Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Diário de uma Au Pair I


"Estou iniciando hoje o meu diário de Au Pair, ao longo dos meses eu escreverei no meu diário para manter as meninas informadas sobre esta profissão tão procurada pelos intercambistas, não sei quanto tempo vai durar, mas acho que o suficiente para marcar a minha vida eternamente.

Au Pair é uma expressão francesa que ao pé da letra significa "ao par" ou em outras palavras "entre iguais". A estudante vai morar com uma família nativa em outro país em igualdade de condições para aprender um outro idioma e realizar um intercâmbio cultural (vale lembrar que também existem Au Pairs para meninos, mas não é muito comum). Em troca de ajudar com as crianças e tarefas domésticas leves, a família dá uma ajuda de custo que depende das horas que a Au Pair trabalha. Bom, no popular: babá!!! Ressalto que para Au Pairs não existe relação de trabalho, obrigatoriedade de experiência ou conhecimento profundo que uma profissional deve ter. A Au Pair deve fazer parte da família, como uma big sister (irmã mais velha).

Ao chegar na familia, você é introduzida no seriado real de “LOST”:

- O que eu faço para fazer essas crianças felizes?
- Será que eles irão gostar de mim?
- Onde guardo essas roupas?
- Onde ficam os talheres?
- Será que vamos jantar?
- Ficava sem graça de mexer na galadeira e no armário
- Onde faço amigas?
- Como vou falar com eles?
- Do que eles gostam de brincar?
- Hi, I´m lost! Can you help me???

Chegar não é fácil, mas é o 1º passo para encarar o desafio! Se vai dar certo ou não vai depender de você, da sua família e da sorte. É pagar para ver...
As crianças são as minhas grandes companheiras. Com elas eu tenho muitos momentos de boas risadas, de aprendizado, de alegria, de birra, de choro, de fazer as pazes, de dar exemplo, de tirar fotos, de trocar um abraço, trocar um sorriso. Ver o meu nome sendo pronunciado com tanto carinho e reconhecimento não tem preço. Sei que sentirei saudades dos meus pequenos, que deixarei um pouco de mim e que levarei um tanto deles!

Hj de manhã eu tive uma experiência muito interessante... pelo menos para mim, que eu julgava não ter habilidade com crianças!! O Tiernam tem 9 anos e é altista, ele estava muito nervoso hoje e começou a agredir a irmã com palavras, dizendo que a odiava e tal e ela começou a chorar, é uma criança muito dócil e sensível, de apenas 6 anos... que ganhou o meu coração. Ai os pais saíram para trabalhar e eu fiquei com a bomba na minha mão, prestes a estourar e faltava 20 minutos para o bus da escola passar.
Eu tentei falar com o Tiernam, ele gritou comigo e me mandou sair do quarto, quando eu fui no quarto da Brounagh, ela estava em posição fetal, toda encolhidinha muito triste, eu tentei mostrar o meu carinho por ela, com os gestos, pois não saberia muito o que dizer no idioma dela, ai sentei no chão junto com ela, a abraçei e aos poucos fui convencendo-a a se levantar e ir para escola, ai ajudei-a a se arrumar e começei a fazer umas palhaçadas para ela sorrir, pois ela tem riso frouxo, ri de qualquer coisa... eu ficava assim:"Smart Brounagh... um, dois, três e já... Smart" e depois ela me corrigiu dizendo que não era smart e sim SMILES, eu dei uma gargalhada daquelas bem alto e ela tb, e falei: Sorry!! Enfim... em poucos minutos ela estava arrumada e brincando de guerrinha comigo, o irmão se acalmou tb e ambos foram juntos para a escola com um outro aspecto. EU VENCI O DESAFIO e aprendi mais uma palavrinha em english!!
Sabe o que significa Smart? Elegante... nada haver com o que eu estava falando.

Ontem eu mostrei umas fotos de Floripa para os meus babys, a Brónagh me viu de bikine, saia, enfim... roupas de verão e fez uma cara muito engraçada, rsrs. Está acostumada a me ver cheia de casacos, igual a uma astronauta e quando me viu nas fotos super a vontade ela estranhou.

No ano passado, meus amigos que estavam aqui disseram que a temperatura no inverno chegou a -8ºC, isso está me assustando bastante, haha. Ontem amanheceu tudo congelado aqui em Portarlington, com a temperatura de -1ºC... estava um frio daqueles, sou carioca e senti bastante frio por não estar adaptada a esse tipo de temperatura. Na realidade eu acho cidades cobertas de neve lindas, mas sentir o frio na pele não é fácil. Assim, nem dá vontade de sair de casa. Nos últimos dias tem ventado muito forte aqui."

Leiam também:

Orientações importantes sobre o trabalho de Au Pair

Um comentário:

  1. Nossa Lu,que coisa boa que já esta trabalhando,desejo toda sorte para essa nova etapa da sua viagem.

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...