Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quinta-feira, 15 de março de 2012

O mercado de trabalho na Irlanda

O mercado de trabalho na Irlanda é um dos assuntos mais questionados pelos leitores deste blog, todos querem saber se é difícil conseguir um emprego, em que poderiam trabalhar para sobreviver e como está o mercado de trabalho para os profissionais específicos. 
Este tema exige uma análise muito fundamentada para não sermos tão pessimistas e nem excessivamente otimistas, pois é uma incógnita saber o dia de amanhã. 
É verdade que o mercado de trabalho em todo o mundo está em transformação. A crise econômica existe, porém é hiperdimensionada pelos meios de comunicação que se alimentam dos dramas da humanidade. 
Não podemos levar tudo ao pé da letra para não entrar em depressão. Eu gosto de ver e ter minhas próprias experiências, não ligo muito para o que a mídia relata sobre o competitivo mercado para os jovens recém formados, a menos que o assunto me traga algum fato realmente importante. 
A Irlanda recebe muito bem os estrangeiros. O povo, em geral, já está acostumado com o caráter multi-cultural da mão de obra nas grandes cidades. Existem milhares de ocupações profissionais no mundo inteiro, porém  o mercado de trabalho é mais estreito para os estrangeiros.
Tenho visto pessoas se sentirem felizes trabalhando em sub-emprego, as razões podem ser muitas, como dinheiro, ambiente, horário, etc. 
Uma experiência no exterior amplia a nossa percepção do mundo e abre perspectivas muito interessantes em termos de networking e carreira. Acredito que o profissional torna-se mais flexível e mais capacitado para resolver problemas. A nossa percepção das coisas e a maneira como enfrentamos as tarefas do dia-a-dia estão diretamente relacionadas à nossa experiência profissional, então passar um tempo no exterior certamente contribui para aumentar o nosso leque de opções cada vez que encaramos um problema. É um aprendizado de valor inestimável. 
Fica a pergunta: O QUE VOCÊ FAZ E ONDE QUER ATUAR? Se quiser atuar em um mercado que já está saturado, mostre o seu diferencial!!
O planejamento é essencial, todo profissional precisa descobrir o que quer obter de uma experiência no exterior, para avaliar se os objetivos já foram alcançados ou não. 
Dê a sua contribuição ao post e deixe o seu comentário abaixo!!

6 comentários:

  1. Eu concordo com você! Estou aqui em Dublin e sempre vejo estudantes com esse espirito de ficar em casa olhando o facebook o dia todo... e sinceramente não entendo essas pessoas... mas ao mesmo tempo só lamento. E aqui estou sempre procurando amigos animados e dispostos a conhecer cada vez mais a cultura e a cidade. Adorei o post e parabéns pelo blog ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu estou indo pra Irlanda em março ou abril de 2013,e gostaria já de fazer amizade com um pessoal,pra não ficar tão perdido,sozinho,e deslocado,aí.
      Meu maior e unico medo,é realmente sobre emprego,mas devido o meu ingles ser muito baixo.
      Mas como estou indo pra aprender ingles,tenho certeza que com muita dedicação e força de vontade eu vencerei os obstáculos.
      Me adicionem pessoal,se puderem:
      brunoreeves@hotmail.com
      See yours in Ireland!

      Excluir
  2. Eu concordo com o que você escreveu, é a pura realidade de muitas pessoas que estão aqui em Dublin e eu lamento muito isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Estou indo pra Irlando em março ou abril de 2013.
      Gostaria de já ir conhecendo pessoas daí,pra não me sentir tão sozinho e deslocado.
      Se puderem,me adicionem no msn:
      brunoreeves@hotmail.com
      Eu sou legal,divertido...hahahaha
      Meu unico e maior medo,é em relação a emprego,devido o meu inglês ser muitoo baixo.
      Porém estou indo pra aprender inglês,e com muita força de vontade e dedicação tenho certeza que vencerei os obstáculos.
      Beijos e abraços!

      Excluir
  3. OI Lu, vc naum foi em POrtalington me ver, mas eu te encontro sempre por aqui neh? ;)

    Gostei do post, bem legal, como sempre. Mas, minha opiniao eh um pouco diferente em relacao ao mercado de trabalho. Em Dublin, como eh a capital, maior cidade do pais, eh mais facil conseguir algo. Quando a countryside entra, ai o bicho pega.
    Morei em Galway e conheco muita gente do lado de lah que trabalha, por outro lado conheco muita gente tbm que naum consegue nd ha um bom tempo. Talvez por causa do inverno ( jah se foi,Thank God!) ou pq estah dificil mesmo.
    Acredito que a crise economica na Europa naum contribui de maneira significativa na chegada do brasileiros por aqui na Irlanda, pois ha varias alternativas de "sobrevivencia" nesse gelo aqui. Pode trabalhar de forma normal, pode ser Rickshaw, pode fazer trabalhho voluntario e ainda pode ser homeless, eheheheh. Muitas opcoes neh???
    Mete as caras e lembre-se quem estah em crise eh a Europa naum vc!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Essa e para todos!Depois de passar uma vida muito boa aqui no Brasil e ganhar uma grana boa mensalmente e conhecer cidades maravilhosas e muitas outras coisas!Conheci o que faculdade e gostei, pois ganhava bem e não dei valor,agora me lasco até!De ocúlos,toda grana que ganhei torrei!Não façam isso!Se com 20 anos de idade ganhava em media uns 20,000 por mês trabalhando como empreiteiro de obras e sem filhos hoje sustento filhos faculdade e mulher com 2500 reais!Acredito que sozinho eu consiga sobreviver em Dublin!Graças a Deus de todas as oportunidades que criei e não que me deram alguma oportunidade,pois oportunidade se cria!Acredito que estarei aqui contando para vocês o que vou conquistar quando estiver em Dublin!Pois para os que escolhem serviço existe o desemprego!e para os que querem fazer serviços que não são da área,por gentileza queiram aprender!E não façam merda e depois digam que são digam são da área!Pois ai fica complicado pra categoria!Então tudo depende de vocês conquistarem a confiança e confiança não tem preço,mais te da emprego em qualquer lugar do mundo!Se dediquem nos estudos e na vida para serem lembrados!Gente pra quando eu estiver em Dublin conto com vocês meu email:empreiteira.salomaosergio@gmail.com /facebook.salomaosergio.com me add!

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...