Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Perguntas Frequentes sobre a Irlanda!!

Olá pessoal, este post foi um dos primeiros do blog, então eu resolvi editá-lo acrescentando algumas informações para orientá-los no planejamento, de acordo com os e-mails e comentários que recebo dos leitores. Leiam atentamente as perguntas e respostas e cliquem nos links para serem direcionados a outros posts do blog que são de interesse dos futuros intercambistas. Qualquer dúvida deixem comentários neste post que eu responderei assim que possível!! (Última atualização: 03/01/2017)


Perguntas frequentes feitas pelos oficiais de imigração:

What's the purpose of your visit? Qual é o proprósito da sua viagem?

How long are you going to stay in Ireland? Quanto tempo você vai permanecer na Irlanda?

How much money have you got on you? Quanto (em dinheiro) você traz consigo?

Where are you staying? Onde você vai ficar (morar)?

Do you have a letter from your school? Você tem uma carta da sua escola?

What's the course duration? Qual é a duração do seu curso?

Do you have return tickets? Can I see it? Você tem ticket de volta ao Brasil? Posso vê-lo?

Do you intend to work here? Você pretende trabalhar aqui?


Fonte: Brasileire

Quanto dinheiro preciso levar de reserva para me garantir nos primeiros meses?
Você precisa ter 3.000,00 euros para começar uma nova vida na Irlanda, com este dinheiro você poderá se garantir por uns meses, o tempo suficiente para se adaptar à nova cultura, aprender o inglês básico, arrumar um emprego e viver o seu sonho!!
Para quem fuma, um pacote de cigarro custa em torno de 8,00 euros e uma pint de cerveja entre 4,00 euros e 6,50 euros, são gastos supérfluos que devem ser levados em conta.
Antigamente o aluno tinha que apresentar ao oficial de imigração, no aeroporto da Irlanda, a quantia mínima de €1.000,00 para o visto, mas este valor aumentou para €3.000,00 em 2011. 

Quais são os documentos que preciso para entrar legalmente na Irlanda?
* Carta de matrícula da escola que comprovará que você realmente está indo para estudar inglês.
* Passaporte válido por no mínimo 6 meses
* Seguro de saúde privado ou governamental
* Comprovante de onde ficará hospedado
* 3.000,00 euros comprovados em um banco irlandês

Em caso de dúvida, o agente do Serviço de Imigração deverá ligar para a escola. Ou seja, procure conversar o mínimo indispensável com o agente da Imigração e responder só o que lhe for perguntado! Deixe que a escola resolva qualquer eventual dúvida por você. Por problemas de comunicação, sem querer você poderia estar dizendo algo que comprometa a sua entrada. Acima de tudo, procure não demonstrar ansiedade, o que pode gerar suspeitas.


Qual visto eu terei quando entrar na Irlanda?
O Serviço de Imigração lhe concederá um visto válido por alguns dias, tempo suficiente para que você se apresente a escola e abra uma conta poupança no correio ou conta corrente em um Banco (a própria escola informará onde fazer isso, bem como facilitará a abertura da conta). Em seguida, a escola enviará outra carta ao Serviço de Imigração para que você possa ir até lá e requerer um visto válido pelo tempo que durar o seu curso. Com esse visto, você já poderá dar entrada no pedido de seu “PPS Number” (Personal Public Service Number), que é o número de cadastro para pagamento de impostos, entre outras coisas. Depois disso, você já poderá se inscrever para trabalhar legalmente no país. Essa segunda parte do processo pode ser feita em um dia ou, no máximo, dois.


Se eu pagar a escola, o visto é garantido?
Não, apesar dos brasileiros não precisarem pedir o visto antecipado, ninguém pode garantir visto na Irlanda ou em qualquer outro País do mundo, pois os órgãos de Imigração são soberanos. 
É preciso estar atento se a escola que vai estudar é reconhecida pelo Departamento de Educação da Irlanda e se consta no Acels (site oficial do governo Irlandês das escolas reconhecidas), pois caso contrário poderá ter o seu visto negado.


Por quanto tempo poderei renovar meu visto de estudante?
De acordo com a Lei, em cursos de idiomas o aluno poderá ter visto de estudante por um período de 8 meses, podendo renovar mais 2 vezes. No entanto, poderá ser concedido por um período superior, se provar que está evoluindo em seu aprendizado, mas que necessita de um pouco mais de tempo para avançar para um nível mais elevado, pois tem o objetivo de entrar em uma faculdade na Europa ou mesmo porque tem proposta de emprego que necessita conhecimento mais elevado da língua Inglesa.


