europeus pensam que todos os brasileiros são favelados, sem educação e não tem condições de bancar uma viagem internacional, sempre tem que responder as mil perguntas que eles fazem para conseguir entrar no país de destino. Nós BRASILEIROS precisamos mudar esta visão que o restante do mundo tem de nós!! O que fazer?? Vou morrer sem saber!!
Ouvi um comentário de um brasileiro numa viagem que fiz e achei interessante, ele disse brincando que 1\3 da população mundial é brasileira e que os brasileiros vão dominar o mundo, pois em tudo quanto era lugar deste mundo, ele encontrava com brasileiros... e eu concordo com ele... eu acredito que nós ainda seremos uma grande potência e eles ainda terão que implorar para entrar no nosso país.

- Possibilidade de morar, estudar e trabalhar sem ter a necessidade de vistos especiais ou tempo de permanência determinado e até mesmo preços diferenciados nos cursos. Eu comprei um curso de inglês na Irlanda mesmo, que os brasileiros pagam 1500,00 Euros, eu paguei 600,00 Euros parcelado. ATENÇÃO: Estes valores são para Europeus.

- Com passaporte europeu tudo fica mais fácil, inclusive para conseguir um emprego e alugar apartamento. Quem tem direito a cidadania européia e ainda não possui a documentação, tentem tirar o quanto antes, faz muita diferença.

- Ter passaporte é importante até mesmo para conseguir um bom emprego, porque as grandes empresas só contratam europeus, isso fica bem claro no anúncio das vagas.

- Facilidade na alfândega, tanto na Europa (apresentando o passaporte europeu) quanto no retorno ao Brasil (usando o passaporte brasileiro).
ATENÇÃO: Para sair e para entrar no Brasil tem que mostrar apenas o passaporte brasileiro, não podemos sair e nem entrar com o europeu, porque neste caso, seríamos turistas no nosso próprio país, o passaporte europeu é utilizado apenas quando chegar na Europa ou outros países.

- Os europeus não precisam de plano de saúde para entrar nos países da Europa, mas aconselho a fazer, pois nunca sabemos quando iremos precisar. 
Numa viagem para Amsterdam, uma das minhas amigas passou mal e foi preciso chamar um médico, que cobrou 100,00 Euros a consulta, mas ela tinha plano de saúde e tentou o ressarcimento deste valor. Imagina se ela não tivesse o plano, iria gastar 100,00 Euros sem retorno.

- A identidade portuguesa/européia também é importante, pois assim você não precisará ficar andando com o passaporte para cima e para baixo, correndo o risco de perdê-lo ou de alguém roubá-lo, nunca sabemos o que se passa pela cabeça das pessoas, então o ideal é não facilitar.

Consulado Português Rio de Janeiro - Clique aqui

Espero ter esclarecido as principais dúvidas!! 
Estou à disposição se precisarem!!

Leiam também:
Perguntas frequentes sobre a Irlanda

142 comentários:

  1. Oi Luciana,

    Obrigada por esclarecer algumas dúvidas. Espero que esse post sirva para outras pessoas tbém. Eu não sabia que o plano de saúde era pré-requisito para os brasileiros permanecerem aí. Farei assim que chegar pois é bem mais barato messssmo. Tenho a identidade portuguesa sim, ela é o modelo antigo, se não me engano existe uma nova mas como a minha tá válida não vou trocá-la. Só saberei a respeito do PPS qdo estiver aí pq não sei em qual área vou trabalhar, no começo a gente não escolhe mto, não é mesmo?

    Obrigada.

    Bjs,

    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Meu nome é Maria Eugenia e eu estou aqui na Irlanda vai faz 2 meses e alguns dias e agora eu to atraz de emprego. Na verdade eu tenjo o passaporte Dinamarques e eu sei que é mais facil pra quem ten.passaporte europeu, mas quero saber se mesmo a pessoa nao falando ingles tem a possibilidade de ainda arrumar um bom emprego??... obg

      Excluir
    2. Eu tenho passaporte dinamarques esto em Dublin a 2 meses e alguns dias e agora quero um emprego porque estou ficando sem dinheiro e nao quero voltar pro Brazil. Enfim eu nao sei falar ingles, mas entendo tudo (eu acho) dai eu quero saber se mesmo tendo o passaporte vermelho pra arranjar um emprego melhor, fica difixil de areanjar por esse problema de nao falar??? Qual tipo de emprego bom eu conseguiria arrumar com esse passaporte??

      Excluir
    3. Respondendo à questão do passaporte, tenho passaporte espanhol e o meu passaporte brasileiro venceu faz 3 anos. Sempre entro e saio do Brasil com o meu passaporte espanhol que me dá 90 dias como turista por lá.

      Excluir
  2. Opaaaa....O post agora esclareceu mta coisa, sem dúvidas vai servir para outras pessoas...

    Eu sou fisioterapeuta, no início eu tinha pesquisado td sobre a holanda por conta dos estudo mas como preciso melhorar meu inglês optei em primeiro ir pra irlanda.

    Ao descobrir essa disparidade de preços na Holanda entre estrangeiros e europeus não tive dúvidas que eu deveria encarar e INVESTIR no inglês para depois adentrar em um mestrado. Na época em que fiquei sabendo, eu fazia duas pós-graduações, na verdade uma pós em Ortopedia e traumatologia e um curso de formação em Osteopatia.

    A formação em Osteopatia são 5 anos e pelo fato da minha escola ter parceria com uma escola Belga e outra de Portugal, é bem provável que eu termine por aí, pois ainda estou no 3° ano da formação. Depois da descoberta do mestrado, larguei a pós em ortopedia e traumatologia e dei continuidade apenas na Osteopatia. O investimento nela era mais alto que o do mestrado, não tive nem dúvidas na hora de cancelar mesmo no meio do curso, os gastos ainda seriam grandes e eu precisava fazer uma escolha.

    Vou mandar por e-mail algumas informações pra vc. Os mestrados que eu olhei ano passado girava a anuidade em torno de 1600 a 2200... Depende do curso.

    Quem sabe em 2012 não estaremos por lá!!! =)

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Estou gostando de ler seu blog.
    Muito Bacana.
    Meu namorado ta pesquisando os preços para mim direto dai tb.
    Estou querendo ir em março. Se Deus quiser.
    E que diferença de preço eim.. Para europeus. rs

    bju

    ResponderExcluir
  4. Olá Karina, procurei muito até achar seu blog!
    Tirei meu passporte espanhol, lá diz que eu nasci no Brasil mas que sou cidadã espanhola, isso não afeta em nada? Estou indo pra irlanda, não comprei escola e nada, pois como vc disse o acesso é livre né?

    Desde ja muito obrigada
    vc me ajudou bastante com seu blog!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju, só para esclarecer, o meu nome é Luciana, a Karina é uma leitora do blog que tinha as mesmas dúvidas que vc e já está aqui na Irlanda tb.
    O meu passaporte é português, no meu tb diz que nasci no Brasil, aliás em todos os passaportes dos cidadãos com dupla nacionalidade, não se preocupe com isso.
    Como eu expliquei no post acima, o acesso é livre sim na Europa, esta é uma das grandes vantagens em ter um passoporte europeu, eu costumo chamá-lo de poderoso, rsrs.
    E quanto ao curso, eu tb não comprei, deixei para comprar aqui pq os preços são melhores e vc tb tem a oportunidade de conhecer a estrutura e atendimento da escola pessoalmente, mas se não quiser fazer o curso, não é obrigatório para os europeus. O plano de saúde tb não é obrigatório, mas eu aconselho fazer, pq o sistema de saúde aqui não é bom e custa mt caro.
    Se precisar, é só falar!!

    Seja bem-vinda ao blog!!

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Tenho dupla cidadania e, na realidade, pode sim sair do brasil portando apenas o passaporte europeu e o RG...
    Mas o tópico ta valendo :}

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela dica Isabel, foi muito bem-vinda, não sabia desta informação.

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  8. Olá Luciana.. parabéns pelo blog! Olha.. PENEI pra achar informações sobre dupla cidadania, pois venho pesquisando MUITO sobre ir, em definitivo com meu marido e filha praí. Meu marido morou na Irlanda por 2 anos e ele me conta maravilhas do que é a vida fora do Brasil.. hahaha realmente, me empolguei na ideia dele e vamos com tudo.. ja estou preparando toda a doc. possivel e mto em breve teremos nossa segunda cidadania para garantir essa possibilidade..

