Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Evolução do meu inglês


"Meus amigos sempre perguntam como está a evolução do meu inglês, afinal este é o meu objetivo nº 1 com o intercâmbio, então vou contar aqui para vocês.

No Brasil eu começei a estudar inglês com 16 anos no Curso CNA, quando eu cheguei no intermediário eu desisti, estudava inglês também no Ensino Médio, que era bem básico. Aos 23 anos retomei os estudos no Curso Wizard, fiz dois períodos e desisti novamente, pois achava o método muito cansativo, me arrependi bastante... e fiquei todos estes anos sem contato algum com o idioma, mas sempre batia aquela cobrança na consciência: "PRECISO VOLTAR A ESTUDAR INGLÊS!".

Em 2008 eu queria fazer um intercâmbio para estudar inglês, mas outros motivos me puxaram para Portugal e adivinhem, nunca falei tanto português em toda a minha vida, se porventura eu falasse algo errado, lá vinha um Português prontamente para me corrigir. Este intercâmbio acrescentou muito na minha vida pessoal, porém na profissional não fez grande diferença.

Perdi várias oportunidades melhores de emprego no Brasil, por falta do inglês no meu currículo, a minha área é RH e o inglês é bastante exigido. As multinacionais geralmente preferem contratar pessoas que falam inglês, talvez pela facilidade da comunicação, pois as maiores empresas estão espalhadas pelo mundo todo e fica muito mais fácil entender os objetivos, o sistema e as tarefas quando se fala inglês.
Então... como eu já comentei no post: Como o sonho começou? eu me programei para enfim voltar a estudar inglês em 2010 e tudo contribuiu ao meu favor e aqui estou na Irlanda há 4 meses.

Estando num país de língua inglesa, torna-se habitual falar inglês e menos cansativo que a metodologia utilizada nos cursos, o "Sorry" e o "Thanks" já fluem naturalmente, quando eu voltar ao Brasil, terei que me readaptar a isso.

Confesso que nos primeiros dias me sentia bastante insegura, o pouco que eu sabia, não fluía, nestes momentos os meus amigos brasileiros me ajudaram bastante, porque eu sempre empurrava para eles.
Mas percebi que nos momentos em que eu estava sozinha ou me via numa situação embaraçosa, o pouco que eu sabia fluía sim, o que acontecia antes, era que eu tinha uma insegurança, medo e fugia disso pedindo que os meus amigos falassem por mim.
Eu lembro que tive dificuldades de comunicação num hostel nos primeiros dias em Dublin, meus amigos me ajudaram. Na semana passada tive uma experiência muito legal, eu fiz uma viagem para Galway sozinha e consegui me comunicar no hostel e ainda solicitei informações no posto turístico, o que há 4 meses atrás eu não consegui fazer sozinha. É muito gratificante isso!!

Aos poucos fui ganhando chão, quando começei a estudar na Euro College, as aulas me ajudaram bastante, pois relembrei de tudo o que eu já tinha estudado, porém estava enferrujado e assim fui tentando praticar. Tinha um grande problema em minha vida, eu morava com brasileiros em Dublin, a minha escola tinha vários brasileiros e Dublin tem brasileiros para todos os lados, eu estava cercada. Aprender inglês requer dedicação e prática.

Morei um mês em Dublin, na segunda semana aqui na Irlanda já começei a ir nas entrevistas de au pair e não fui aprovada nas duas primeiras por causa do inglês, por causa da crise que assola a Irlanda, estava com medo do meu dinheiro acabar, não conseguir um emprego e ter que voltar para casa, enfim... surgiu uma entrevista no interior da Irlanda, em Portarlington, para trabalhar de au pair numa família Irish, geralmente no interior eles não fazem muitas exigências com o inglês, porque quem tem um bom inglês consegue emprego próximo a Dublin, como eu não tinha muita opção, aceitei ir a entrevista, fui muito bem recebida pela família, eles fizeram a entrevista pelo google tradutor, o que me facilitou bastante e me aceitaram. Mas tinha um detalhe, morando no interior, tive que trancar o curso de inglês e tentar continuar com os estudos em casa.

Morando com uma família Irish, falar inglês é fundamental, então tive que me virar para entender e ser entendida, é um grande desafio que venço diariamente e ainda preciso melhorar muito. Aconteceram vários problemas na comunicação, por várias vezes eu tinha que sair correndo atrás do dicionário ou do google tradutor para tentar explicar ou entender algo. Todos os dias eu aprendo algo novo, porque obrigatoriamente preciso falar inglês com eles, pois eles não falam português, por isso é importante não estar perto de brasileiros, porque quando estamos perto de brasileiros, não praticamos o inglês, nós seres humanos temos uma tendência natural a gostar dos caminhos mais fáceis, fazer sacrifícios em busca de alcançar um objetivo não é fácil, porque como eu disse no post: "Diário de uma au pair III", morar no interior não é fácil, a tristeza bate e bate forte às vezes, mas é necessário, porque estou colhendo os frutos deste sacrifício.
Na semana passada minha chefe me elogiou e disse que meu inglês melhorou bastante, hoje eu consigo bater papo com eles mesmo falando errado, no início eu fugia deles, ficava igual a um bicho do mato no quarto, com medo de falar, me expor, eles são pacientes, me corrigem quando falo errado, o que é muito bom. Então eu percebi que estar vivendo com eles vale muito mais que as 16 horas semanais que eu passava no curso, é claro que se na minha cidade tivesse curso de inglês seria perfeito, pois aliar a convivência com as aulas de inglês me acrescentaria muito mais, infelizmente neste momento não é possível, mas estou estudando por Skype com o meu amigo Robson e tem dado resultado, aproveito para agradecê-lo por isso. Já tive oportunidade de trabalhar como au pair próximo de Dublin, porém gosto muito da família que trabalho e não gostaria de deixá-los, eles fazem tudo o que podem para me agradar... segurança e carinho neste momento de fragilidade... NÃO TEM PREÇO!!

