Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A alimentação na Irlanda






Feijoada do Adao, Churrasco com Brasileiros e Tesco

"Aqui não existe horário de almoço, os Irishs geralmente fazem uma refeicao ao dia. diferente do Brasil, o almoço não é a refeição mais importante do dia. É comum ver cafés lotados das 14 até 17 horas da tarde, às 17 horas já é considerado horário de janta. Lanche é almoço para eles, mas para eu me acostumar com isso está sendo muito dificil, porque sempre fui regulada com os horários das refeições, principalmente com o almoço, sempre ao meio dia. Na semana passada eu fui chamada para jantar às 15:15 hs!! Acreditem se quiser!! Enfim... isso faz parte do intercâmbio.
Comer fora é muito complicado, além de ser caro e não ter muita opção, a maioria dos pratos tem pimenta. Em Dublin tem muitos restaurantes Indianos, Chineses e Poloneses. Acreditam que eu não vi nenhum restaurante com comida brasileira? Fica a dica para quem deseja abrir um negócio aqui... que saudade de uma boa feijoada, sem falar na carne seca que é o meu prato preferido.
Na primeira semana, eu fui na famosa Feijoada do Adão, que é servida no Café Odeon, com direito a forró e pagode, para quem curte, é distribuído senha e tudo para comer a feijoada, quando eu segurei no prato da feijoada, nem acreditei, eu comi muitoooo, com uma alegria que vocês nem imaginam. Aqui é muito comum os brasileiros se reunirem para uma feijoada e churrasco, como na foto acima, isso é muito importante na minha opinião, porque você amplia o networking e lembra um pouco da nossa cultura, da nossa nossa comida. Paguei apenas £5,00. Eu fui e adorei!!
Restaurante por quilo não existe aqui.

Dica sobre o Tesco: No final do dia muitos produtos levam uma etiqueta de “reduced ” que fazem os preços caírem bastante. Porém esses produtos ficam disponiveis até meia hora antes de fechar o mercado. Depois disso eles recolhem e jogam fora. Só tem que prestar atenção na data de validade que às vezes esses produtos estão próximos de vencer.

Abaixo, uma lista de preços com itens do Tesco:

  • Pacote de macarrão 500g-> 0,49 Tesco
  • Pacote de arroz 2 kg -> 2,80 Tesco
  • Pão de forma -> 0,55 Tesco
  • Molho de tomate 500g -> 0,75 Tesco
  • Pacote de queijo cheddar (10 fatias) -> 0,67 Tesco
  • Pepsi 2lts -> 1,15 Tesco
  • Pacote de nuggets -> 0,67 Tesco
  • Pacote de linguiça 750g -> 2,00 Tesco
  • Suco (solúvel - faz 4 lts) -> 0,55 Lidl
  • Pacote de biscoitos "águal e sal" -> 0,37 Lidl
  • Pacote de presunto (40 fatias) -> 1,40 Dunnes
  • Sorvete 2lts -> 1,45 Tesco
  • Salsinha -> 0,74 Tesco
  • Leite 2lts -> 2,00 Tesco
  • Cookies 200g -> 0,65 Tesco
  • Pacote com pedaços de frango empanado -> 4,00 Tesco
  • Achocolatado 500g -> 1,30 Tesco
  • Lata de atum -> 0,55 Tesco
Com menos de 25,00 euros você consegue comprar os itens desta lista.

Se você gosta de arroz, a dica é cozinhar em casa, o Irishs quase não comem arroz, mas não pode faltar o purê de batata no prato deles. A batata foi introduzida na Irlanda na segunda metade do século XVI, inicialmente sendo cultivada nos jardins. Tornou-se uma das principais fontes de alimentação das pessoas pobres, principalmente na época da Grande Fome. Como alimento, a batata é extremamente rica em energia, assim como fonte de vitaminas e minerais, principalmente vitamina C. A batata foi cultivada pela maioria da população como base de subsistência e a dieta desse período consistia basicamente de batatas e leitelho. Também era usada como alimento de porcos, que eram engordados e abatidos quando se aproximavam os meses de inverno.
O feijão deles é enlatado e meio adocicado, no início eu não gostei muito, mas já estou até me acostumando.
No mercado tem várias opções de refeições prontas, você pode comprar e esquentar no microondas em casa. Há potes com massas e peixes para aquecer no microondas. Essa cultura de comprar tudo pronto é comum na Irlanda, porém não é saudável.
Aqui também não existe suco da fruta, somente em caixinha, como o Del Vale do Brasil, alguns são muito bons, mas outros são super azedos. Os Irishs costumam tomar leite durante as refeições, ou seja, comer um prato de macarrão, com um copo de leite.
Ahhh... eles não muito adeptos a refrigerantes como nós brasileiros, eu que sou viciada em Coca-cola, estou sentindo uma enorme diferença da Coca-cola daqui, eu acho que alguma substância da coca-cola não é autorizada na Europa, o que faz a coca-cola vendida no Brasil nos viciar.
Os Irishs geralmente não colocam sal na comida, temos que colocar a quantidade necessária no nosso prato, mas eu acho que assim altera o sabor.
Aqui na casa que eu trabalho e em algumas casas que visitei, eles que colocam a nossa comida, eles sentem prazer em nos servir.

A alimentação dos irlandeses nos dias atuais:

No século XX os hábitos modernos da cultura ocidental foram adotados na Irlanda. Pratos europeus foram influenciados pela cultura local, outros pratos mundiais foram introduzidos da mesma maneira no mundo ocidental. Pratos como pizza, curry, comida chinesa e mais tarde, pratos típicos africanos e do leste europeu (especialmente poloneses). Nas prateleiras dos supermercados encontram-se ingredientes para preparo de comidas européias, americanas, indianas, chinesas e outras.
A proliferação dos fast foods contribuiu para o aumento de problemas de saúde da população como obesidade e aumento das taxas de problemas do coração mundial. A culinária tradicional irlandesa também é igualmente repreendida, com a grande ênfase no uso de carne e manteiga. Esforços do governo para combater essa situação incluem campanhas de alerta na TV e programas educacionais nas escolas.
Seguindo as novas tendências, o último trimestre do século XX viu o surgimento de uma nova cozinha irlandesa baseada nos ingredientes tradicionais, manipulados de novas maneiras. Essa culinária se baseia em vegetais frescos, peixe (especialmente salmão e truta), ostras, mariscos e outros frutos do mar, o soda bread tradicional, diversos tipos de queijo fabricados manualmente e, é claro, a batata. Pratos tradicionais, como, o Irish stew, coddle, o Irish breakfast, e o pão de batata reapareceram nas casas do povo. Escolas como a Ballymaloe Cookery School cresceram a fim de cobrirem o ressurgimento no interesse da cozinha tradicional.

Irish breakfast: o café de manhã irlandês é volumoso e pesado: lingüiça de porco, bacon em fatias, ovos, black pudding, cogumelos, white pudding, chá ou café, torrada ou soda bread.

Irish coffee: o café irlandês clássico compreende: café quente, whiskey irlandês e açúcar com creme batido em cima, servido no copo. Custa cerca de £5,00 na maioria dos pubs.

Baileys Irish Cream: é um licor de R.J. Bailey & Co de Dublin. Baileys é feito do whiskey irlandês junto com nata e com um sabor suave e doce de café, amêndoa, avelã e noz moscada.
soda bread (pão que utiliza o bicarbonato de sódio como ingrediente), pães de trigo, soda farls, e blaa, um pãozinho típico de Waterford."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...