Como funciona o sistema de Visto na Irlanda? Tenho que pedir antecipado?
O Brasil tem um acordo com países da Comunidade Européia no qual os brasileiros não precisam pedir visto antecipado. Porém, não poderá ser solicitado à mudança de visto de turista para estudante. Ao chegar no aeroporto deve informar ao oficial de imigração que o seu objetivo no país é estudar.
Com os documentos necessários em mãos e uma boa quantia de euros no bolso (Não serve cartão de crédito), você se apresentará à Imigração do aeroporto com um “Belo Sorriso” no rosto e dirá “I am Student”, e receberá um visto provisório de 30 dias.
No primeiro dia de aula, você deverá fazer o teste de nivelamento para saber qual é o seu nível de inglês. Depois disso, deverá abrir uma conta em uma agência do Banco, depositando no mínimo 3.000,00 euros, que será apresentado no momento de pegar seu visto definitivo de estudante, uma vez que o carimbo que recebe no aeroporto é provisório. Lembre-se que terá que pegar uma carta da escola para finalidade específica de abertura desta conta e que só poderá resgatar este dinheiro depois que receber o visto definitivo, o que poderá demorar alguns dias.
Depois da apresentação do aluno, a escola enviará uma carta ao Immigration Office (o que normalmente é feito todas as segundas-feiras). Assim, depois de oito dias, a partir do envio da carta, o aluno deverá comparecer ao Immigration Office para retirar seu visto de estudante.
Quando for ao Immigration Office, deverá estar com o Passaporte e a caderneta que comprova sua conta no correio (Post Office). O oficial deve perguntar seu nome e o da escola. Mesmo que não fale inglês, não é permitida a presença de terceiros, ou seja, não adianta levar um amigo ou tradutor para auxiliá-lo.
O Visto custa 300,00 euros e será pago diretamente ao Immigration Office através de cartão de crédito e retirado no mesmo dia. Caso não tenha cartão de crédito, terá que pegar uma guia de depósito no Immigration Office e efetuar o depósito no Bank of Ireland e voltar após oito dias para pegar a carteirinha e o visto.

Qual é a idade mínima para estudar inglês e trabalhar na Irlanda?
A idade mínima é de 16 anos, tanto para estudar como para trabalhar. Se você tiver entre 16 e 18 anos de idade e ainda não for emancipado, deverá trazer uma autorização de viagem ao exterior assinada por seus pais e por um juiz de direito do Brasil.

Não falo inglês, posso me matricular?
Com certeza e deve fazer isto o mais rápido possível, pois Dublin é o lugar certo para se aprender inglês e conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho no Brasil ou em qualquer outro País. O inglês é uma Língua Universal e comercial que abre portas no mundo inteiro.

Quais são os horários das aulas?
Os cursos normalmente são de 15 horas semanais de segunda à sexta-feira nos horários da manhã e tarde, no momento os horários noturnos estão proibidos pela imigração.
Dependendo do seu nível de inglês você poderá estudar em diferentes horários. O Governo Irlandês abre um precedente para as pessoas de fora da Comunidade Européia, estudar e trabalhar legalmente 20h por semana no tempo LIVRE. O que significa que o seu trabalho deve se adequar ao seu horário escolar, a prioridade deve ser o estudo e não o trabalho, mas infelizmente muitos abandonam a escola, porque precisam trabalhar para se manter na Irlanda.

Quais são as opções de acomodações?
Existem vários tipos de Acomodações na Irlanda, como por exemplo:
- Casa de família irlandesa com um custo médio de 150,00 euros por semana, normalmente inclui duas refeições diárias;
- Albergue da Juventude (hostel) com um custo médio de 50,00 euros por semana, sem refeição inclusa, mas tem espaço para cozinhar. Existem promoções na internet se reservar por mais alguns dias. Os quartos são compartilhados com outras pessoas e ficam no centro da cidade.
Levando em consideração que o seu gasto médio será de 400,00 a 550,00 euros por mês.


