Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Intercâmbio por agência ou conta própria?



Ao pensar no intercâmbio, geralmente vem aquela dúvida na cabeça: “Fazer sem agência de intercâmbio ou  com agência de intercâmbio?”, eis a questão.

O movimento de brasileiros em busca de experiência no exterior tem crescido cada vez mais, quem tem o desejo de fazer intercâmbio ou simplesmente conhecer a Europa, aproveite o momento da crise no Brasil para embarcar neste sonho e voltar mais competitivo no mercado, pois os processos seletivos tem sido cada vez mais acirrados e exigentes. 
As opções mais procuradas para estudar inglês são: Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Inglaterra e Irlanda. Desses países, a Irlanda é o mais indicado para ir sem o apoio de agências.
Você precisa pensar em todos os detalhes na hora de organizar um intercâmbio por conta própria, faça uma lista com os tópicos fundamentais, para evitar esquecimentos, pois com disciplina e organização tudo fica mais fácil. 

ATENÇÃO - PASSOS IMPORTANTES:

  • A primeira providência a ser tomada é providenciar o passaporte.
  • Definir para onde quer ir e isso vai depender do idioma que quer estudar.
  • Definir qual o tipo de acomodação.
  • Avalie seu nível de inglês, pois quem não tem conhecimento do idioma, possivelmente enfrentará mais dificuldades em planejar o intercâmbio sozinho.
  • Avalie sua disponibilidade e paciência para as pesquisas, pois são muitas horas de buscas para um bom planejamento da viagem.

Os preços nas agências não estão tão atrativos assim, devido a algumas taxas que são incluídas, porém comprando o curso diretamente com a escola não terá a mesma flexibilidade que uma agência para parcelar, normalmente os cursos são pagos à vista. 

A Internet facilita muito a vida dos mochileiros, através de uma profunda pesquisa é muito tranquilo fazer tudo diretamente e de forma muito segura. Basta você comprar uma passagem, seguro viagem, ver uma acomodação (casa de família, hostel ou república estudantil), escolher o país e fazer as malas.

Dicas para procurar hospedagem por conta própria:
  • Pesquise no Google: “Alquiler em casa de família”.
  • AIRBNB, site específico para alugar quartos, a ideia é que você seja um hóspede e não um colega que divide as contas e as tarefas domésticas. Portanto, o Airbnb costuma ter um preço mais elevado, mas mesmo assim, pode-se encontrar valores mensais bastante acessíveis.
Nos países mais procurados por estudantes tem a possibilidade de comprar um curso de inglês diretamente com as escolas, muitos me perguntam se devem contratar uma agência de intercâmbio ou não, a minha resposta é que isso depende muito, pois cada caso é um caso. 

Vantagens sem agência
  • Não há taxa de assessoria já que este serviço é direto com a escola, portanto o curso fica mais barato.
Desvantagens sem agência
  • Falta de flexibilidade no pagamento, as escolas dificilmente possuem estrutura para atender as necessidades dos brasileiros, portanto o pagamento deverá ser à vista;
  • Inevitavelmente pagará taxa de transferência internacional em seu banco para fazer o pagamento na conta da escola no exterior;
  • O estudante terá que lidar com todos os trâmites burocráticos como a matrícula, pagamento, seguro e o visto;
  • Caso não tenha conhecimento da língua inglesa, precisará de alguém para te ajudar pois na maioria dos casos os documentos necessários para preenchimento são em inglês;
  • Ao fazer uma transação internacional diretamente com a escola, não há nenhuma proteção na transação pois não é uma compra em território brasileiro, portanto, se a escola falir ou algum outro problema acontecer, o estudante será o único que poderá resolver todos os problemas e com certeza sairá no prejuízo;
Então, por que não tentar um intercâmbio por conta própria? 

