Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sexta-feira, 18 de maio de 2012

De volta ao país, brasileiros sofrem 'síndrome do regresso'

Este assunto me assustava um pouco, eu já senti isso e é ruim demais, voltar à velha rotina é sempre um processo, fui alertada sobre isso na preparação pré-viagem para Portugal
Os sentimentos de quem retorna para casa normalmente são muito confusos, pode até gerar uma depressão, muitos enfrentam uma tristeza sem explicação. Mas felizmente para certas leis há exceções. Desta vez não me sinto confusa ou perdida, pois sei onde quero chegar, estou muito bem e feliz por isso.
"Retornar é uma nova imigração", diz a psicoterapeuta Sylvia Dantas. "A sensação é de que perdemos o bonde, estamos por fora do que deveríamos conhecer como a palma da mão."
Muitas pessoas que saíram pelo mundo podem vivenciar a "depressão pós-intercâmbio" no retorno, é importante se preparar para o regresso ao país de origem. Não é que o lugar fica sem muitas qualidades, é a própria pessoa que sente-se perdida e precisa reencontrar o seu lugar novamente. 
A dica é não ficar sozinho, procurar manter a mente sempre ocupada e estar em contato com a natureza ajudará bastante neste processo.
"A adaptação em um país diferente acontece em seis meses, já a readaptação ao país de origem demora dois anos", diz a psicóloga Kyoko Nakagawa.
Devido a grande quantidade de brasileiros que viviam no exterior estarem retornando ao Brasil, e devido a imensa dificuldade de readaptação e reintegração ao mercado de trabalho brasileiro, o  Itamaraty lançou o “Guia de Retorno ao Brasil”, distribuído nas embaixadas ou clique no link acima.

3 comentários:

  1. A discussão não é o Brasil, (em relação a beleza, a sol, terra, mar, alegria, culinária...) é o choque que tomamos quando voltamos, pq tudo fica diferente... Pq o tempo que ficamos fora as pessoas continuaram suas vidas, a cidade muda, os transportes, a programação, nossos amigos (casam, tem filhos...) não é dificil mais até para se reiniciar o mercado de trabalho é um pouquinho demorado... O Começo é dificil, é uma readaptação a tudo aquilo que gostamos, porém aprendemos a gostar de outras coisas que vivemos fora tbm... Mas vai dar tudo certo, o negócio não é pirar, é ter paciência que tudo vai voltar ao normal... Não adianta voltar e querer retomar tudo de uma vez, é em pequenas doses, se não acaba batendo a depre msm... #ficaadica#

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário da Vanessa. Muito sábio.

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vinda. O Brasil oferece hj muitas possibilidades. Voltei da Irlanda em 2010 e readaptação realmente foi muito difícil: recomeçar do zero, emprego, casa, rotina. Mas pra nossa surpresa, no mesmo ano eu e meu marido fomos aprovados num concurso publico e hj estamos felizes de termos voltado na hora certa. Um pouquinho de paciência e de esforço as coisas se encarregam de ajeitar. Boa sorte. No final, td dá certo.

    Lígia

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...