Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Minha primeira entrevista em inglês!!

Olá amigos do blog, preciso compartilhar uma nova emoção com vocês, como sabem eu trabalho como Au Pair no interior da Irlanda há 11 meses, minha entrevista para esta vaga foi através do Google Tradutor, meu inglês era péssimo, sem falar que as duas primeiras entrevistas para Au Pair eu não fui aprovada por causa do inglês. Eu não tenho intenção de arrumar outro emprego de Au Pair e trocar 6 por meia dúzia, apesar das inúmeras oportunidades que já apareceram, mas o meu sonho mesmo é trabalhar em uma grande empresa, rechear o currículo com a experiência no exterior e cursos, tenho a vantagem do passaporte europeu, pois dificilmente um cidadão que não seja da Comunidade Européia e com visto de estudante consegue uma boa colocação de emprego no exterior, infelizmente. Há uns 4 meses atrás um amigo que também tem passaporte europeu me indicou para uma vaga na empresa Siemens, localizada em Cork, para atuar na área de Help Desk atendendo a clientes brasileiros, neste caso eles precisavam de uma pessoa nativa, é um emprego muito comum aqui, eles precisam muito de pessoas que falem outros idiomas além do inglês, apesar da alegria e entusiasmo, eu não sentia segurança no meu inglês, fiquei super nervosa, deu dor de barriga, embrulho no estômago e todas as sensações de ansiedade possíveis a um ser humano, quando o cara da agência me ligou, estava passando mal, suando frio, foi um verdadeiro terror, a primeira ligação eu nem atendi, só tive coragem de atender na segunda tentativa de contato, mas ele me fez perguntas bem básicas e eu consegui entender e me fazer entender, para minha sorte ele era Italiano, porque se fosse Irish, aí que eu iria chorar mesmo, rsrs. Então ele me enviou um teste, que estava dividido em 3 partes, um e-mail formal, gramática e técnico, os dois primeiros eu pedi ajuda do meu professor particular de inglês na época, porém o terceiro foi mais complicado, porque eu tive 50 minutos para responder a 50 questões técnicas, ou seja 1 minuto para cada questão,  para entender a  pergunta em inglês e achar a resposta, várias eu tive que chutar, porque eram perguntas muito técnicas e o tempo estava sendo marcado, enviei o teste e aguardei a resposta por dias a fio, devo avisar que os processos seletivos aqui são meio lentos, então eu troquei alguns e-mails com o cara da agência e por fim depois de quase 2 meses de espera, eu resolvi enviar um e-mail para saber sobre o processo, ele me retornou o e-mail dizendo que eu fui vencida no teste técnico, fiquei meio triste e logo depois fui de férias ao Brasil. Mas o meu amigo me disse que até hoje não colocaram uma pessoa nesta vaga, não entendi.
Nesta mesma época, eu me empolguei com um site de empregos que divulga vagas da Europa inteira e começei a me candidatar para diversas vagas nesta área de Help Desk, então 2 semanas antes do meu embarque para as férias no Brasil, uma empresa de Tecnologia da Irlanda do Norte me enviou um e-mail, para saber se eu ainda estava interessada na vaga de Customer Service, que é atendimento ao cliente, eu respondi que sim, mas estava indo de férias ao Brasil e eles poderiam me contactar em outro momento, eles responderam que brevemente retornariam o contato e assim aconteceu, na última sexta-feira a empresa me enviou um e-mail me indicando para uma vaga, por coincidência na mesma semana que eu tinha ido conhecer Belfast, eu sinalizei o meu interesse e ontem o RH entrou em contato comigo, desta vez não fiquei tão nervosa, sinto um pouco mais de segurança no inglês e pensei que ficar nervosa apenas iria prejudicar a minha participação no processo, fiquei muito feliz porque consegui entendê-la e ela a mim, ela me explicou os detalhes da vaga, da possível mudança para Belfast e há alguns minutos atrás ela ligou novamente para uma entrevista mais específica, com aquelas perguntinhas de RH que todos odeiam, "Fale da sua experiência profissional e motivo de saída dos empregos anteriores", "Porque você quer trabalhar aqui?", "Porque está na Irlanda?" e etc..., a minha área de atuação no Brasil é Recursos Humanos, sou muito apaixonada pelo que faço, mas hoje eu senti na pele o que é isso, ter que pensar em inglês para responder a estas perguntinhas, hoje eu dei umas rateadas, algumas vezes eu pedi para ela perguntar novamente e depois eu fiquei pensando, "ai... bem que eu podia ter respondido assim ou assado...", juro que eu queria ter gravado a conversa, rs. Agora eu terei que fazer o teste e depois passarei por uma nova etapa de entrevista... torçam por mim tá!!

Em breve postarei as news!!

2 comentários:

  1. Eeeeee!!
    Já te parabenizo pela conquista!! Deve ser maravilhoso ver a evolução assim no inglês, entender e se fazer entender em uma entrevista.
    Vai com fé que dará certo!
    Estamos na torcida!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! A parte mais complicada já passou, agora é só relaxar e deixar fluir.
    Bjus

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...