    Mas, vem cá.. vc pode me dizer como funciona pelo menos a saída do brasil.. ou vc chegou ai simplesmente como se ja fosse morar?? Vc buscou, antes, trabalhos, cursos.. algo do tipo??
    e quanto a "dependentes".. vc tem alguma informação.. pois tenho uma filha de alguns "meses" e não posso abandoná-la, mesmo com a gente querendo ir pro velho continente daqui uns anos!!

    obrigado.. e um beijão!

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruna!!

    Fico feliz que encontrou informações úteis neste blog.

    Respondendo as suas perguntas, é importante ter o passaporte brasileiro também, pq vc entra e sai do Brasil com o passaporte brasileiro ou pelo menos o RG, comprovando que é brasileira e não é turista no seu próprio país. O passaporte europeu é utilizado apenas quando chega ou sai da Europa.
    Com passaporte europeu vocês terão livre acesso em qualquer país da Europa, basta a comprar a passagem e vir, não é necessário comprar o curso para conseguir entrar, porque comprando aqui é muito mais barato para Europeu, chega a ser a metade do preço cobrado para brasileiro sem cidadania européia.
    Tendo cidadania européia é muito mais fácil para conseguir emprego tb, tendo em vista que os cidadãos podem trabalhar full time e ficar o tempo que desejarem no país sem burocracias, o que muito interessa para os empregadores.

    Leia acima sobre as vantagens de ter o passaporte europeu... ele é poderoso!! rs

    Vc tem cidadania de qual país?
    Porque se vocês tem direito a cidadania, os descendentes provavelmente terão direito também.

    Espero ter ajudado!!

    ResponderExcluir
  10. Então, eu tenho direito à portuguesa e me marido à espanhola, mas creio que a mais fácil seja a portuguesa, pois a dele, teríamos que morar pelo menos 1 ano na Espanha.. (o que não seria má idéia né!)

    mas muuuito obrigado pela informação, eu estava com essa preocupação mais por causa da minha bebê, mas pelo jeito, a PODEROSA cidadania vai nos salvar desse Brasil sem jeito!

    Estive lendo muitos de seus posts.. achei o máximo mesmo.. PARABENS, mais uma vez, pelo blog!!

    Ps.: Achei um ABSUUUURDO a história do SPA, mas ri horrores também... como pode, né? Acho que essas pessoas ao virem pro Brasil dariam uma pirada.. ou iam gostar MUITO!!!! hahahaha

    Obrigado =]

    ResponderExcluir
  11. Estou querendo viajar para os EUA e meu passaporte brasileiro esta vencido, Segundo informaçoes colhidas na PF e em alguns sites como este, nao teria nenhum problema em sair e entrar no Brasil apenas com minha identidade e o passaporte europeu, mas o agente de viagem disse quem sem o passaporte brasileiro nao consigo. Será que isso pode acontecer???

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana!! Obrigada pela visita ao blog!!

    Mas eu sinceramente não sabia que era possível sair do Brasil apenas com o RG e passaporte europeu, mas uma leitora do blog afirmou que é possível sim, porque na verdade vc só precisa do passaporte brasileiro para entrar e sair do Brasil, nos USA ou Europa ele nem é mencionado, pois aqui na Europa eu não usei-o em momento algum. Porém aconselho a checar com a PF para ter informações concretas. Estou até pensando em não renovar o meu passaporte brasileiro, pq se é possível entrar e sair do Brasil apenas com o RG, não há necessidade de passaporte brasileiro para quem possui dupla cidadania.

    Att, Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  13. Luciana,

    ja chequei por tel com varios da PF e eles me garantiram que é possivel, parece que isso passou a valer apos os jogos panamericanos, foi o que um dos 4 que consultei disse. Mas como isso nao esta escrito em lugar nenhum e meu agente de viagem disse que nao aconselha sair sem o passaporte.....fica a duvida....
    Procurando algo sobre isso achei seu blog no qual uma pessoa disse que é possivel...
    Acho que se conseguirmos mais pessoas dando esse tipo de declaração seria mais seguro.....
    Agradeço a informação e se eu conseguir sair dessa forma prometo que vou postar essa informação que considero de extrema importancia.
    Um abraço,
    Anna

    ResponderExcluir
  14. Luciana, parabéns pelas informações preciosas.Foram muito úteis porque tbem tenho cidadania portuguesa e desconhecia alguns benefícios.Vc saberia dizer se é dificil estudar inglês em escola pública no Reino Unido para quem tem passaporte europeu? O PPS e GNIB são documentos obrigatórios para quem tem passaporte europeu e deseja trabalhar em qualquer área?
    Um abraço
    Ivete
    ivetesaher@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Ivete!!

    Com passaporte europeu tudo é possível na Europa. Vc pode estudar no Reino Unido e em qualquer país da Europa e ficar o tempo que desejar sem problemas e ainda tem o benefício de conseguir preços melhores em alguns cursos. Por isso eu aconselho a quem tem direito, tirar a cidadania européia, é mt útil. O PPS não é obrigatório para quem tem passaporte europeu, porém é importante tirar, porque ele é necessário para trabalhar e ser registrado, exceto em empregos informais que não é exigido, como por exemplo au pair, eu tirei o meu 7 meses depois sem burocracia nenhuma, apenas com meu passaporte europeu e comprovante de residência, que nem no meu nome estava e sim no nome da família que trabalho. O GNIB não é necessário para quem tem passaporte europeu, pois este documento é tipo uma identidade que comprova a sua legalidade como estudante no país. Ter passaporte é tão importante até mesmo para conseguir um bom emprego, pq as grandes empresas só contratam europeus, isso fica bem claro no anúncio das vagas.

    Obrigada por visitar o blog!!

    Att,
    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  16. Ola, estou na mesma duvida da Ana Magalhães, inclusive adoraria trocar email contigo Ana, pois temos o mesmo desejo e situação.meu emai drok@hotmail.com, Daiana

    ResponderExcluir
  17. Ola Luciana, tudo bem?

    Como está a Irlanda com essa crise?? Isto está afetando muito a questão de empregos ai mesmo para quem tem passaporte europeu?

    A Inglaterra está melhor para se trabalhar?

    Obrigado,

    Abs,

    ResponderExcluir
  18. Olá!!

    Eu e alguns leitores estávamos na dúvida sobre a apresentação do passaporte brasileiro ou europeu ao entrar no Brasil, informo que eu entrei com o passaporte europeu e o RG, foi suficiente para a PF.

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  19. finalmente alguem que fala sobre passaporte europeu !! Eu sei que realmente sao poucos que possuem essa "sorte" mas quem tem fica um pouco sem referencias, tudo o que eu encontro é só para quem é brasileiro.

    Eu tenho o italiano e nao encontro informações, tenho que ficar mandando emails para o consulado italiano e o irlandes, que diga-se de passagem, é péssimo, nunca respondem as duvidas.

    ResponderExcluir
  20. Luciana, voce sabe se pra quem tem passaporte europeu é preciso pagar o seguro saude governamental? eu posso ir soh com o GTA Bronze (aquele com cobertura menor de 30mil)???

    ResponderExcluir
  21. Olá!!

    Para quem tem passaporte europeu não é necessário seguro algum, nem o Governamental e muito menos o privado, porém eu aconselho fazer o bronze sim, porque o sistema de saúde aqui não é muito bom e também porque vc estará fora do seu país, é importante ter uma segurança.

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou descendente de Dinamarques, se voce souber de algum direito que eu possa exigir para estudar e ate mesmo trabalhar na Dinamarca. Por favor é muito importante. Obs: eu sou descendente de dinamarquês e ele diz que eu nao tenho direito para morar, estudar e trabalhar na Dinamarca. Tenho 17 anos e morei a vida toda no Brasil com a minha mãe que é Brasileira, mas ja fui muitas vezes na Dinamarca e minha mãe é casada na Dinamarca com meu pai. Obrigada e preciso muito que me ajude!

      Excluir
  22. Luciana, obrigada por responder minha pergunta sobre o seguro saude.
    Bateu mais duas duvidas aqui, se voce puder responder =)
    1- voce precisou ir no "Escritório do Serviço de Imigração Irlandês" para poder ficar + de 3 meses ? Pois foi essa resposta que obtive do consulado irlandes para quem tem passaporte europeu. Seria uma especie de visto, ou uma informação que voce está no país deles...

    2- com passaporte europeu, viajando pra outros países, eles carimbam o passaporte ou apenas olham ? jah que eh como se nao existissem fronteiras

    obrigada!!

    ResponderExcluir
  23. Olá!!

