Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bruxellas em 2 dias!!

No final de semana fui conhecer a capital da Bélgica com mais 4 amigos, assim incluí o 11º país na minha lista de viagens... definitivamente viajar se tornou um vício!! 
Planejamento: 
Comprei as passagens na Ryanair por 25,00 euros ida e volta, fiz a reserva de um apartamento privado para 5 pessoas no site Booking, que custou 60,00 euros para cada as 2 noites. Esta viagem foi a mais barata de todas que eu já fiz, foi planejado conhecer Bruxellas em um dia e Brugges no outro dia, porém não queríamos fazer nada correndo como normalmente acontece nas viagens e preferimos incluir Brugges em uma próxima viagem, fiquei com uma dorzinha de cotovelo, mas nem sempre dá para fazer aquilo que queremos.
Degustar um bom vinho ao lado dos amigos e curtindo a Europa não tem preço!!

Informações Gerais: 
- A Bélgica é a sede da União Européia e Bruxellas a capital da Bélgica, de fato não tem muito o que conhecer lá, se tudo for muito bem planejado 2 dias são suficientes para conhecê-la. 
- O país tem três idiomas oficiais: holandês (flamengo), alemão e francês, mas nas áreas turísticas é possível falar inglês que eles entendem. 
É um país pequeno, com cerca de 11 milhões de pessoas, que não perdeu suas raízes.
- A moeda corrente é o Euro.
- Alguns pontos turísticos não ficam no Centro, como o Atomium e a Mini-Europa, a melhor opção é usar o metrô. O mesmo bilhete também é válido para usar o bondinho (tram) e o ônibus, custa 3,30 euros ida e volta, 4,50 para usar o dia inteiro e 1,80 apenas ida.


Imigração na Bélgica: 
Assim como em todos os países da EU, brasileiros não precisam de visto para uma permanência de até 3 meses, porém a imigração questionou o motivo da viagem, quantos dias vai permanecer e quanto tinha em dinheiro, então fiquem atentos e esteja com a passagem aérea de volta, reserva do hotel e passaporte em mãos. 

Como chegar no Centro?
No aeroporto Charleroi pegue o Shuttle Bus, que sai a cada 30 minutos, vai até a estação principal de trem da cidade, chamada Brussels Midi. O trajeto é de 45 minutos e custa 13 euros ida e 22 euros com a volta.  

Delícias Belga:
- Os belgas afirmam que foram os inventores da batata frita, que é vendida em um cone de papel por toda a parte, custa entre 2,00 e 5,00 euros. 
- Assim como os Waffles ou Gaufres, que custa entre 1,50 e 4,50 euros, tem de chocolate, nutella, sorvete, frutas e apenas com açúcar como os Belgas comem, a massa é uma delícia.
- É o destino perfeito para casais, porque os homens adoram as cervejas e as mulheres os chocolates. Os chocolates são encontrados em inúmeras nas lojas, são completamente irresistíveis, tem de todos os preços, algumas lojas com direito a prova, lembra um pouco Gramado-RS
- Lá tem diversas opções de cerveja, quando for a um barzinho, uma boa escolha é pedir o “sample”. O garçom vai trazer 5 tipos diferentes em copos pequenos. Custa em média 7 euros.
A culinária em Bruxelas é vasta e tem grande influência francesa, em muitos pratos são utilizados cerveja, eu comi uma carne cozida com molho de cerveja simplesmente maravilhosaaa.

O que fazer em Bruxellas?
Nós chegamos no apartamento e fomos logo passear pela cidade, na Grand Place, no museu HQ, o menino mijão, comemos batata frita, waffle e descansamos um pouco para sair à noite. Então fomos numa balada grega chamada The Bar, estava muito animada, não pagamos para entrar, tinha uns gregos dançando e quebrando pratos, segundo a tradição deles, foi uma noite muito divertida e ficamos lá até às 05:00hs.
No domingo não conseguimos acordar cedo, mas fomos no Atomium, almoçamos no restaurante brasileiro Show Brasil, a comida estava ótima e fomos muito bem atendidos, fica ao lado na Mini-Europe. Fizemos os passeios com bastante calma, voltamos para Grand Place, compramos lembrancinhas, fomos ao Palácio Real, passeamos pelas galerias, fizemos um jantar no apartamento acompanhado de um bom vinho e fomos descansar. 
- A Bélgica também é referência mundial em história em quadrinhos. O Tin Tin e os Smurfs nasceram lá e em Bruxelas tem até um museu dedicado à arte. Fica na rue des Sables 20,  há poucos minutos da Grand Place. A entrada custa 5,00 euros para estudante.


- Um dos lugares mais famosos e bonitos da cidade é a Grand Place, também chamada de Grote Markt, é considerada a praça mais bonita do mundo, fica muito bonita quando está iluminada, tem prédios com uma arquitetura  impressionantes e a cada dois anos, no mês de agosto, o local é coberto por um tapete de flores. Além de abrigar o museu de música e o museu da cerveja é o local de manifestações, festas e comemorações.
- Pertinho da Grand Place, tem a Manneken Pis Fountain, uma estátua do famoso menino mijão. Ele é bem menor do que todos pensam, vive cercado de turistas, em todas as lojas de souvenirs vende o garotinho fazendo xixi e tem mais de 800 roupas. 
A lenda diz que durante uma das batalhas da Bélgica, um grande general foi morto em batalha junto com seu inimigo. Seu filho que estava próximo, ao ver seu pai morto, em uma atitude de desprezo urinou no corpo morto do soldado que matara seu pai. Essa imagem ficou marcada e decidiram fazer uma estátua que hoje se encontra em Bruxelas.
- O Atomium é um dos símbolos de Bruxelas, que foi construído em 1958 para uma exibição mundial. É muito grande e bonito, principalmente à noite quando fica todo iluminado. São nove bolas gigantes que representam os átomos, são interligadas por escadas rolantes. Não achei interessante subir, apenas tirei fotos por fora, custa 11,00 euros a entrada. Para chegar lá, basta pegar o metrô 1A e descer na última parada, estação Heysel. 

