Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sábado, 5 de novembro de 2011

Orientações importantes sobre o trabalho de Au Pair!!

Seguem abaixo orientações importantes sobre o trabalho de Au Pair:

IDADE:

Aqui na Irlanda a idade média é até os 35 anos.

VERIFICAÇÃO DE ANTECEDENTE PENAL:

Solicite ao departamento de polícia ou a outra autoridade legal do seu país que emita um certificado ou outro documento que declare que você não tem antecedentes penais.

DIAS LIVRES E FÉRIAS:

De acordo com as normas internacionais de trabalho os Au Pairs têm direito, a no mínimo, um dia e meio livre por semana e um fim de semana completo por mês. Dependendo das necessidades da família anfitriã e da distribuição do tempo, com o consentimento da Au Pair, os dias livres poderão ser durante a semana.
As Au Pairs têm direito a gozar de uma semana completa de férias pagas a cada seis meses, baseadas na soma de dinheiro para gastos semanais. Para estadias de um ano, mediante um acordo prévio feito entre a família anfitriã e a Au Pair, essa poderá tirar duas semanas consecutivas de férias antes de terminar seu período de ocupação/cargo.
Durante os dias livres e período de férias, a Au Pair poderá utilizar o tempo livre como achar melhor. A família anfitriã dar-lhe-á comida e hospedagem de acordo com as normas estabelecidas mediante uma conversação prévia.

CONSELHOS:

Se for a primeira vez que você sai de casa ou mesmo se você se considera uma pessoa viajada, o fato de viajar pro exterior pode desorientá-lo. As famílias anfitriãs possuem ótimos recursos e a cultura e o estilo de vida que levam podem ser diferentes do que você está acostumada. Trate de ser tolerante e generosa para descobrir com curiosidade e um pouco de bom-humor o mundo daqueles que te acolhem.
Certamente levará um tempo para que haja êxito na confiança entre você e a família anfitriã. Desde o começo faça um esforço para sentir-se cômodo, ainda que isso não signifique que você deva comportar-se como se você estivesse na sua casa. Seja diplomática, humilde e modesta no trato com a família. Não seja agressiva ao solicitar alguma mudança. Os anfitriões terão mais vontade de escutá-lo se você se mostrar aberta e compreensiva.
Quando chegar à casa da família anfitriã, conheça suas regras, verifique as expectativas da família com relação aos afazeres domésticos e consulte se você pode levar amigos ao seu quarto, etc. Não se habitue a sair de casa se sabe que na manhã seguinte terá que trabalhar cedo. Mesmo que esteja acostumada a ser completamente livre, você está sob os cuidados da família e é provável que eles queiram saber aonde você vai, por razões de segurança.


EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS:
Apesar de as crianças às vezes serem mal-criadas, você deve respeitar a forma cujos pais delas escolheram criá-las. No entanto, quando você estiver a sós com elas será necessário estabelecer limites, o que pode gerar tensão. Trate de conversar sobre o assunto com os pais das crianças.


INQUIETUDES DO DIA-A-DIA:
Adaptar-se a uma nova forma de vida pode causar-lhe mudanças temporárias (cansaço, menstruação irregular, alteração de peso, etc.). Cuidar de si mesma é importante tanto quanto o é certificar-se de que o seu quarto esteja limpo e organizado.
O estresse é algo que quase todo mundo experimenta de vez em quando. Apesar de que até certo ponto é normal viver estressada, isso pode transformar-se num problema se o estresse é excessivo ou você não sabe manejá-lo. No começo da sua estadia no país é provável que você sofra um pouco de estresse.
Reserve-se um tempo para relaxar e colocar suas idéias em perspectiva. Durante o tempo livre faça o que você gosta de fazer e experimente alguma coisa nova enquanto estiver tentando estabelecer uma rotina. O bom senso de humor é um valor definitivo para controlar o estresse e aprender a trabalhar com pessoas que falam outra língua e têm outra cultura.