Em plena era da informação, o inglês torna-se cada vez mais exigido. Aprender inglês descortina uma imensa gama de oportunidades, experiências e conhecimentos inacessíveis para as outras pessoas.

Outro relato importante é que no mês passado eu fiz uma viagem para Paris, cujo idioma é o francês e achei interessante que nos pontos turísticos, nos hotéis, mesmo não falando francês, eu era compreendida ao falar inglês, até mesmo nas ruas quando eu precisava de alguma informação, um ou outro conseguia explicar em inglês. Então fiquei pensando, se eu não conseguisse me comunicar em inglês ficaria perdida na cidade, como o Inglês é a língua mais falada no mundo, a primeira grande vantagem é a facilidade de comunicação em qualquer lugar. É fácil a comunicação quando se fala inglês, até mesmo para uma simples viagem é importante. Conhecimento é poder e falar inglês acrescenta muito na vida pessoal também!!

Quem entende inglês também pode entender o significado de músicas que fazem sucesso, com letras maravilhosas ou também desistir de repetir o refrão de uma música que fala de sentimentos com os quais não compartilhamos. Hoje eu consigo entender algumas frases nas músicas, ainda não consigo entendê-la por inteiro, mas chegarei lá."

Segue alguns links para estudar inglês:

http://www.agendaweb.org/
-> Site com diversos exercicios.http://www.engvid.com/
-> Site com aulas de inglês, sobre diversos temas.http://www.businessenglishpod.com/
-> Podcasts sobre english business.http://www.quickanddirtytips.com/
-> Site com muitos podcasts e transcrições, muito bom. Tem que fuçar!!!http://www.learnenglish.de/grammarpage.htm
-> Site com tudo sobre gramática.http://uncensored.betteratenglish.com/
-> Site sobre palavrões, girias, etc.. Vida real mesmo!http://www.eslpod.com/website/index_new.html
->Podcasts.http://esl.about.com/
-> English second language, exercicios, dicas e podcasts!
http://www.ted.com/talks/steven_johnson_where_good_ideas_come_from.html
-> Site com muitos videos de palestras sobre diversos assuntos, é possivel colocar a legenda em inglês. Bom para treinar o listening.

Recomendo também os vídeos no you tube do Prof.º Paulo, tem mais de 20 vídeos sobre dicas diárias de inglês, eu assisti todos e sempre estou atenta aos novos vídeos que ele posta, aprendi muito com estas aulas. Segue abaixo alguns vídeos para vocês avaliarem o conteúdo das aulas. Inscrevam-se no you tube também!!




6 comentários:

  1. Olá Luciana,
    Apenas tenho que lhe dizer muitíssimo obrigada!! Fiquei tão feliz em ter visto o seu comentario no meu blog ;D É extremamente gratificante p mim. Tbm preciso dizer que gostei mto do seu blog, vc conta tudo de uma forma mto espontanea e original. Deve ter mtos seguidores...
    Vi q vc visitou galway, a proxima vez me manda um e-mail, lhe receberei com todo o prazer! Desejo que a sua jornada na Irlanda continue sendo marcante e parabens pelo blog. Um forte abraço,
    Serena;*

    ResponderExcluir
  2. Why don't you post in english? In this way you can practice the language better

    ResponderExcluir
  3. Tenho o enorme prazer de visitar esse blog. Sempre que tenho oportunidade eu entro aqui para acompanhar os posts. Quero nessa oportunidade dizer que tem um selo para esse blog lá no nosso blog. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Cris!!

    Vi o seu comentário no meu blog e adorei, mas não entendi sobre o selo, eu procurei e não achei, rs, mas de qualquer forma obrigada pelo carinho, tb acompanho o seu blog.

    Ahh... estou aguardando o seu depoimento hein!!

    Bjksssss

    ResponderExcluir
  5. muito bom o blog, nao cansou de ler e reler..
    estou indo pra Dublim em 2013, e o blog tem me ajudado mto!

    vc poderia postar um modelo do curriculum

    ResponderExcluir
  6. Oi Luciana, tb sou da area de RH, sou Psicologa, gostaria de saber como você está hoje em dia (2014) se puder manter contato..me dar algumas dicas meu email é carol_fbr@hotmail.com

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...