    Eu não fui à Imigração Irlandesa, já e entrei e saí da Irlanda diversas vezes e nunca tive problemas, eles apenas olham o passaporte e nunca carimbaram nada. Tenho vida normal aqui, PPS e conta no banco. A minha identidade Portuguesa tb serve em toda a Europa, quando eles pedem identificação, eu mostro a identidade portuguesa e tb nunca tive problemas quanto a aceitação da mesma.

    Espero ter ajudado!!

    Atenciosamente,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  24. Luciana, voce fez algum seguro saude? por exemplo pra visitar outros países no espaço de Schegen pedem cobertura de no minimo 30 mil euros, voce teve algum problema (caso nao tenha o seguro) ou comprou para o periodo em que estaria a passeio no lugar?


    obrigada

    ResponderExcluir
  25. Olá!!

    O seguro saúde não é exigido para Europeus, já entrei e saí da Irlanda milhares de vezes e nunca me perguntaram sobre isso, eles apenas olham o passaporte e eu passo batida. Mas acho interessante fazer por uma questão de segurança pessoal, afinal estamos em terras estranhas.

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  26. Ola Luciana,
    meu nome é Tarciana, e adorei a sua forma de escrever, clara e objetiva.
    Estou indo morar em Dublin, chego dia 29/10, e como nao falo nada em ingles vou fazer um curso ai, vc deu um exemplo de um valor de um curso que os brasileiros pagam que seria 1500,00 Euros, mas esse valor seria por quantos meses? ou é a cada mes esse valor?rsrs. To rindo pra nao chorar, porque se for por mes, vai ser uma bela pancada no bolso...
    Nao tenho o Poderoso ainda,rsrs, mas meu marido é italiano. Vc sabe quais sao os procedimentos em relaçao a conjuge de europeu para a entrada na Irlanda?
    Obrigada e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  27. Olá Tarciana,

    Tudo bem?

    Para entrar na Irlanda com visto de estudante, você deve comprar um curso de inglês de 6 meses, me passa o seu e-mail que eu peço para um vendedor entrar em contato com vc para te passar maiores detalhes, fica tranquila que o valor não é 1500,00 euros por mês e sim pelo curso inteiro, mas conheço uma escola que o preço é melhor ainda. Quanto a sua entrada na Irlanda, sendo esposa de Europeu, só tem valor se vc tiver o passaporte Europeu, casada apenas não é suficiente, mas verifique esta informação com mais precisão no consulado italiano. Por exemplo, eu sou filha de português, a primeira vez que fui em Portugal eu não tinha passaporte português ainda, eu entrei como brasileira e tive que mostrar passagem aérea, carta do estágio que eu ia fazer e seguro saúde, todos os trâmites de um não-cidadão europeu, mesmo sendo filha de português, eu só passei a ser considerada portuguesa no momento que eu tirei a minha documentação.

    Obrigada pela visita ao blog e elogios!!

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  28. Tarciana, voce precisa fazer o processo de naturalização. Esse processo demora alguns anos mas da uma olhada no site do consulado

    ResponderExcluir
  29. Oi Luciana,
    o procedimento de naturalizaçao eu ja conheço, mas ainda nao dei entrada no pedido, entao eu esta procurando alguem que ja tivesse passou pela minha mesma situaçao, ou seja entrado na Irlanda so como esposa de Europeu...Vou procurar o consulado, e vou torcer que eles me respondam
    Um beijao e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Olá!!

    Se vc ainda não tem a documentação de naturalização, cuidado com a imigração da Irlanda, fique atenta aos documentos necessários para a entrada de um estudante brasileiro, pois caso contrário entrará como turista e não será fácil trocar o visto depois, é um processo bem arriscado, que eu não aconselho.

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  31. Nossa to amando esse blog...
    o meu passaporte portugues acabou de sair e estou indo proximo ano...uhhh
    conheco praticamente o mundo inteiro , ja morei em Londres Australia Eua e resolvi ir para irlanda pois nas minhas jornadas conheci varios irlandeses e sempre achei um povo super divertido. :)....... Minha amiga vai junto como estudante, voce poderia me passar o contato do vendedor que voce comentou com a Tarciana mariguerraf@gmail.com....muito obrigada beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá Mari,

    Tudo bem?

    Obrigada pela visita e comentário no blog. Legal que já morou em vários países, tb tenho vontade de fazer isso, sair por este mundão afora. Quanto ao curso, eu já passei o seu contato para ele.

    Qualquer dúvida, estou à disposição!!

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  33. Ola meninas, meu noivo eh irish e iremos morar na cidade dele, Donegal, letterkeney.
    Gostaria de saber sobre plano de saude, quanto custa e qual o planos vcs indicam?
    Sobre trabalho, como vao as coisas ai por causa da crise?

    ResponderExcluir
  34. Olá!!

    Tudo bem?

    Obrigada pela visita ao blog, seja bem-vinda sempre!!

    É importante ter um seguro saúde sim, os planos de saúde melhores são o GTA e MIC na minha opinião, pois são os mais utilizados pelos brasileiros.

    Quanto a crise, ainda está complicado sim, porém não é motivo para pânico, quem não fica acomodado em casa e está sempre em busca tem conseguido bons resultados.

    Leia no blog também: PERGUNTAS FREQUENTES

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  35. Luciana,

    Inicialmente quero elogiar seu blog, nuito bom mesmo, pois tem informações valiosas para quem tem dupla cidadania de paises europeus.
    Se for possível, gostaria que você me tirasse uma dúvida, que é a seguinte: eu e minha filha temos cidadania portuguesa, mas minha esposa não. Neste caso ao chegarmos no posto de imigração, ela pode passar juntamente conosco devido estarmos viajando em família, ou ela terá que entrar na fila dos não europeus? Neste caso ela terá que levar todos as reservas de hotel, passagem de ida evolta, seguro saúde, etc. etc.?
    Sds,
    Álvaro Borja

    ResponderExcluir
  36. Olá Álvaro,

    Vc e a sua filha entrarão na fila de Europeus e a sua esposa na fila de Não Europeus, ela terá que apresentar todas as burocracias que o país exigir sim, porém pede para ela levar a certidão de casamento de vocês, quanto mais prevenido estiverem é melhor.

    Espero ter ajudado!!

    Obrigada pela visita e elogios!!

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  37. Meu marido e meu filho são cidadãos italianos, e na época que fizemos a documentação, fui informada pelo vice-cônsul da Itália que, mesmo não tendo a cidadania, eu obteria o visto de permanência no país assim que entrasse com a família, levando a minha certidão de casamento (que inclusive já foi averbada no consulado). Claro que, para quem vai só passear,é bobagem ir atrás disso. Já viajei várias vezes para a Europa e nunca tive problemas para entrar com meu passaporte brasileiro. Mas para quem pretende morar ou estudar, não custa dar uma consultada no consulado do país de cidadania do cônjuge.

    ResponderExcluir
  38. Ola Luciana, primeiramente parabens pelo Blog.
    Estou dando entrada na minha cidadania portuguesa e pretendo em breve ir para a irlanda e gostaria de tirar uma duvida quanto a qual nivel de ingles vc recomenda pra conseguir se virar? principalmente se nao tiver contrato fechado com nenhuma escola, pq assim teria q fazer varias coisas por conta propria. Tbm ja estou fazendo alguns orçamentos, mas apos ler alguns comentarios nesse post vi que vc tem algumas dicas quanto escola mais barato e se tiver outras dicas quanto a seguro saude e moradia tbm serao bem vindos.. se possivel me passe por email. Desde ja Mto Obrigado!! Franklyn.amorim@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Olá Franklyn,

    Obrigada pela visita e comentário no blog, seja bem-vindo sempre!!
    Quanto ao nível de inglês é importante saber o básico para conseguir se virar nas primeiras semanas, claro que se vc tiver um nível intermediário ou avançado é melhor ainda. Normalmente alguns empregos exigem um nível razoável de inglês, mas há chances de conseguir um emprego mesmo com o nível básico.

    Leia o post indicado abaixo para orientá-lo melhor, pois neste post eu reuni todos os posts que um intercambista precisa saber para morar na Irlanda, leia com calma e caso tenha alguma dúvida não hesite em me contactar.

    http://jornadapelairlanda.blogspot.com/2010/11/perguntas-frequentes-feitas-pelos.html

    Quanto a escola de inglês eu te indico a DCAS College, eu pedi para um representante da escola entrar em contato com vc.

    http://jornadapelairlanda.blogspot.com/2011/10/dcas-dublin-college-advance-of-studies.html

    Um abraço,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  40. Ola Luciana, eu gostaria de iniciar minha vida ai na Europa. Tenho 17 anos e leio varios blogs de brasileiros no exterior, qual é a sua sugestão, que eu me forme aqui no Brasil e depois eu vou morar na Europa? Eu estou pensando em tirar cidadania italiana no futuro.

