Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Curiosidades sobre a Irlanda

"Você já pensou em ir para a Irlanda? Já se perguntou um pouco sobre este país que de uns tempos para cá começou a receber cada vez mais atenção em termos de intercâmbio e turismo? Vou contar algumas curiosidades interessantes sobre esta Ilha.

Saiba que a Irlanda é a terceira maior ilha da Europa. Também conhecida como Ilha Esmeralda. Isto se deve ao fato de ela ser muito verde por causa das chuvas. Ela é também famosa por seus lindos campos, belos chalés e paisagens perfeitas. Enfim, uma ilha extremamente linda!

Em se tratando de língua, é bom saber que a Irlanda tem duas línguas oficiais: o inglês e o gaélico (também chamado de “Irish”). Poucas pessoas falam gaélico corretamente, mas todos são obrigados a estudar esta língua na escola, muitos nomes aqui são bem dificeis de pronunciar.

Na Irlanda, os motoristas também dirigem do lado direito do veículo e do lado esquerdo da rua. Ou seja, o mesmo padrão que na Inglaterra. E totalmente ao contrário para nós! Eu ainda não me adaptei com isso, sempre abro a porta ao contrário.

Se você um dia for à Irlanda não se assuste se for ao supermercado e não tiver uma pessoa no caixa para atendê-lo. Em alguns supermercados as máquinas substituíram as pessoas. Portanto, é comum encontrar caixas self-service, nos quais o cliente mesmo passa as compras, coloca o dinheiro, pega a nota fiscal e o troco, empacota tudo e vai embora e da mesma forma no posto de gasolina.
Ahh... as bolsas nos mercardos são cobradas, cerca de £0,35 cada uma, ou seja, sempre que for ao mercado tem que lembrar de levar sacola.

A próxima curiosidade parece mentira, mas não é! Na Irlanda não tem cobras, você jamais vai encontrar esse réptil por lá. Diz a lenda que Saint Patrick, padroeiro do país, expulsou todas as cobras da ilha e elas nunca mais voltaram.
Por falar em Saint Patrick todo dia 17 de março é o dia dele e a Irlanda fica em festa por causa disso.

A Irlanda possui um monte de gente famosa internacionalmente. Alguns destes são: Pierce Brosnan, Colin Farrell, Enya, Damien Rice, U2, The Cranberries, The Corrs, Westlife, Samuel Beckett, James Joyce, Oscar Wilde e ainda outros.

Uma coisa legal de saber é que por lá não existe conta de água para residências e a água da torneira é potável... isso mesmo, bebemos água da bica, aqui nao tem filtro. Isto significa que você vai tomar banho e não vai pagar pela água. Mas não é por isso que deve desperdiçar esse bem precioso. Na Irlanda, somente as empresas pagam pelo fornecimento do recurso.

No café da manhã os irlandeses costumam comer um tipo de feijão que vem enlatado com molho de tomate e tem gosto levemente adocicado.

Vale lembrar que as diferenças culturais são uma grande riqueza e conhecer mais sobre elas traz sempre algo positivo. Tem curiosidades bem interessantes também no jeito como eles usam a língua por aqui.

Quanto à religião, 86,8% se consideram católicos e o restante é da igreja da Irlanda, além de adeptos do judaísmo e do protestantismo.

Independência do Reino Unido: Em 24 de abril de 1916 e reconhecida em 6 de dezembro de 1922.

Entrada na União Européia: 1° de janeiro de 1973.

Moeda: euro.

Abaixo, uma lista de coisas que resumem esse meu tempo aqui em Dublin:

-> A maioria dos irlandeses tem tatuagens;
-> Aqui tem axé, pagode e funk nas festas brasileiras;
-> A maioria das mulheres daqui tem filhos ou estão grávidas;
-> Aqui chove menos que em São Paulo;
-> Inglês-Inglês/Americano/Australiano e Inglês-Irlandês são línguas diferentes;
-> Se você andar cinco minutos na O'Connell, ouvirá vários idiomas diferentes;
-> Anda-se MUITO por aqui;
-> Sorvete é MUITO barato, acho que por causa do frio;
-> Sabendo como e onde gastar, o custo de vida aqui não é tão alto;
-> Se o mundo é pequeno, Dublin é microscópica!"

3 comentários:

  1. Gostei de saber q não há cobras (odeio esse bicho), e que não há conta de água. Estava pensando em ir para a Austrália, mas lá o banho tem q ser só de 5min. Não q eu demore muito, mas esse controle me incomoda, pois as vezes gosto de tomar 2 ou 3 banhos por dia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fábio!!

    Eu tb adorei saber que aqui não tem cobras... imagina passear em meio a tanto verde e dar de cara com uma cobra.
    No domingo eu vou passear num lugar mt legal, chamado Montanhas de Wiclow, aguarde o novo post.

    Quanto ao banho, não há nada melhor do que um banho demorado depois de um dia de trabalho e estudos. Aqui na Irlanda a maioria das casas tem banheira, então é uma delícia. No apartamento que eu morava antes de vir para Portarlington, tinha um problema no aquecimento da água, ás vezes na metade de banho e água acabava e ainda nem tinha tirado todo o condicionador... e ai tinha que terminar o banho com água fria!! Isso mesmo!!

    Seja bem-vindo ao blog Jornada pela Irlanda!!

    Atenciosamente,
    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  3. Legal o blog, estou sempre de olho!

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...