Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quarta-feira, 28 de março de 2012

Sweny, a drogaria imortalizada por James Joyce

Para quem gosta de lugares culturais não pode deixar de visitar a Drogaria Sweny, que é citada no romance Ulysses de James Joyce. Nos tempos de Joyce a loja era mantida por voluntários e essa tradição se estende até os dias de hoje. 

A loja Sweny, que fica na Lincoln Place, Dublin 2

A Sweny é um lugar fantástico onde os irlandeses se reúnem semanalmente para ler uma série de Livros do James Joyce e também é uma especie de livraria de livros de segunda mão -de todos os tipos- e a maioria dos que se encontram por lá foi de posse dos grandes colecionadores irlandeses, o que faz da loja um ótimo lugar para se encontrar livros de autores irlandeses desde Joyce até os de menor prestígio. 
 Eu lendo e participando do grupo de leitura


O lugar é único e exala alquimia e magia, é um local bastante frequentado por turistas que buscam o grupo de leitura (quando se está lendo James Joyce na Sweny é como se o tempo voltasse). O grupo reúne cerca de vinte pessoas por sessão, onde cada um ler um paragrafo, até que se termine um capitulo. Quando se termina um capitulo, logo o anfitrião da loja, o P.J (que é um senhor muito simpático, viajante do mundo e que recebe a todos com muito entusiasmo) convida os demais para o pub vizinho, e aí sim começam a debater o capitulo, o livro e o autor (James Joyce). 
P.J Murphy


Para quem está de passagem ou morando em Dublin, não pode deixar de conferir esse lugar que sem dúvida é recheado de cultura, e ainda terá a chance de participar do grupo de leitura (que é de graça) e ainda tomar um delicioso chá irlandês com leite (que também é de graça). 

 Poster de Ulysses, eu com o manequim do James Joyce e o famoso sabonete de limão que foi citado no livro

Eu Arthur Seabra fui convidado pela Luciana Sousa para escrever sobre a loja, pois trabalho lá e garanto que é um lugar diferente e bastante frequentado pelos irlandeses. Então quem quiser visitar a loja, é só chegar (Vão me encontrar por lá). Obrigado, até a próxima e foi um prazer escrever aqui para vocês sobre esse lugar que tanto gosto de estar participando e através da Sweny estou fazendo novas amizades, aprendendo e discutindo sobre o James Joyce.
Para quem quiser conferir e participar do grupo de leitura os horários são: 

  • Segundas e Terças às 13:00 para ler Dubliners
  • Quintas às 19:00 para ler Ulysses 
  • Domingo às 19:00 para ler Finnegans Wake
A Sweny fica na Lincoln Place, Dublin 2
Contato: +353 (0) 86 059 7995

Um comentário:

  1. Adorei a publicação! Quando voltar à Irlanda quero passar lá, minha mãe é fã de James Joyce, ela vai amar!

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...