    ResponderExcluir
  41. Olá!!

    Tudo bem?

    Vc pretende morar na Europa definitivamente ou apenas um intercâmbio de 1 ou 2 anos? Quais são os seus objetivos? Em que país pretende morar?

    É uma decisão difícil, mas eu preferi me formar primeiro antes de ganhar o mundo, apesar da louca ansiedade que eu sentia em partir, até porque morar no exterior requer muito planejamento, pesquisa e uma certa grana para se manter inicialmente.

    Quanto a cidadania Italiana, aconselho a tirar a documentação o quanto antes, as leis para Europeus são muito diferentes e vc poderá ter grandes chances com o passaporte Italiano.

    Agora vivo o dilema se volto ou não para o Brasil, pois depois de se adaptar com qualidade de vida e segurança é bem complicado encarar a realidade brasileira.

    Espero ter ajudado!!

    Att,

    ResponderExcluir
  42. Luciana, eu pretendo morar na Europa definitivamente quando me formar na minha carreira, em relação ao país que vc perguntou meu sonho é morar na Inglaterra, de preferência Londres. Eu não vou tirar cidadania italiana agora pois falta money, e vou pedir para algum profissional achar as documentações pra mim , ou seja só vou poder tirar quando meu pai montar um negócio que não está pronto ainda.

    BTW, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  43. Olá Luciana

    Nems Sei como agradcer as informações que tem postado... penso ir para Irlanda com toda a familia, minha esposa e meu filho de 4 anos já no mês de Set/Outubro, temos dupla cidadania e em principio temos uma poupança de 10000 Euros... conheço alguns países Luxembourg, Holanda Belgica França, Portugal Espanha... mas por causa da lingua e certamente pelo nivle e qualidade de vida pretendemos ir para irlanda... Entretanto e por termos um filho de 4 anos, não queremos aventurar sem ter algumas informações para elm das que tem dado... Com a crise as probabilidades de emprego têm diminuido quer para homens e mulheres mesmo sendo Europeus? o nosso Ingles é médio baixo.. mas eu e aminha Esposa somos licenciados em Sociologia e Relações Públicas repetivamnete... embora a nossa ida para Irlanda em principio é para um ano mas é claro havendo possibilidades por que não ficar por aí duarnte uns anos...


    Miguel e desde já um obrigado antecipado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miguel, tudo bem? Obrigada pela visita e comentátio no blog.

      Então vamos lá, com uma poupança de 10.000,00 euros e sendo econômicos, acredito que este dinheiro pode durar de 6 a 8 meses para toda a família, tendo em vista que um aluguel de um conjugado é em média 500,00 euros mensais, dá para iniciar uma vida na Irlanda.
      Bom que já tem algum conhecimento da Europa, assim vc estará mais preparado para o choque cultural inicial e talvez a adaptação não será tão difícil.
      A Irlanda ainda está em crise, mas não é impossível conseguir um emprego, claro que para isso tem que buscar com garra e determinação, se ficar na internet o dia inteiro vendo o noticiário do Brasil por exemplo ficará mt difícil, tem que buscar mesmo, aqui o networking tb funciona bastante.
      Porém os Europeus tem a vantagem de poder pleitear vagas que os brasileiros não conseguem, pq a empresas exigem o visto permanente. Muitas empresas contratam cidadãos com dupla cidadania que falam um outro idioma, pq tem clientes em todas as partes do mundo, principalmente no Brasil, então é nesta hora que nós entramos. Fique atento aos sites que oferecem empregos multilinguals de Costumer Service, entre eles:
      www.jobs.ie
      www.toplanguagejobs.co.uk

      Para concorrer a estas vagas é exigido fluência no inglês, eu já fiz várias entrevistas e testes, mas ainda não consegui. Então o meu conselho é aceitar o sub-emprego para garantir o sustento, meter as caras nos estudos e então quando tiver amadurecido para isso tentar as ótimas empresas. Algumas empresas famosas mundialmente possuem sede na Irlanda, entre elas Google, HP e Allianz Care.
      Quanto a área de Relações e Públicas e Sociologia na Irlanda, eu não sei te informar como está o mercado de trabalho.

      Espero ter ajudado!!

      Qualquer dúvida é só escrever nos comentários!!

      Desejo sucesso na Irlanda!!

      Att,

      Luciana Sousa

      Excluir
  44. Querido Papai do Céu,
    Obrigado pela vida da Luciana, por este blog e por todos que aqui vêm colaborar com algum tipo de informação.
    Amém!

    ResponderExcluir
  45. Olá, muito obrigada pelo carinho de vcs. Estou à disposição para ajudá-los no que estiver ao meu alcance.

    "Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. Amyr Klink

    Att,
    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  46. Olá Luciana!
    Gostaria de saber se vc pode me ajudar!
    Ja tendo a dupla cidadania e passaporte italianos, preciso ter tb a carteira de identidade italiana para conseguir emprego/moradia nos países da U. Européia?
    Posso sair do Brasil e ir direto para Holanda ou Alemanha ou preciso ir para a Itália primeiro e fazer identidade? Digo isso pois pelo que sei a identidade só pode ser tirada na Itála, mas nao tenho certeza.
    Muito obrigado!
    abçs Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Somente a apresentação do passaporte na imigração é suficiente, eu normalmente uso a identidade para outros fins, por uma questão de identificação mesmo e para evitar ficar andando com o passaporte para cima e para baixo. A identidade dos estrangeiros sejam eles Europeus ou não sempre será o passaporte.

      Att,

      Excluir
  47. ola...estou morando na italia mais quero ir para a irlanda e em seguida para a inglaterra,mais gostaria de saber se preciso apresentar o passaporte junto com a identidade italiana...
    BACCIO...
    TAMARA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Somente a apresentação do passaporte na imigração é suficiente, eu normalmente uso a identidade para outros fins, por uma questão de identificação mesmo e para evitar ficar andando com o passaporte para cima e para baixo.

      Att,

      Excluir
  48. Olá Luciana,

    Enfim, informações relacionadas a quem possue dupla cidadania. No meu caso , possuo a portuguesa e chego em dublin com minha namorada em 25.07.2012.

    Sobre emprego, quais dicas que você pode passar no caso de um cidadão Europeu? Você possui um modelo de CV pra me passar? Estou pensando em contratar aqueles serviços de consultoria em Dublin para elaboração de CV ( eazydublin) mas não sei como funciona e de que forma eles transferem minha experiencia brasileira para um cenário de negócios Europeu.

    Abs, Vinicius- viniace@hotmail.com - caso tenha o modelo e possa passá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinícius,

      A Irlanda ainda está em crise, mas não é impossível conseguir um emprego, claro que para isso tem que buscar com garra e determinação, se ficar na internet o dia inteiro vendo o noticiário do Brasil por exemplo ficará mt difícil, tem que buscar mesmo, aqui o networking tb funciona bastante.
      Porém os Europeus tem a vantagem de poder pleitear vagas que os brasileiros não conseguem, pq a empresas exigem o visto permanente. Muitas empresas contratam cidadãos com dupla cidadania que falam um outro idioma, pq tem clientes em todas as partes do mundo, principalmente no Brasil, então é nesta hora que nós entramos. Fique atento aos sites que oferecem empregos multilinguals de Costumer Service, entre eles:
      www.jobs.ie
      www.toplanguagejobs.co.uk

      Para concorrer a estas vagas é exigido fluência no inglês, eu já fiz várias entrevistas e testes, mas ainda não consegui. Então o meu conselho é aceitar o sub-emprego para garantir o sustento, meter as caras nos estudos e então quando tiver amadurecido para isso tentar as ótimas empresas. Algumas empresas famosas mundialmente possuem sede na Irlanda, entre elas Google, HP e Allianz Care.
      Sobre o modelo de CV Europeu vc pode buscar no Google, porém não necessariamente tem que ser um modelo Europeu, o meu é o modelo normal que usamos no Brasil porém em inglês.

      Espero ter ajudado!!

      Qualquer dúvida é só escrever nos comentários!!

      Desejo sucesso na Irlanda!!