É difícil conseguir emprego na Irlanda?
No primeiro mês tudo é mais complicado, porque tem muitas questões para resolver, a documentação para o visto, escola, moradia e a adaptação que para alguns é rápida e para outros nem tanto, porém basta ter persistência e dedicação que tudo se resolverá. Como todos sabem, a Irlanda está se levantando de uma crise que impactou na vida de muita gente, emprego não está tão fácil como já foi um dia, mas não está impossível, para as mulheres principalmente, pois tem a possibilidade de ser au pair. Infelizmente é muito difícil um homem conseguir emprego de au pair, ainda mais quando tem meninas na família, às vezes é necessário dar banho, ajudar a se vestir e para os pais é muito complicado aceitar que um homem faça isso, sem falar nos serviços domésticos como limpeza, passar roupa, lavar louça, organizar a casa, cozinhar, enfim... "normalmente", vejam bem eu disse "normalmente" as mulheres levam mais jeito para isso. 

Qual a diferença por ter a cidadania européia?

Espero ter esclarecido as principais dúvidas!


Leiam também: 
Vale a pena comprar roupa na Irlanda?
Falando grátis com a Vodafone na Irlanda
Orientações importantes sobre o trabalho de Au Pair
Reembolso de compras na Europa
Depoimento pessoal da minha experiência na Irlanda
Vantagens e desvantagens do intercâmbio
Como arrumar a mala de viagem?
Clima na Irlanda
Alimentação na Irlanda
Conheça um pouco da história da Irlanda
Transportes na Irlanda
Trabalhando como estudante
Baladas
Carteirinha de estudante
Cartão VTM
10 razões para fazer o intercâmbio na Irlanda
Mercado de Trabalho na Irlanda
Vida de Au Pair



Curtam a página do blog no Facebook para acompanhar as próximas postagens.

Não deixem de se inscrever no canal do YouTube e acompanhar os próximos vídeos.

15 comentários:

  1. olá luciana. meu nome é marilia e estou pretendo ir a irlanda por um intercambio. adorei seu blog, gostei muito das perguntas que eles fazem quando chegam ao pais. uma divuda:
    quando eles perguntarem se a pessoa tem intencao de traqbalhar, qual seria a melhor resposta? que sim ou que nao???
    outra coisa, terei q procurar emprego para me sustentar o pais, esta dificl trabalho em dublim? e como au pair sera q eu conseguiria ? mesmo precisando estudar 4 horas na escola de ingles? obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ola Marilia!!

    Tudo bem?

    Eu aconselho a falar sempre a verdade, pois nao ha problema dizer que precisa trabalhar para o seu sustento aqui, desde que a documentacao esteja certinha.
    Eu estou achando o trabalho dificil sim, mas para quem realmente procura nao esta impossivel. Eu consegui um emprego de Au Pair atraves de uns dos sites que eu citei no post: TRABALHANDO COMO AU PAIR, mas tive que pagar £200,00 pelo emprego. Eu consegui um emprego depois de um mes aqui, tenho amigos que vieram na mesma data que eu e ainda nao arrumaram nada, mas para Au Pair nao eh dificil.

    Estou a disposicao em caso de duvidas!!

    Atenciosamente,
    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,
      vi seu blog só agora em 2015. Adorei de verdade. Muito esclarecedor. Tenho cidadania italiana e gostaria de saber o nome do cursos que você fez na Irlanda. Sei que para cidadãos europeus te desconto. espero que me responda. Grata.

      Excluir
    2. Luciana
      Me desculpe entra nesse e-mail por não achar o seu quero muito seus conselhos não sou estudante uma senhora com filhos querendo sair do Bradok já que estamos pegando dupla cidadania portuguesa , obrigada ., meu e mai lucilu aes@kg.com.BR passar bem aguardo seu retorno com seu e-mail

      Excluir
  3. Oi Luciana

    Estou também acompanhando seu Blog e vejo que seu intuito é de ajudar, para os homens qual o tipo de trabalho que você acredita ser mais fácil ou menos difícil de conseguir.

    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  4. Oi Paulo!!

    Na minha opiniao emprego esta dificil sim, mas nao eh impossivel se vc se dedicar em procurar, se o seu ingles for fraco dificulta um pouco mais.
    Muitos conseguem trabalhar vendendo jornal do Harold, e tiram por dia em media £12,00 a £20,00. Este emprego nao eh dificil de conseguir, basta conhecer as pessoas para te indicar.

    Para morar eh muito legal, pois tudo eh perto, Dublin eh cidade que da para fazer tudo a pe.

