Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Brasileiro dribla as dificuldades e consegue bolsa universitária na Irlanda!!


Olá pessoal, encontrei este texto no site Brasileire, sobre a história com final feliz de um jovem brasileiro na Irlanda, estou postando aqui para vocês sentirem-se encorajados também!!
"HEITOR GONZAGA, se considerava um rapaz sortudo quando conseguiu um emprego como lavador de pratos em Ballyvaughan, logo após suas provas para o "Leaving Certificate" no último verão.
Contudo, o rapaz de 19 anos, membro da comunidade Brasileira no Sul de Galway já conseguiu se livrar do trabalho na cozinha e recentemente recebeu uma bolsa de estudos, para estudar engenharia na Universidade de Galway (NUI Galway).
Heitor, que estudou para seu Leaving Certificate na Escola Comunitária de Gort, devotou muito de sua infância para ajudar o pai a vender legumes no Brasil. Ele chegou em Gort com sua mãe, Traci Silva, três anos atrás com praticamente nenhum Inglês. Sua mãe esperava conseguir trabalho na cidade, que atraiu muitos compatriotas do estado de Goiás na última década para trabalhar nos matadouros e frigoríficos locais.
O professor de Química de Heitor, Chris Moran, identificou as habilidades do Goiano. Ele e seus colegas, incluindo a professora de Matemática, Geraldine Hanley e a professora de Inglês, Margaret Geraghty, encorajaram Heitor a optar por matérias avançadas quando possível.
Ele estudou Matemática-Avançada em apenas um ano, e a Srta. Geraghty conseguiu traduzir as aulas de Química para o Português, para que ele pudesse acompanhar. Todo o esforço realmente valeu a pena com ótimos resultados, mas infelizmente Heitor não tinha condições financeiras para arcar com os custos de uma Faculdade. Todavia, ele aplicou para uma bolsa de estudos oferecida pela a Universidade de Galway para estudantes internacionais.
Ele recorda que chorou bastante quando disseram que ele teria conseguido a bolsa de estudos. Heitor está no primeiro grupo de estudantes que irão estudar no prédio "inteligente" avaliado em mais de 40 milhões de euros. Seu pai, Adilson Gonzaga, quase chegou às lágrimas quando o filho telefonou-o para contar a boa notiícia.
"A Escola Comunitária de Gort foi o primeiro degrau na escada para eliminar a ameaça de um futuro em pobreza, a Universidade de Galway, será o próximo", disse a Srta. Margaret Geraghty.
Ela fez um tributo ao diretor da escola, Denis Corry, a vice-diretora, Amy Talbot, que tem encorajado as crianças da comunidade Brasileira a almejarem uma qualificação no Ensino Superior. Dois ex-estudantes da escola, Adrielle Bras e Adrielle Santos, graduaram em Hotelaria nesse ano.
"Tom Joyce, da Fundação da Universidade de Galway e o Professor Jum War da NUI Galway também reconhecem a necessidade da Irlanda Multicultural a embraçar esses jovens, que tem um potencial muito grande", acrescentou a Srt. Geraghty.
"Como o jovem Michael D. Higgins (candidato à presidência na Irlanda), também teve ajuda a chegar a Universidade, não existe palavras para descrever onde que essa chance de acesso ao conhecimento levará o Heitor", disse a professora."


Fonte: Brasileire.com, Galway University, Irish Independent e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...