      Att,

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta. Você acha que se eu tentar um processo seletivo em uma empresa grande logo qnd chegar e nao passar pq INGLES FLUENTE é pré req. isto elimina a possibilidade de eu tentar futuramente ( 6 meses depois) a mesma empresa? Eles selecionam novamente ou isso não existe?

      2- Quais doctos são exigidos para que um europeu trabalhe em dublin?
      3- vc tem o endereço destes locais? ( PPS, por exemplo)
      4- Formação academica, vc acha necessário levar pra dublin os diplomas traduzidos- tradução juramentada? ( graduação, pós graduação, etc?)

      Obrigado pela atenção,

      Vinicius

      Excluir
    3. Olá, leia este texto tb: http://jornadapelairlanda.blogspot.com/2010/11/trabalhando-como-estudante.html

      Não há problemas em passar pelo processo seletivo várias vezes, eu tb estou tentando há um tempinho entrar no mercado de trabalho aqui, mas não é fácil mesmo tendo qualificação profissional, eu ainda trabalho em sub-emprego. Eu não trouxe os meus diplomas traduzidos, mas se vc quiser adiantar nunca é demais.
      Sobre os documentos para um emprego registrado é o PPS, Passaporte, Conta bancária e comprovante de residência.

      Desejo boa sorte para vc!!

      Um abraço,

      Excluir
    4. Oi Luciana,

      obrigado pelas respostas. Outra dúvida com relação a utilizacao de plano de saude para europeus:

      Tenho um amigo que comentou que é possível pagar uma pequena anuidade na irlanda e usufruir do plano de saude privado deles, vc sabe como funciona? me parece que é emitido um cartão também!

      Excluir
  49. Recebi este e-mail de um leitor, vou responder aqui nos comentários pq a dúvida dele pode ajudar outros leitores tb.

    Olá, Luciana!

    Encontrei o seu blog pelo Google enquanto eu procurava esclarecer algumas dúvidas por meio de informações relacionadas à nacionalidade europeia e mochilão pela Europa. Acho que você pode tirar essas dúvidas de minha cabeça, por já ter passado por essas experiências. Prefiro entrar em contato com você do que entrar em contato com agências de viagens, advogados e etc. que cobram dinheiro por qualquer duvida pequena.
    Sou brasileiro e estou tirando a minha cidadania portuguesa. No final do ano, irei à Europa viajar para alguns países membros da UE, incluindo Portugal. Irei com um amigo brasileiro que não possui dupla nacionalidade.
    Minhas dúvidas são as seguintes:

    - Devo levar os dois passaportes (brasileiro e português)?
    RESPOSTA: Sim (caso eu esteja errado, me corrija, por favor)
    LUCIANA DIZ: Sim.

    - Para sair e entrar no Brasil, devo apresentar APENAS o meu passaporte brasileiro?
    RESPOSTA: Exato (caso eu esteja errado, me corrija, por favor)
    LUCIANA DIZ: Correto, pq vc não pode ser estrangeiro no seu próprio país, porém se apresentar o passaporte europeu juntamente com o seu RG brasileiro tb é válido, mas fique atento pq a PF implicou comigo e solicitou o passaporte brasileiro tb mesmo eu apresentando o RG brasileiro.

    - Quando eu desembarcar na Europa e durante toda a viagem, devo apresentar o passaporte brasileiro em algum momento ou APENAS o português?
    RESPOSTA: Apenas o português (caso eu esteja errado, me corrija, por favor)
    LUCIANA DIZ: Na Europa esqueça que é brasileiro nas imigrações, mostre sempre o passaporte Europeu.

    - Quando eu sair da Europa para o Brasil, devo mostrar o passaporte brasileiro ou apenas o português?
    RESPOSTA: Para sair da Europa, deve ser mostrado o passaporte português. Quando chegar no Brasil, deve ser mostrado o passaporte brasileiro (caso eu esteja errado, me corrija, por favor)
    LUCIANA DIZ: Exato.
    - Durante a viagem, não importando o país que eu esteja, posso andar apenas com o Cartão do Cidadão (RG português), ou devo carregar o passaporte português comigo?
    RESPOSTA: Enquanto estiver dentro de um país membro da UE, o Cartão Cidadão português é o suficiente para você provar que é um cidadão europeu. O passaporte português pode ficar guardado. (caso eu esteja errado, me corrija, por favor)
    LUCIANA DIZ: Exato, eu tb faço isso.
    - Quando eu me deslocar na Europa, de um país para o outro, devo mostrar o passaporte português ou o Cartão Cidadão já é o suficiente?
    RESPOSTA: No caso de deslocamento de um país da UE para outro da UE, é necessário mostrar o passaporte português (caso eu esteja errado, me corrija, por favor)
    LUCIANA DIZ: Exato.

    - Por eu ser cidadão europeu e estar com um cidadão brasileiro, eles podem facilitar a vida do meu amigo ou não altera em nada? Tenho medo de fazerem aquelas um milhão de perguntas pra ele e eu não estar ao lado dele, por causa das diferentes filas (uma para europeus e outra para outros estrangeiros). Ele não sabe falar direito inglês e o fato de eu não ficar ao lado dele nessas horas me preocupa um pouco. Você tem algumas dicas para eu não precisar me preocupar tanto?
    LUCIANA DIZ: Infelizmente o fato de vc ter passaporte Europeu não vai alterar em nada a vida dele.

    PARABÉNS PELO BLOG! É MUITO INFORMATIVO E UM PRATO CHEIO PRA QUEM QUER CONHECER A IRLANDA!

    Muito obrigado,
    Cássio

    ResponderExcluir
  50. Opa, achei interessantíssimo o blog. Parabéns! Esse post me deu ânimo para fazer um intercâmbio, aprimorar meu inglês na Europa e, quem sabe, voltar para aí (o Velho Continente), em uma segunda ida para estudar, quem sabe trabalhar e, talvez, morar. Tenho também a cidadania portuguesa e, até onde sei, por mais que o agente da PF fale, mesmo sem RG, tu pode entrar no Brasil como português por conta do tratado de igualdade Brasil x Portugal, dae pra frente não sei como funciona, mas meu avô nunca foi procurado pela PF pra questionarem a falta de documentos brasileiros ou seu comércio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada por sua contribuição ao post. Seja bem-vinda!!

      Att,

      Excluir
  51. olá flor!me diz uma coisa..sabe me informar como tiro identidade p minha filha,pois ela nasceu na irlanda,mora atualmente no brasil,tm 7 anos e ainda nao possui identidade!!se der me responda pelo carla_ibanez@hotmail.com.br...por favor..porq at meu advogado esta me enrolando!!!abraçoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente eu não sei, mas aconselho a procurar o consulado irlandês no Brasil, acredito que eles podem te ajudar melhor.

      Att,

      Excluir
  52. oí para todos do blog.eu tenho uma duvida vamos ver si vçs podem me ajudar,levo 15 anos morando na Espanha,tenho a dupla cidadania,mais o meu passorte Brasileiro esta caducado,eu queria saber si eu posso entrar no Brasil i sair sem problema só com o Passaporte Espanhol.porque escutei que o novo(a) presidente Dilma fez mudanças na lei.agradeço a suas respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, tudo bem? Vc tem o RG brasileiro com vc? Se sim não há problemas em apresentar o passaporte espanhol com um documento que comprove a sua nacionalidade brasileira, porém fique atento que sempre tem alguém querendo mostrar serviço e pode tentar te barrar. Eu aconselho a tirar o passaporte brasileiro antes de ir ao Brasil para evitar problemas com a PF, acho mais prudente. Leia os comentários acima para esclarecer melhor a sua dúvida.

      Att,

      Excluir
  53. Boa noite! Sou Brasileiro, tenho Passaporte Português e to querendo ir para Londres estudar inglês e trabalhar! Preciso ir ao Consulado aqui no RJ ou posso simplesmente comprar as passagens e partir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, basta comprar as passagens e seguir viagem!! Leia os comentários acima para esclarecer melhor as suas dúvidas.

      Att,

      Excluir
  54. oí Luciana eu estou bem,i vç?obrigado por responder.eu tenho o Rg mais tambem esta caducado,eu estou olhando no consulado Brasilerio para renovar mais com todo o respeito,eu acho un absurdo o preço que o consulado Brasileiro esta cobrando só para renovar um passaporte 80euros mais taxas,i como somos 4 na familia(a esposa,2 filhas,todas com passaporte espanhol)vamos pro Brasil em Junho,i naum estou disposto a gastar mais de 400euros,muito obrigado por a sua ajuda Luciana,i obrigado a todos do site.Tchau gente

    ResponderExcluir
  55. Oi Luciana,

    obrigado pelas respostas. Outra dúvida com relação a utilizacao de plano de saude para europeus:

    Tenho um amigo que comentou que é possível pagar uma pequena anuidade na irlanda e usufruir do plano de saude privado deles, vc sabe como funciona? me parece que é emitido um cartão também!