    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  5. Janielly: oi luciana obrigada por ter adicionado!
    Bom estou planejando ir pra Irlanda no meio do ano, estou na fase de buscar informaçoes concretas, boas escolas com preços acessíveis e acomodação!
    Gostaria de obter a sua ajuda no sentido de me dar algumas dicas sobre minhas dúvidas, espero contar com a sua ajuda, pois vc estando ai, a sua visão é bem diferenciada:

    vc ja ouviu falar da carlylei institute? Mecdublin? Delfin? Atlas language school? ces-schools? Galway language centre? Galway language institute?

    recebi vários orçamentos desse lugares, mas gostaria de saber a opinião de quem tá ai, qual a melhor escola? um aprendizado bom, acessivel?
    E se é possivel conciliar o estudo de inglês na escola com a vida de Au Pair?
    Qualquer informação é bem vinda!
    Muito obrigada pela atenção!
    Aguardo respostas!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Janielly, estou respondendo as suas dúvidas por aqui, porque as suas dúvidas pode ajudar outros leitores também.

    Então vamos lá!!

    Quanto as suas dúvidas sobre as escolas, eu não conheço as que vc citou, mas se vc quiser maiores informações e ter o máximo de opções, me envie o seu e-mail que eu passo para duas escolas que eu conheço aqui, aí eles te enviam um orçamento para vc avaliar.
    As escolas aqui na Irlanda na minha opinião, não são muito diferentes uma da outra, pois ouço muitos alunos reclamando da quantidade de brasileiros nas aulas, da desorganização de algumas escolas, mudanças constantes de professores, ensino fraco e etc... o que conta na verdade é o seu esforço, isso é fato, pq vc não aprenderá inglês somente dentro da sala de aula, mas terá que estudar e muito em casa e de preferência morar com uma família Irish e longe do centro de Dublin. Estas são as minhas dicas para vc!!

    Sobre conciliar os estudos com o trabalho de au pair é possível sim, dependendo do lugar onde vc trabalhar, no meu caso eu trabalho como au pair no interior da Irlanda, numa cidade onde não tem cursos, então eu precisei trancar o curso, mas o que eu aprendo com a família no dia a dia vale mais que mil escolas, pq é vivência diária, claro que se eu pudesse conciliar o trabalho com o curso seria perfeito!! O problema atual é que as escolas não estão vendendo curso noturno mais, pq a imigração proibiu, com a finalidade de impedir que os estudantes trabalhem, tendo em vista que o país está vivendo uma crise. E não esqueça que à partir de abril a imigração exigirá pelo menos 3000,00 Euros para liberar a entrada dos estudantes na Irlanda. Fique atenta a isso!!

    Indico para a sua leitura os posts:
    TRABALHANDO COMO AU PAIR
    EVOLUÇÃO DO MEU INGLÊS
    HOSPEDAGEM NA IRLANDA

    Te aconselho a pesquisar o máximo que puder sobre a Irlanda, tem vários blogs com informações muito úteis e eu recomendo os blogs do post: SELO!!

    Quando vc pretende vir?

    Espero ter ajudado!!

    Att,
    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  7. A Janielly me fez algumas perguntas pelo orkut e estou respondendo por aqui tb para agregar valor a este post.

    Ela perguntou se o salário de au pair dá para sobreviver aqui e pediu algumas indicações de escolas para estudar, a minha resposta foi a seguinte:

    "Olá Jani, eu já enviei o seu e-mail para as escolas, em breve eles devem entrar em contato com vc. Compre tudo diretamente com a escola fica muito mais barato e é seguro da mesma forma que por uma agência.

    Quanto ao meu salário, eu ganho 100,00 Euros por semana e moro com a família, ou seja não tenho custos com absolutamente nada, este dinheiro é livre para eu passear, viajar e etc...

    O salário de au pair aqui varia entre 75,00 (semana) à 200,00 (semana), mas geralmente os salários mais altos são live outs, que vc não mora com a família e precisa arcar com outras despesas mensais.

    Há vantagens e desvantagens em morar na casa com a família.

    Sei bem como vc deve estar ansiosa, já estive assim tb quando eu lia os blogs antes do embarque para a Irlanda e por isso decidi criar um, para ajudar pessoas como vc que sonham com um intercâmbio, por isso pode perguntar à vontade que eu tenho prazer em responder. Mas pesquise bastante, isso é muito importante!!

    Se precisar é só falar!"

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  8. O Alexandre me fez algumas perguntas pelo orkut e estou respondendo por aqui porque a dúvida dele pode ajudar outras pessoas também.