Bem próximo tem a Mini-Europe, com miniaturas dos pontos turísticos mais famosos da Europa, mas infelizmente no inverno não está aberta ao público. A entrada para adultos custa em torno de 17,00 euros. 
- O Palais Royal também deve estar na lista para a visita, tem um parque bem bonito em frente para caminhadas, fiquei impressionada por não tem guardas ao redor.

10 comentários:

  1. Luciana, parabéns pelo Blog! informações super úteis!!!

    viagem a bruxellas esta num dos meu roteiros de intercambio

    Pretendo ir para:
    - Veneza, roma
    - amsterdan
    - bruxellas
    - paris
    - londres
    - Russia
    - africa do sul
    - escórcia


    geralmente quanto gasta em viagens dessas?

    em media 300 euros da pra viajar legal? tipo 3 dias em cada cidade??

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe, eu sempre divulgo os preços de todas as viagens nos posts, desde a compra da passagem aérea até o lanche no Mc Donald´s, porém cada país tem atrações turísticas e preços bem diferentes, em Paris eu já gastei 500,00 euros em apenas 3 dias, assim como na Bélgica 130,00 euros, isso depende muito, até porque os tipos de turistas e suas prioridades variam muito, há os que gostam de museus e os que preferem curtir a paisagem, andar pelos parks das cidades, algumas pessoas não fazem questão de entrar nos lugares e ficam satisfeitos apenas se tirar uma foto do lado de fora, o que não é o meu caso, quando viajo eu gosto de curtir o máximo que o país/cidade tem a oferecer.

    Obrigada por visitar o blog Jornada Pela Irlanda!!

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nao to achando as outras cidades que você passou achei só umas 4 ou 5

      Excluir
  3. Lu, adorei o video! Ficou bem legal!
    Apesar de muita gente dizer que é uma cidade sem graça, eu adorei Bruxelas! Vale sim investir um fim de semana na capital belga. E a Grand Place é realmente linda e tem uma vibe muito boa!
    Diego F.

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciana,

    Parabéns pelo seu blog!!!!
    Bruxelas esta na minha lista de cidades a visitar, quero preparar a viagem com cuidado pois irei visitar Bruges também, aproveitando a proximidade de ambas.

    Acho interessante trocar idéias com pessoas que ja passaram por determinados países pois cada qual possui experiências diferentes e muitas vezes visitam lugares diferentes. O tempo de permanência em cada local sempre é uma incógnita e como você descreveu no outro comentário isso varia entre cada viajante.

    Sucesso em sua Jornada pela Irlanda, com certeza será muito prazeroso no futuro olhar para trás e dizer: Realmente todo esforço valeu a pena!!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oie Luciana
    Nossa adorei seu blog!
    Sou mais uma seguidora, pretendo ir para Bruxelas tbm, já vou olhar suas dicas =)
    Bjao

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog, está show.
    Só retificando, *o museu da cerveja não fica na Grand Place, fica em Schaerbeek.
    *O Mannekin Pis, infelizmente o que contam é só lenda! Tem uma que conta que barbaros queriam invadir Bruxelas (que antigamente era toda cercada por muros, e havia portas espalhadas ao redor: Porte de Namur, Porte de Hall entre outras-vc deve ter visto esses nomes de estaçao de metrô lá né) E aih num dia de festa enquanto os habitantes estavam distraídos, os inimigos posicionaram barris explosivos nos muros que cercavam bruxelas, e fizeram um longo caminho de polvora para poder de longe estourar os barris. Um menininho vendo o que iria acontecer, fez xixi no meio desse caminho de polvora, para apagar a chama e impedir que a bomba explodisse.
    Muito massa né? Mas eh pura lenda! A historia real é das mais sem graça!! Antigamente naquela fonte tinha um leao (como em varios outros lugares de bruxelas), um artista foi contratado pra mudar aquilo e fazer algo diferente, inspirado pelos anjos nus que se encontram em quase todas as igrejas, ele fez esse menininho pelado, e inovou botando ele fazendo xixi kkkkkk
    *E as bolas do Atomium, eu acho interessanteee sim, nao sei se vc sabia mas dentro de cada bola existe algo, lanchonete, restaurante, museu, etc
    *Agora o Palacio Real, se vc for pra lah nas ferias de verao, o palacio é aberto ao publico! Simplesmente espetaaaacular!!! Infelizmente nao se pode tirar fotos nem tocar em nada, mas vale a pena!! LINDO, o salao de festas parece um sonho de princesa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo seu elogio, visita e comentário, realmente agregou muito a este post, seja bem-vinda sempre!!

      Att,
      Luciana Sousa

      Excluir
  7. Olá Liuciana,

    Estou indo a Bruxelas agora em Abril, e fiquei interessadissimo nessa baladinha grega ai.

    Onde fica o The Bar, procurei no google e não achei nada.

    Pode me dizer ?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Lu,

    Suas trips e dicas sempre sensacionais.

    Brugge é unmissible você precisa voltar, fazer o passeio de barco e curitr um dia é suficiente.

    Viajar é um vício mesmo, estou viciado.

    Beijos e saudades.

    Dan Valentim

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...