    ResponderExcluir
  56. Olá guria, Parabéns pelo blog... me diz uma coisa se vc souber que tá me tirando o sono...

    Tenho dupla nacionalidade... brasileira/portuguesa com passaporte portugues e estou querendo ir para Os Estados Unidos de férias, sabe me dizer se preciso de visto? Ou é como os portugueses que são isentos?

    Agradeceria muito a resposta...

    Vc já foi para os Estados unidos com passaporte europeu?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente eu não sei te informar com certeza, mas eu acho que é preciso visto sim, a diferença é que será mais fácil conseguir, mas aconselho a verificar no Consulado dos USA.

      Att,

      Excluir
  57. OI LUCIANA BLZ.
    BEM PARABENS PELO BLOG, ISSO AJUDA MUITO TIRAR AS DUVIDAS DE NÓS, QUE UM DIA PRETENDEMOS AVENTURAR FORA DO BRASIL, NÃO É ?
    É O SEGUINTE: NÃO CONHEÇO NINGUEM AI, TO QUERENDO IR PRA INGLATERRA, TENHO
    DUPLA CIDADANIA- ITALIANA. ME RESPONDA UMA COISA: TÁ REALMENTE FEIA A COISA
    AI NA EUROPA, OU EU TENDO ESSE PASSAPORTE FICA MAIS FACIL ARRUMAR EMPREGO.
    NÃO FAÇO QUESTÃO NO TIPO DE EMPREGO,AFINAL DE CONTAS O QUE IMPORTA É ESTAR
    TRABALHANDO. MEU INGLES É BÁSICO ,VC ACHA QUE VOU PELEZAR ?
    É ISSO, FICO NO AGUARDO DE SUA RESPOSTA E BOA SORTE PRA NÓS, ABRAÇOS
    ROGERIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério, basta comprar as passagens e seguir viagem!! Leia os comentários acima para esclarecer melhor as suas dúvidas.

      Att,

      Excluir
  58. E PARA O CANADÁ? TENHO QUE PREENCHER ALGUM DOCUMENTO?OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu não sei te informar, mas se souber de algo me avise por favor pq eu tb tenho vontade de ir para o Canadá.
      Eu já dei uma pesquisada por alto e soube que é preciso visto sim porém com menos burocracia.

      Att,

      Excluir
    2. Chego ao Canadá dia 12 Novembro. Se precisares f algo podes enviar email

      Excluir
    3. Ola Luciana. Parabéns pelo blogue.vou para o canada dia 12 d Novembro. Se precisares de algo diz.beijinho

      Excluir
    4. Para entrar no Canadá com o passaporte europeu, não precisa visto. Sai do Brasil com passaporte brasileiro e entra no Canadá com o europeu, sem visto. Fui com meu marido em novembro de 2013 e foi tranquilo. A quem perguntou para os EUA, com passaporte europeu é só preencher o formulário ESTA pelo site http://www.esta.us/portugues.html . Não precisa visto. abs

      Excluir
  59. Oi Luciana, muito massa o blog!
    Sou Marcela, do Recife, e vou estudar na espanha numa faculdade (intercâmbio) como ja tinha dado entrada no consulado português daqui para obter minha dupla cidadania portuguesa ( ja que meus avós eram dai)... ao receber a carta de aceitaçao da faculdade na espanha, fui no consulado portugues e pedi pra eles aceleraram o processo pra sair logo a minha cidadania portuguesa.
    ELes disseram então que em 1 semana saia, e que ao sair ( imagino eu que primeiro sai tipo uma certidão de nascimento?) ai eu pego esse papel, que comprova que tenha a dupla cidadania, e ao ir pra europa, passasse em Lisboa pra tirar minha identidade e passaporte lá ( já que eles tiram muito mais rápido).
    Então, perguntei ao cônsul: mas eu posso entrar em lisboa ou qq outro pais da UE sem o passaporte europeu, apenas com esse papel de cidadania? e ele:( respondendo bem irônico) é claro, coloque dentro do seu passaporte brasileiro, eles nao poderão falar nada.

    Sò que estou insegura com issso. Você saberia me responder se faz sentido isso? eu iria pra fila dos europeus então?

    Brigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela, o processo para tirar a documentação é muito mais rápido em Portugal, não há problema em entrar apenas com a certidão de nascimento Portuguesa lá, porém quanto a Espanha eu não posso garantir, tendo em vista que trata-se de outro país.
      Acho que "sem o passaporte Europeu" vc teria que enfrentar a fila normal e lá mostrar a sua documentação.

      Att,

      Excluir
  60. Oi luciana, obrigada pela sua rápida resposta. ENtão, seria melhor ir direto a lisboa, e depois de tirar meu BI e Passaporte, iria pra espanha. Então reforçando...Você acha que eles nao "Implicarão" em termos de visto, se eu mostrar minha certidão de nascimento, ne?

    brigada, e sinto-me mais aliviada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, em Portugal não há problema algum em entrar com ou sem certidão de nascimento Portuguesa, pois existe um acordo de entrada livre entre Brasil e Portugal, tendo em vista que ambos falam a mesma língua e somos meio que "filhos" deles, principalmente agora por causa da crise muitos Portugueses estão vindo pra cá tentar a vida.
      Fique tranquila mesmo!!

      Att,

      Excluir
  61. Olá Luciana! Adorei seu blog, vc ajuda muito postando suas dicas e experiência.
    Bom, meu marido é filho de português e estou pesquisando para dar entrada no pedido da dupla cidadania. Pergunto: qual é o melhor caminho? Fazer tudo pelo consulado ou encontrar alguém que esteja em
    Portugal que faça isso? Tem alguma dica? Obrigada!

    ResponderExcluir
  62. bonjour Luciana! A riqueza é definida com Bens, $ e Ouro. porém a sua riqueza ninguém pode roubar é escrita e compartilhada '''parabéns por dedicar seu tempo conosco'''
    minha duvida é estou tirando dupla cidadania Portuguesa, sou Noivo e antes de casar queria morar na frança durante 1 ano com minha noiva existe a possibilidade de obter o visto de permanecia pra nós ? ou preciso casar primeiro com ela ? A minha preocupação é com ela que tem passaporte Brasileiro.
    Desde de já agradeço vossa atenção!
    Rafael Guerra

    ResponderExcluir
  63. oiiii lindinha adoreiii .. vc e superrrrr!! parabens pela sua gentileza..tambem tenho dupla cidadinansa... italiana..e lendo seu blog..tirei muitas duvidas...obrg..um grande beijo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é um grande prazer poder ajudá-los!!

      Att,

      Excluir
  64. Oi luciana, mais uma perguntinha, juro que é a última:
    COmo havia te dito, consegui a dupla cidadania portuguesa, porém só estou com minha certidão de nascimento e vou estudar na Espanha, indo primeiro pra lisboa pra tirar identidade e passaporte la.
    Como ainda não tenho a identidade e passaporte, pra entrar em Portugal, tenho que ter o seguro saude, pra mostrar pra eles, no aeroporto? sinceramente preferia nao tirar porque estou contando as moedas pra ir morar na espanha, então seria mais um gasto.

    Brigada,

    Marcela

    ResponderExcluir
  65. Olá, quanto ao plano de saúde, os europeus não precisam de plano para entrar nos países da Europa, eu não fiz, porém te aconselho a fazer, porque na Irlanda uma consulta médica custa 50,00 Euros, até mesmo para os Irishs, o sistema de saúde na Europa não é tão bom quanto imaginamos, então se você tem um plano de saúde, este valor será ressarcido pelo plano de saúde, nunca sabemos quando iremos precisar. Até mesmo para comprar um remédio é necessário receita médica, te aconselho também a levar todos os tipos de remédios possíveis.
    Pensa nisso ou simplesmente arrisque ficando descoberta lá, num país estranho e longe da sua família!! É uma economia que não vale à pena na minha opinião.
    Eu viajei para Amsterdam, lá uma das minhas amigas passou mal e foi preciso chamar um médico, que cobrou 100,00 Euros a consulta, mas ela tinha plano de saúde.

