Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Vantagens e desvantagens de um intercâmbio!!




Já ouviu falar da depressão pós intercâmbio? Trata-se da síndrome do regresso, que inclusive é até objeto de estudo, ela é real e eu senti na pele, afinal foram quase 2 anos no exterior, porém sinto-me mais completa e realizada por todas essas experiências, e confesso que ainda quero mais!!
A pior parte para mim foi ficar longe da família e amigos, mas entendi que eles não deixaram de gostar de mim por causa disso.
A adaptação em relação a comida também foi bem complicado, senti falta do feijão com arroz, churrasco, farofa, doces e etc... foi muito difícil me adaptar com a comida. 
Na minha opinião há mais vantagens que desvantagens. Segue abaixo as vantagens e desvantagens dessa experiência de intercâmbio:

Vantagens:

O dinheiro que é gasto, na verdade é um grande investimento, tanto pessoal quanto profissional. Os sentimentos vivenciados num intercâmbio são muito difíceis de explicar em palavras, momentos inesquecíveis o tempo inteiro, uma verdadeira mistura de sentimentos. 
Tentar a vida em outro país tá longe de ser um filme da Disney, mas também não é tão difícil ou impossível como muitos pensam. O começo é duro, você deixa uma vida no Brasil, amigos, laços e coisas que construiu, para começar quase que do zero novamente, no fim tudo compensa.
O crescimento pessoal é muito gratificante, quando estamos morando fora ou até mesmo viajando, nossa mente abre muito, aprendemos a nos virar sozinhos, tudo o que fazemos faz diferença, como cozinhar, fazer as compras no supermercado, pagar as contas, se ficar doente, saber se virar sem ter os pais por perto, aprender uma nova língua, planejar viagens e etc. Tudo isso gera crescimento em nós, dá muito orgulho depois. 

Desvantagens:

Antes da viagem você prepara tudo, arruma as malas, verifica a documentação, despede-se e embarca. Quando você volta, tudo é feio, a cidade é suja, o ar poluído, o povo é horrível, mal-educado... O período de adaptação sempre ocorre no país estrangeiro e na volta ao Brasil, gera crises de identidade, isso é normal. Há casos de pessoas que chegam a desenvolver depressão profunda e tem que abandonar o programa para voltar pra casa. Interessante é que na volta pra casa esse baixo astral pode bater também. Quando fiz o intercâmbio para Portugal fui alertada sobre isso, voltar à velha rotina é sempre um processo. Ao voltar percebemos que nada mudou e isso é o principal motivo da "depressão-pós-intercâmbio", só quem passa por isso sabe.

Dicas pós-intercâmbio:
  • Aproveitem tudo o que puderem desta experiência inesquecível, pois quando voltar, talvez ficará em "depressão pós-intercâmbio" no mínimo por 1 mês.
  • É bom manter a mente ocupada, ter planos e sonhos que te movam, é importante que o intercâmbio e o que você vai fazer na volta sejam muito bem planejados.
  • Estar em contato com a natureza faz muito bem, eu parecia criança quando vi o mar outra vez.
  • Assista filmes e leia livros para matar as saudades e amenizar a depressão.
  • Dê tempo ao tempo!
E a melhor dica: CONTINUE VIAJANDO!

Leiam também o post Alimentação na Irlanda

2 comentários:

  1. Olá luciana !

    Este ano,no qual irei fazer 18 anos,estou querendo fazer um trabalho voluntário na irlanda durante as férias do meu trabalho,onde terei comida e acomodação.
    Mas estou pensando se é muito cedo para mim e se é melhor deixar para mais tarde,mas eu realmente quero viajar para um país no exterior para adquirir mais experiência com meu inglês e conhecer novas culturas,lugares,pessoas e etc...
    Você acha que vale a pena eu ir ??
    Outra coisa,vi que brasileiro não necessitam de solicitar um visto ou permissão para ficar no país,a não ser que seja por mais de 3 meses,mas estou com dúvida a respeito da lei que é preciso ter 3000 EU em uma conta irlandesa,isso se aplica para visitantes ou voluntariados ?

    ResponderExcluir
  2. Olá, se ficar até 3 meses não precisará do visto de estudante, mas tbm não poderá trabalhar legalmente, será apenas turista.

    Atte,

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...