Agências de Intercâmbio
As agências vendem pacotes de intercâmbio em diversos países e tudo o que está relacionado a viagem. Seu papel é justamente orientar o cliente no que for necessário para uma estadia segura e proveitosa.
Poucas agências são especializadas por região geográfica e/ou análise individual, de acordo com o perfil social e econômico de cada cliente. 
Todas agenciam ou representam cursos no exterior, seguros, passagens aéreas e outros serviços que são comissionados. O preço que as escolas de idiomas cobram são praticamente iguais, qualquer um pode vender os cursos, porém algumas agências conseguem reduzir o custo do pacote de intercâmbio porque estrategicamente abrem mão de parte de sua comissão e compensam na venda de outros serviços. 
Normalmente as agências que vendem os cursos mais baratos são as escolas que mais tem brasileiros, mas nem sempre esta informação é passada ao cliente.
Muitos contratam agências e são iludidos, nem sempre pela ma fé, mas pela falta de experiência dos processos. 

Vantagens da agência de intercâmbio
  • Maior comodidade com a orientação de um consultor experiente no assunto que poupará seu tempo;
  • Realização de todos os trâmites necessários sem trabalho para o estudante;
  • Maior segurança e flexibilidade na forma de pagamento com possibilidade de parcelamento;
Desvantagens da agência de intercâmbio
  • Ficar limitado com as opções de escolas com as quais as agências de intercâmbio trabalham;
  • Pagamento de taxa de assessoria;
  • Podem cobrar um valor acima do preço da escola;
  • O valor do dólar é conforme a cotação da agência.
Se já tem experiência com viagens internacionais, o meu conselho é VÁ SEM AGÊNCIA!!
Tem disciplina, coragem e disponibilidade para as pesquisas? VÁ SEM AGÊNCIA!

Se você é muito jovem ainda, nunca saiu do seu país de origem e tem medo, o meu conselho é VÁ COM AGÊNCIA!!
A decisão é sua!! 


Já teve experiência fazendo intercâmbio sem agência? Deixe seu depoimento nos comentários!

Não deixem de se inscrever no canal do YouTube e acompanhar os próximos vídeos.

4 comentários:

  1. Ótimas as suas colocações. Existem agência que vendem intercâmbio e existem agências que promovem vivências, experiências e oportunidades. Estas são as que têm seu foco no indivíduo, em suas expectativas, planos no presente e para o futuro. Existem agências que representam grandes e reputadas instituições de ensino, mas que não orientam seus clientes pela lógica de mercado, mas pela lógica que abrange objetivos, possibilidades de realização e satisfação, com foco no crescimento intelectual, mas também emocional, em amadurecimento.

    Oxford tem qualidade incontestável, mas é a melhor escola para todos, indiscriminadamente? A instituição maravilhosa onde seu primo estudou é perfeita para você? Quais são seus anseios, medos, desejos? O que representa desafio para você? Quem você é hoje e quem você quer ser quando voltar do intercâmbio, independentemente da sua idade?

    Intercâmbio deve ser uma vivência transformadora, para o bem. Nunca será livre de imprevistos, já que o mundo é dinâmico, assim como as pessoas, mas, bem orientado, será um grande aprendizado. É nesse contexto que se insere a consultoria educacional como a oferecida pela CP4 - Cursos no Exterior há 21 anos, resultado da experiência de mestra em educação dedicada à educação internacional.

    No site da empresa (www.cp4.com.br) existem um blog, opiniões de pessoas de todas as idades, dicas de especialistas de diversas áreas (Board of Experts) e outras informações que podem ser úteis a todos que pensam em fazer intercâmbio - dicas importantes e que ajudam a identificar onde existe consultoria e onde há apenas venda.

    ResponderExcluir
  2. Fiz o meu através da agência de intercâmbio UpStudy ótima empresa me ajudou muito e facilitou muito meu intercâmbio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Muito obrigada pela contribuição ao post. Não conheço essa agência, mas que bom que deu tudo certo. Sucesso pra vc!

      Atte,

      Excluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...