    Att,

    ResponderExcluir
  66. ola ,,,tudo bem luciana >?
    gostei muito por sua confianca
    a dispor de vosso conhecimentos a
    tantos , necessitados de informacoes valiosas
    mais vai ai uma de minha parte , tirei minha cidadania
    italiana a um mes,,,so que no periodo de transite ,,processo
    consular me casei..coloquei o documento ,,a servicos consular
    ,terei problema e quanto tempo leva pra eles me liberar para tirar o meu passaporte UE,,,obrigada gallsmarks123@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpa mas não sei informar. Aconselho a procurar o Consulado Italiano para maiores esclarecimentos.

      Att,

      Excluir
  67. ola lu... {ja pedindo desculpa pela intimidade, mais sabe como e ne?..mania de carioca ..rsrsrsrs.} bom lu meu caso: vou me casar com um polones nao pretendemos viver na polonia mais se caso for preciso ...nesse caso como fica a minha situaçao .....pesquisei e sei que para trabalhar por la so depois de 3 anos morando no pais .. na boa!.. nao pretendo mais preciso ir me conformando rrsrsrsr...!!! sou brasileira [graças A DEUS}..E ELE POLONES nao fala uma palavra de portugues e estou tentando me preparar para caso ele nao consiga se estabelecer por aqui beijos e obriada..obs a polonia e um dos paises mais frio da europa poderia eu viver em um outro,nao tao frio na europa?{ se eque exite} bjs obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sempre aconselho a procurar o consulado do país para maiores detalhes dos direitos de cidadão, eu tenho algum conhecimento da cidadania Portuguesa apenas.
      Quanto a viver em um país menos frio na Europa é bem complicado, mas parece que os países com frio mais ameno são Espanha, Portugal e Itália, não tenho certeza. Indico uma busca bem detalhada no Google.

      Att,

      Excluir
  68. Oi, tudo bem? eu tenho a dupla nacionalidade Italiana em mãos há 3 anos! ja joguei futebol na Hungria e Austria também! hoje eu estou no Brasil trabalhando. Gostaria de saber se é MUITO mais fácil conseguir emprego em países cujo a lingua inglesa é a anfitriã, e se o custos são mais baixos?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não entendi bem a sua pergunta. Como sabe, a Europa está em crise, até os Europeus estão com dificuldade de conseguir emprego. Mas enfim... isso é mt relativo, envolve sorte, disposição para procurar, determinação e etc...

      Desejo boa sorte!

      Att,

      Excluir
  69. Olá , parabéns pelo blog, muito interessante.
    Tenho uma dúvida.
    Possuo dupla cidadania portuguesa também.

    Gostaria de fazer intercambio em janeiro de 2014 que é quando me formo em engenharia, porém ao consultar os preços intercambio com tudo incluso: casa de familia, alimentação, escola, plano de saúde o valor para isso tudo mesmo com minha dupla cidadania é de R$25.000,00.

    Gostaria de saber se com minha dupla cidadania,se eu desejar viajar para europa e lá matricular-se na escola, arrumar um local para morar, irei economizar muito mais que esses 25 mil ou o custo será aproximado?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  70. olá, muito interessante o seu blog.
    vamos lá! eu sou filha de belga e tenho dupla nacionalidade desde criança, passaporte tudo certinho, na realidade fui pra la somente em 96 hoje tenho 31 anos. Meu pai sempre recebeu "reembolsos" digamos assim, de todos os gastos aqui no Brasil relativos a ensino, moradia, alimentar etc... a algum tempo não seu o motivo esse beneficio acabou ele não falou porque. Pois bem, tentei pesquisar mas não consegui achar se eu como cidadã belga tenho algum direito a receber aqui no Brasil ajuda com a faculdade que vou cursar, algum reembolso pelos meus gastos educacionais ou outros também. Agradeceria demais se pudesse me ajudar com essa dúvida. Desde já agradeço. Bjs.

    ResponderExcluir
  71. Olá,
    Meu bisavô era Português..como faço para obter o Passaporte Europeu??
    Esou seguindo seu Blog.
    Te convido a conhecer o meu..bjo
    http://barnabelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  72. Olá Luciana,
    Belo post, me ajudou a tirar algumas duvidas, queria te perguntar sobre como que funciona o intercambio entre as faculdades,possuo dupla nacionalidade brasileira/portuguesa, você me aconselharia, no momento em que eu começar a iniciar com a papelada,no Brasil, já apresentar que possuo este PODEROSO documento,e enviar em anexo....DETALHE,é mais uma duvida minha, se eu teria alguma vantagem sobre os candidatos em relação a universidade receptora, vendo que eu sou europeu,nos editais da faculdade do Brasil, não cita em nenhum momento,caso alguém possua este documento e se teria algum beneficio com isso.O meu interesse,como mencionado nos argumentos anteriores,como você deve saber que com o programa ciências sem fronteiras,através de bolsas, você consegue permanecer ae, no máximo 1 ano,mais eu tava querendo ficar no máximo 2 anos, assim que acabar a minha BOLSA de 1 ano,com este DOCUMENTO, é possível estender esse prazo????

    Luciana, me adiciona ae no hotmail,felipe_isfonseca@hotmail.com, pois, se possível,tava querendo tirar mais algumas dúvidas em particular com você.

    ATÉ E OBRIGADO

    ResponderExcluir
  73. Olá Luciana!
    Adorei o seu blog, muito incrives suas respostas.
    Gostaria que você me tirasse algumas dúvidas quanto ao processo de naturalização européia, no meu caso portuguesa.
    Qual o grau de parentesco exigido? Apenas ter um sobrenome de origem portuguesa seria necessário?
    Muito Obrigada e um bom dia!!!

    ResponderExcluir
  74. Olá Luciana, eu tenho descendência portuguesa, eu posso ir morar na Inglaterra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se tiver o passaporte europeu sim.

      Att,

      Excluir
  75. Sendo europeu, posso comprar somente de ida ao Brasil?

    ResponderExcluir
  76. oi,

    sou português estudante em São Paulo se alguém estiver a fim de obter a cidadania portuguesa e por conseguinte o passaporte vermelho é só entrar em contato.

    o meu e-mail: diguidas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Priscilla Wada Tokunaga22 de maio de 2013 11:45

    oi Luciana,
    meu filho tem cidadania portuguesa e ele quer fazer Relacões Internacionais na Inglaterra, mas não sabemos quais providencias tomar, ele também gostaria de fazer a faculdade no Canadá, é o mesmo problema, não sabemos qual o processo ser realizado. Gostaria muito de uma luz. Obrigada

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  79. Olá,

    Gostaria de tirar uma dúvida por gentileza.
    Sou brasileira mas fiquei sabendo que posso tirar a cidadania Italiana. Se eu fizer isso, conseguirei entrar nos Estados Unidos sem visto?

    Peço desculpas por perguntar isso a ti, mas gostaria muito dessa ajuda, se for possível.

    Muito obrigada.

    (Tentei enviar antes essa mesma pergunta, mas não sei se deu certo e por isso escrevi de novo então peço desculpas se foi duas vezes. rs )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, basta preencher um formulário no site do consulado dos USA, mas veja bem o visto é apenas de turista, não terá os mesmos direitos que na Europa, como trabalhar por exemplo.

      https://esta.cbp.dhs.gov/esta/application.html?execution=e1s1

      Att,

      Excluir
  80. Oi adoro seu blog pode tirar minha duvida? , entrando com passaporte europeu em Londres , eles pedem alguma identidade tambem ? Porque só tenho identidade brasileira . pedem mais algum documento? tenho cidadania europeia , e passaporte europeu, brigada bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eles não pedem nenhum documento para quem tem passaporte europeu.

      Att,

      Excluir
  81. ola parabens pelo seu blog muito bom, queria tirar uma duvida , cvou para londres e sou cidada europeia, li que ele so pedem o passaporte qdo vc chega , sabe me dizer se eles pedem a passagem tambem ? querem olhar a passagem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eles não pedem nenhum documento para quem tem passaporte europeu.

      Att,

      Excluir
  82. olà luciana,
    vc sabe se é possivel sair do brasil apresentando o passaporte europeu e o rg brasileiro?? fiz isso o ano passado e nao tive problema nenhum mas como as regras mudam sempre gostaria de saber se isso ainda esta valendo. viajo semana que vem! abraços, cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, depende da PF que você pegar, eu fiz isso e fui chamada atenção, a sorte que estava com meu passaporte brasileiro em mãos. Mas há quem faça e não tem problemas, na dúvida é melhor ter os dois passaportes sempre.

