Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Irlanda elege novo presidente na quinta-feira!!


"Pouco mais de três milhões de irlandeses estão convocados para comparecem às urnas nesta quinta-feira e escolher seu novo presidente entre sete candidatos.
O vencedor desta eleição sucederá no cargo a Mary McAleese, que permaneceu no posto durante dois mandatos consecutivos (1997-2011), o máximo permitido pela Constituição da República da Irlanda.
Além das eleições presidenciais, o eleitorado irlandês deve se pronunciar também em duas consultas populares sobre assuntos constitucionais.
O primeiro plebiscito propõe introduzir uma emenda na Constituição irlandesa que permitiria ao governo modificar durante seu mandato a escala salarial da magistratura.
Até agora, a Constituição tentava proteger a independência da Justiça ao impedir o Executivo de cair na tentação de castigar os juízes com um rebaixamento de suas gratificações em caso de descontentamento por uma decisão judicial.
A segunda consulta propõe a introdução de outra emenda que procura conceder ao Parlamento irlandês poderes extraordinários para estabelecer comissões investigadoras especiais sobre assuntos de interesse público.
Enquanto parece certo que ambas consultas populares serão aprovadas pelo eleitorado, o nome do próximo presidente ainda é uma incógnita.
Apesar de contar com uma significativa vantagem, segundo as pesquisas, o apoio a Sean Gallagher, de 49 anos, poderia ter reduzido depois dos duros ataques lançados por seus rivais, que o acusam de tráfico de influência.
O empresário, famoso por suas aparições em um reality show, foi acusado de receber um empréstimo sem juros de 82 mil euros, algo ilegal na Irlanda, e de canalizar doações para o Fianna Fáil, partido ao qual esteve vinculado no passado.
O grande beneficiado por uma possível queda de Gallagher seria o candidato do Partido Trabalhista, Michael D. Higgins, que com seus 70 anos é o mais veterano e contaria com o apoio de 25% dos irlandeses, 15% menos que o primeiro colocado, segundo uma pesquisa divulgada na segunda-feira.
Outro candidato que chama a atenção, mas quase não aparece nas opções de voto, é Martin McGuinness, o ex-primeiro-ministro norte-irlandês e antigo dirigente do inativo Exército Republicano Irlandês (IRA)."

DA EFE, EM DUBLIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...