Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

domingo, 27 de abril de 2014

Qual o seu real motivo para fazer um intercâmbio?


Já comentei aqui alguns motivos básicos para se fazer um intercâmbio. Mas agora vou me aprofundar mais nessa história, porque você tem que descobrir quais são os motivos que te faz embarcar nesta aventura. 
Aprimorar um idioma... estudar no exterior... será este mesmo o principal motivo para você optar pelo intercâmbio? Sabemos que hoje em dia falar um outro idioma é fundamental para as melhores empresas, especialmente o inglês, portanto ter morado em outro país tornou-se um grande diferencial para satisfazer as necessidades do mercado de trabalho que ao longo dos anos tem se tornado cada vez mais exigente na busca por profissionais qualificados. Mas, se fosse só por isso você não precisaria gastar tanto em uma viagem como essa, porque no Brasil existem cursos tão bom quanto ou até melhores, se houver dedicação no aprendizado é possível desenvolver outra língua no Brasil mesmo, com a era da tecnologia é possível arrumar um namorado estrangeiro, fazer curso de conversação on line e muito mais. É claro que você prefere a outra opção! A pergunta é, por que?
Você já deve ter falado que estudar outro idioma é chato, que tem um monte de coisas para decorar, verbo no presente, passado, futuro, etc. Uma tática infalível para aprender outro idioma é praticá-lo. E nada mais excitante do que vivenciar essa prática, não é? No exterior você vai ter que se virar de mil maneiras para se comunicar. Vale até apelar para mímica. O importante é que assim você vai aprender.
Fazer um intercâmbio é muito mais do que ir para outro país estudar ou trabalhar. Portanto é  importante tomar cuidado com os reais interesses nisso, porque intercâmbio está virando "moda", muitos querem morar no exterior por puro status e capricho, então ao chegar no país escolhido percebe que nem tudo são flores.
Há também os que encaram o intercâmbio como uma fuga dos problemas, achando que poderá encontrar uma solução mágica para resolver as questões pessoais no exterior. 
Ter uma experiência em outro país transforma sua visão de mundo, amplia sua cultura, você conhece pessoas e lugares que jamais sonhou, faz você rever seus valores e questionar suas verdades, abre sua mente para novas idéias e crenças.
Viver sempre em um mesmo lugar pode ser seguro e confortável, mas pode te fechar para o resto do mundo.
Morar em outro país, com pessoas desconhecidas, tendo contato com uma cultura nova, faz você ser mais independente e confiante, conhecer-se melhor, prestar mais atenção ao que está a sua volta e ver com outros olhos o que é certo e errado, além de acabar com muitos preconceitos. 
Descobre-se novas formas de encarar e resolver problemas, de lidar com determinadas situações. Isso te faz crescer profissionalmente, pessoalmente e emocionalmente também.
Você aprende a passar por tudo sozinho, sem amigos ou família por perto para ajudar. Você aprende a se virar e a conseguir o que busca por seus próprios méritos. 
A experiência do intercâmbio pode ser incrível, eu recomendo a todos!! 

Qual o seu real motivo para fazer um intercâmbio? Deixe a sua contribuição ao post nos comentários abaixo. 

2 comentários:

  1. Nossa muito legal seu post, afinal o blog inteiro é maravilhoso. Meu grande sonho é fazer um intercâmbio para Irlanda, mas tenho minha faculdade para concluir aqui no Brasil primeiro e quero terminar para poder ir para Irlanda sem ter a senssação de ter deixado algo para terminar, quero ir com o coração livre de amarras para poder aproveitar o maximo essa experiência maravilhosa. Mas é dificil da vontade de pegar o proximo avião hehehe.

    Existem tantos motivos incríveis para se fazer um intercâmbio, o fato de vc mudar sua rotina, respirar novos ares, olhar para o horizonte e ver uma paisagem diferente, uma vida diferente do que a mesmisse que vc leva aqui pra mim é um dos principais motivos, renovar a mente sabe.É engraçado que para mim o simples fato de levar minha rotina aqui em solo verde e amarelo, mas com o pensamento do intercâmbio, a idéia de uma experiência diferente, ja faz do meu dia bem melhor.

    Obrigado por este blog tão maravilhoso que alimenta minha sede pela experiência, enquanto eu não pisar em solo verde.

    Gleison Gottesmann.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, sei que deve estah na terra dos Beatles agora e eu aqui na Labuta ;). Eu agree com voce,em tudo que foi escrito. O interessante sao os primeiros motivos que nos levam a sair do pais e as reais razoes que encontramos e passamos a visualizar no momento da chegada no "estrangeiro".

    O tempo por aqui decola a passos largos, cheguei ha seis meses e seems yesterday. A partir de agora eh menos de um ano e go back to BraSil. Chegar lah vamos ver o que vai acontecer. A unica certeza que tenho eh que a vida serah beeemmm diferente.

    Bjaum

    Diogo - Baiano - Galway

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...