      Att,

      Excluir
  83. Lu,
    Li acima que seria melhor sair do Br com passaporte brasileiro, mas e qto ao visto? (não entendo nada disso). Estou providenciando minha nacionalidade portuguesa, mas estou achando meio difícil. Vc utilizou despachante/advogado? poderia indicar? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu tirei minha cidadania em Portugal. Procure um consulado português para maiores informações.

      Att,

      Excluir
  84. Olá Luciana, tudo bem?
    Depois de longos anos eu consegui minha dupla cidadania de espanhol e gostaria de saber, se você estivesse no Brasil, que curso você faria, graduação ou pós-graduação, para aproveitar essa vantagem do documento europeu. muito grato
    Sergio

    ResponderExcluir
  85. Oi Luciana !!!
    Quero morar na Inglaterra Meu Bisavo era Ingles Eu tenho direito a dupla cidadania?
    Nasci no Brasil Rio de Janeiro Niteroi.
    Quero levar 3 filhos menores Qnto custa p dar entrada nos papéis p ser cidadã Inglesa?
    Onde ir?
    Vc tem um telefone p eu me informar?
    Meus filhos tem direito a dupla cidadania Tbem?
    Queremos trabalhar e estudar .
    Quero viver feliz.
    Me ajuda Por favor
    Obrigada
    Tania Short
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente não tenho informações de outras cidadanias européias, procure o consulado Inglês.

      Att,

      Excluir
  86. Ola Luciana!!!
    Me chamo Juliana sou Brasileira e noiva de um português
    Por duas vezes fui a Portugal para podermos casar mais é muita burocracia e acabei voltando para o Brasil, agora estou tentando fazer minha dupla nacionalidade pois meus bisavos eram portugueses mais nao sei nem por onde começar, moro em Joinville -SC se vc puder me dar uma ajuda agradeceria, eu passei três meses em Paris e Portugal e realmente os Brasileiro são muito mau visto...como foi dito isso precisa mudar pois não somos assim....Bjos que Deus ilumine a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem que entrar em contato com o consulado português para maiores esclarecimentos. Segue o link dos consulados de Portugal no Brasil: http://www.consulados.com.br/portugal/

      Att,

      Excluir
  87. Parabéns pelo Blog, muito inteligente e bem formatado. Tenho dupla cidadania (Português e Brasileiro) Sabes de algum banco Português que poderia abrir uma conta a partir do Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente não conheço. Obrigada pelos elogios!

      Att,

      Excluir
  88. Gostei muito do seublog, esclareceu muitas de minhas duvidas, porem ainda tenho algumas que gostaria que esclarecesse.
    Sou de Sp e tenho nacionalidade portuguesa, meu receio e qto a moradia e curso. Aqui em SP podemos fechar o curso em varias escolas onde ta fechado duas semanas de estadia, mas como farei depois, é fácil para achar moradia? E o curso, é melhor fechar por um mes e qdo chegar procurar um curso de 5 meses,?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na Irlanda é tranquilo conseguir moradia, até os albergues tem um preço bem acessível inicialmente, foi o que eu fiz quando cheguei lá.

      Att,

      Excluir
  89. Olá,tambem adoreeei seu Blog.Mas tenho uma dúvida que não encontrei em seu post.Tenho cidadania europeia e sou casada com Brasileiro aqui mesmo no Brasil.Estamos querendo ir para morar na Europa.Eu consigo cidadania pra ele tambem? Me disseram que não,mas mesmo eu tendo cidadania e nos sermos casados ele tem alguma vantagem? Aguardo sua resposta.Obrigada. Ingrid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pela cidadania Portuguesa sim, se for outra procure o consulado para maiores esclarecimentos.

      Att,

      Excluir
  90. Prezada,

    Parabéns pelo BLOG. Uma dúvida: Minha esposa e filhos (menores) tem passaporte italiano. Ao entrar nos EUA eu poderia acompanhá-los na fila de "oriundos da Europa" mesmo eu estando com Passaporte Brasileiro e visto? Ou eu teria que seguir numa fila "outros países?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente não, existe fila específica para EUROPEUS.

      Att,

      Excluir
  91. Tenho cidadania europeia(Portuguesa) e gostaria de trabalhar na Alemanha, será que há restrições maiores nesse pais no meu caso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, segue trecho do texto:

      "...Possibilidade de morar, estudar e trabalhar sem ter a necessidade de vistos especiais ou tempo de permanência determinado..."

      Att,

      Excluir
  92. Olá Luciana,

    Tudo bem?
    Andei pesquisando vários blogs na internet até encontrar o seu e que posso dizer que foi o melhor post para tirar minhas dúvidas. Eu tenho o passaporte europeu e estou programando minha viagem para Dublin para fazer o curso de inglês e fui até uma agência de intercâmbio para conhecer os serviços que eles oferecem e os valores. A partir de alguns comentários fiquei sabendo que com o passaporte seria melhor eu adquirir o curso diretamente em alguma escola de Dublin que eu conseguiria preços melhores, como você disse em comentários anteriores. Gostaria de saber se você consegue me passar mais algumas informações de como posso fazer isso, qual a melhor escola, melhores preços....enfim, o que você puder me passar de informações. Segue o meu e-mail: ennutri@gmail.com
    Espero que possa me ajudar.
    Desde já agradeço.
    Eric Naegeli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é possível conseguir melhores preços diretamente em Dublin, há inúmeras escolas em Dublin à disposição para esclarecer suas dúvidas, o ideal é pessoalmente. Leia os posts:

      http://jornadapelairlanda.blogspot.com.br/2010/11/perguntas-frequentes-feitas-pelos.html

      http://jornadapelairlanda.blogspot.com.br/2012/03/intercambio-na-irlanda-preciso-de-uma.html

      Att,

      Excluir
  93. Oi,

    Preciso saber se há a possibilidade de tirar o visto na Irlanda para um casal e filha de 5 anos, que pretendem estudar por 1 ano la, e quais os procedimentos e requisitos ?

    Gostaria de saber o quanto antes pois é URGENTE!

    Grata desde ja,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, entendo que precisa de uma informação urgente, porém aconselho a ter um certo planejamento para tal decisão, principalmente envolvendo uma criança de 5 anos. Bom, não sei como funciona o visto para criança, acredito não ser possível, pois os vistos são específicos para estudantes. Em todo caso este post poderá ajudá-lo: http://jornadapelairlanda.blogspot.com.br/2010/11/perguntas-frequentes-feitas-pelos.html

      Boa sorte!

      Att,

      Excluir
  94. Olá Luciana,

    seu blog tem muitas informações importantes e gosto da maneira como você responde as dúvidas. Tenho cidadania portuguesa, e como você disse podemos comprar cursos com valores diferenciados. Você poderia me passar o nome de alguma escola que possui um curso com menor valor para cidadão europeu. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é possível conseguir melhores preços diretamente em Dublin, há inúmeras escolas em Dublin à disposição para esclarecer suas dúvidas, o ideal é pessoalmente ou envie e-mail para as escolas e pergunte sobre os preços diferenciados para europeus. Leia os posts:

      http://jornadapelairlanda.blogspot.com.br/2010/11/perguntas-frequentes-feitas-pelos.html

      http://jornadapelairlanda.blogspot.com.br/2012/03/intercambio-na-irlanda-preciso-de-uma.html

      Att,

      Excluir
  95. Luciana, tenho passaporte italiano e irei para londres em junho. Se eu comprar passagem somente de ida conseguirei entrar sem problemas ou correrei risco de deportação?

    Obrigado!

    bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo com o passaporte italiano vc nao precisa de passagem de volta.. mas vale lembrar q a passagem comprada com volta.. sai mais barata do q somente ida..

      e nao vc nao tera problema com a imigracao.. é so entrar pela fila de europeu e pronto.. eles vao passar seu passaporte por um leitor.. e pronto..

      lembre-se de qndo estiver na inglaterra procure um home office e peca o seu National Insurance Numbercard.. vc vai precisar dele para conseguir um trabalho..

      Excluir
  96. Olá, meu nome é Milena e eu tenho cidadania italiana e eu to querendo fazer facul no Reino Unido, o problema é que é um pouco caro e, apesar de não ser aluna ruim, estou longe de ser excelente. Eu sei que as chances de eu conseguir uma bolsa são pequenas por isso eu queria saber se eu consigo um student loan (vejo o tempo todo em filmes mas não sei tudo direitinho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milena, infelizmente eu não sei te informar. Boa sorte na busca! Lembre-se: Se é seu sonho... não desista dele!

      Att,

      Excluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...