    Alexandre: "Pesquisando sobre intercâmbio na Irlanda, em uma comunidade do Orkut que você está em Dublin e que se dispôs a passar informações pra quem tem interesse em ir pra ai. Estou muito interessado em estudar Inglês fora do Brasil, juntando o aprendizado com uma experiência de vida que pode ser muito bacana, me trazendo bons frutos. Pesquiso os programas de Estudo + Trabalho, pq a partir do 1 ou 2 meses já teria que trabalhar para sustentar minha permanência durante os cursos e um pouco mais (+ ou - um ano). E me interessei pela Irlanda por parecer uma País acolhedor, com boa educação, além de ser mais barato para ir, mas me preocupa muito a questão do emprego, sei que não empregos bem operacionais, mas com esta questão da crise está muito difícil de encontrar? e quanto a escola, qual você indica?"

    Resposta Luciana: "Olá Alexandre, recomendo que você leia os seguintes posts:

    - VIR OU NÃO VIR PARA A IRLANDA?
    - NOVAS REGRAS DE IMIGRAÇÃO II
    - TRABALHANDO COMO ESTUDANTE

    Procure ler outros blogs também, pq quanto mais informações vc tiver melhor para vc.
    À partir de 01.04.11 será obrigatório ter a quantia de 3000,00 Euros para conseguir passar pela imigração, com este valor vc conseguirá se manter por uns 4 ou 5 meses sem trabalhar e economizando bastante. Emprego está difícil sim, mais ainda para os homens, pq as mulheres ainda tem a opção de ser au pair, assim como eu sou, para homens está um pouco mais complicado, tenho amigos que só conseguiram emprego depois de 4 ou 5 meses aqui, então é necessário vir com uma boa quantia em Euros, ou caso contrário não venha agora, espere mais um pouco. Tem vários Irishs emigrando para outros países por causa da crise e muitos brasileiros retornando para casa, então é bom não contar em arrumar um emprego em apenas 1 mês, na minha opinião.
    Quanto ao curso, eu conheço uma escola aqui e passei o seu e-mail para eles te enviarem um orçamento, se vc comprar o curso diretamente com a escola fica mais barato.

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  9. Olá Luciana, gostaria de saber o seguinte.
    Homem consegue trabalhar de Au Pair? Sou profissional de Ed. Física e aqui no Brasil trabalho em uma escola infantil, então tenho experiência. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Olá Diego,

    Infelizmente é muito difícil um homem conseguir emprego de Au Pair, ainda mais quando tem meninas na família, às vezes é necessário dar banho, ajudar a se vestir e para os pais é muito complicado aceitar que um homem faça isso, sem falar nos serviços domésticos como limpeza, passar roupa, lavar louça, organizar a casa, cozinhar, enfim... "normalmente", veja bem eu disse "normalmente" as mulheres levam mais jeito para isso.

    Obrigada pela visita!!

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  11. Queridos leitores, eu sempre aconselho que as pessoas estudem um pouco de inglês antes de chegar aqui, eu sei que a maioria das pessoas que vem para cá quer estudar inglês, então não dominam o idioma por completo. É possível sobreviver aqui sem falar inglês, mas acho que pode ser uma experiência muito mais difícil, porque se você não entender nada do que está acontecendo, pode ser uma experiência muito frustrante.

    Pensem nisso!!

    ResponderExcluir
  12. Só uma informacao importante a respeito do desconto para europeus em curso de mestrado. Eu moro em Londres, tenho passaporte europeu e fui tentar um mestrado. Pra conseguir os maravilhosos descontos para europeus voce precisa comprovar que vive e mora na Europa a pelo menos 5 anos!!! O passaporte europeu nao é suficiente para ter os descontos da Uniao Européia em cursos de graduacao!!! Cuidado!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tenho um inglês intermediário. Já é possível ir pra la pra estudar inglês certo? Gostaria de saber também agora que o salário já voltou ao normal, se tem algum emprego mais fácil de conseguir, para quando eu chegar já ir direto no lugar ou no ramo pra distribuir currículos. Lembre meu inglês é intermediário. Pra finalizar, me diga o que a gente pode aprender a fazer pra gerar dinheiro ai? seiq eu tem gente que aprende a fazer docinhos e salgadinhos, ou unha de mao e pé, ou depilação pra gerar uma renda extra. Condegue nos dar alguma ideia do que está sendo bem vendido ai nesses trabalhinhos?

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...