HOSPEDAGEM E COMIDAS:

Quarto individual:

As Au Pairs devem ter um quarto onde possam estar sozinhas no tempo livre para descansar.
O quarto deve estar limpo e ter, pelo menos, uma janela, uma escrivaninha, uma cadeira, um closet, uma prateleira/estante, um guarda-roupa ou outro lugar onde a Au Pair possa colocar seus objetos pessoais.
O quarto pode ter televisão, som, ou outro aparelho de recreação, ainda que não seja um requisito obrigatório.
Também devem ser fornecidos a Au Pair lençóis, travesseiro, cobertores e a família é responsável por trocá-los quando acredite que seja necessário.

Banheiro:

As Au Pairs devem ter acesso a um banheiro com pia, banheira ou chuveiro e vaso sanitário. Pode ser um banheiro para ser dividido com os demais membros da família, de acordo com o que estiver disponível. Também devem ser oferecidas toalhas de corpo e de rosto, as quais devem ser trocadas no momento em que a família acredite que seja necessário.

Comidas:

As Au Pairs têm direito a um mínimo de 3 (três) refeições por dia, incluindo café da manhã, almoço e janta, de acordo com as normas culturais do local de destino. A comida deve ser saudável e de boa qualidade.
A Au Pair deve avisar à família anfitriã sobre qualquer tipo de restrições antes de aceitar a ocupação/cargo.
Normalmente a Au Pair tem de adaptar-se aos hábitos alimentícios e costumes da família, e não ao contrário.
A família anfitriã pode estabelecer restrições quanto ao uso de algumas peças da casa e/ou em relação ao acesso a certos aparelhos como a televisão, o computador, etc. No entanto, essas regras devem estar claramente definidas com antecedência e de maneira tal que a Au Pair possa compreendê-las e as aceite.

NOSTALGIA - MELANCOLIA:

Quando a Au Pair chega à casa da família anfitriã num país desconhecido, necessita tempo para adaptar-se, bom senso de observação e comunicação, com a finalidade de integrar-se rapidamente.
No caso da Au Pair, é normal sentir saudades quando você deixa sua casa, sua família e seus amigos pela primeira vez e viaja a um lugar desconhecido.
É fundamental participar da vida da família anfitriã e compartilhar das suas atividades, sair com eles e mostrar-se interessada em saber quem são e quais são os seus costumes.
Também é importante não ter o hábito de ficar trancada no quarto ou passar todo o seu tempo livre na frente do computador.
Para evitar a tristeza, é importante fazer novos amigos o mais rápido possível.
Ao chegar, pergunte à família anfitriã se ela pode ajudá-lo a conhecer outras pessoas próximas, como por exemplo, outras Au Pairs que poderão entender a sua situação de deslocamento ou solidão.
Desta maneira você poderá conhecer gente nova e fazer coisas novas de maneira segura. Isso também lhe permitirá trocar idéias e opiniões, além de redescobrir sua cultura e tradições, junto com as do país no qual está vivendo. Ser curioso e ter mente aberta também facilitarão sua adaptação.
No caso da família, é importante integrar a Au Pair na vida familiar e permitir-lhe algumas diversões (saídas, esportes, viagens, etc.) de tal maneira que possa sentir-se cômodo com vocês e desfrutar da nova vida, já que é fundamental incentivar-lhe com as atividades e o trabalho com as crianças.
A Au Pair tem que se sentir aceita e útil para poder transformar-se e fazer parte de uma nova vida familiar.

REGRAS PARA AU PAIRS:

O programa Au Pair é uma forma ideal de melhorar um idioma estrangeiro, experimentar outra cultura e viajar. No entanto, para participar há alguns requisitos que devem ser respeitados. Trata-se de um programa de trabalho e não de férias ou um programa de viagem.
Este trabalho requer autodisciplina, mente aberta, adaptabilidade, flexibilidade, compreensão e maturidade. Terá desafios como: compreender e aceitar gente de diferente cultura, aprender a comunicar-se em outro idioma, etc. Você conseguirá colher desse programa aquilo que investiu nele.
Como Au Pair, você será uma jovem embaixadora do seu país e sua cultura. Certifique-se de projetar uma boa imagem do seu país e da sua cultura.
Como acontece em qualquer cargo de trabalho, devem-se respeitar certas regras, normas e princípios. É sua responsabilidade certificar-se de completar a ocupação.
Ninguém mais, que não seja você, pode ser responsável por pôr em risco sua ocupação devido à impossibilidade de respeitar as regras da família ou qualquer outra norma.
Enquanto estiver cuidando das crianças da família, você deverá ser cuidadoso, consciente e comprometido.
Você será membro ativo da família anfitriã (estará presente nas refeições, participará das atividades sociais e culturais, etc.).
Você deverá respeitar a autoridade, os hábitos e o estilo de vida da família anfitriã.
Deverá manter seu quarto limpo e ajudar a família anfitriã com a limpeza dos espaços comuns (banheiros, sala de estar, cozinha, etc).
As atividades que deseja realizar no tempo livre estão a seu critério, sempre que o seu comportamento não prejudicar a família anfitriã. No entanto, quando estiver cuidando das crianças, estiver em casa ou participando de atividades com a família anfitriã, você deve tentar manter o comportamento e os valores da família.
Você deve respeitar o esquema de trabalho. Suas férias e tempo livre deverão ser planejados com antecipação e a família anfitriã deve estar de acordo.
Não é permitido que membros da sua família ou amigos permaneçam na casa ou perturbem a família anfitriã.
Você deve respeitar todas as leis e costumes do país.
Está proibido usar ou possuir drogas ilegais, abusar do álcool ou de drogas prescritas e, inclusive, fumar.
Não pode cometer nenhum tipo de assédio ou violência sexual.

ATIVIDADES DOMÉSTICAS:

A garota Au Pair é geralmente uma ajudante da família que, além disso, cuida das crianças. Também pode ser necessário que ela realize algum trabalho de casa leve, como por exemplo:

Ajudar a preparar as refeições
Estender e limpar a mesa
Fazer a lista de compras
Fazer a limpeza de áreas comuns
Lavar e passar roupas

As tarefas devem estar bem definidas para que haja entendimento entre a garota Au Pair e a família anfitriã antes que a Au Pair aceite a ocupação.
Para a família, é importante mencionar ditas obrigações como parte do trabalho diário ou semanal da Au Pair. Reserve um tempo para anotar as suas necessidades e o que não é essencial. Desta maneira, estará claro para as potenciais Au Pairs quais são estas necessidades e você estará seguro de que elas poderão satisfazê-las.
Para a garota Au Pair, é necessário estar ao tanto de todas as obrigações solicitadas pela família e ser franca se não se sente cômoda com alguma delas. Não sobreestime suas habilidades e seja sincera sobre o bem que pode fazer ou aprender a fazer uma tarefa.

Trabalho pesado deve ser estabelecido previa e claramente entre a garota Au Pair e a família anfitriã. O conceito de Au Pair não significa encontrar alguém que realize todas as tarefas domésticas em lugar de atividades profissionais.
As exigências da família anfitriã quanto as principais tarefas de casa devem estar bem claras para ela e para a Au Pair, antes que a segunda aceite a ocupação. Alguns exemplos de trabalhos importantes são:

Preparar e fazer as refeições
Limpar janelas, paredes, tetos e pisos da casa
Fazer as camas, além da própria e da cama das crianças
Cortar grama
Para a família, é importante mencionar o trabalho a ser realizado pela garota Au Pair, se você considera isso essencial. Desta maneira você poderá estar seguro de que a garota Au Pair é consciente do que você espera dela, antes mesmo de aceitar a ocupação/cargo em sua casa.

TATUAGENS - PIERCINGS:

Nem sempre tatuagens e perfurações são aceitas e podem, inclusive, ser motivo de desavenças entre você e a família anfitriã dependendo do estilo de vida da família e da forma na qual encarem a criação dos seus filhos.
De interesse da Au Pair: Se você tem tatuagens ou perfurações visíveis que queira manter consulte a família anfitriã para estar seguro de que ela não se importa que você as tenha.
É uma questão de respeito, dado que é de sua obrigação adaptar-se à família anfitriã e não que as pessoas que a compõem amoldem-se a você.


Leiam também:
Diário de uma Au Pair I, II, III, IV , V, VI, VII e VII.


Desejo Boa Sorte p/ vcs!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...