Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Por que viajamos tanto?

"Uma das melhores coisas da vida é viajar, mas o que mais te motiva a gastar tempo e dinheiro para visitar um outro lugar?

Quando eu fui ao Brasil de férias, vários amigos me perguntaram se eu consegui juntar uma grana trabalhando no exterior, mas eu respondia objetivamente que não, e então me perguntavam por que? Então tive que dizer... gastei tudo com viagens!! Não gastei com bobagens, fiz um grande investimento em mim. Claro, que isso soa muito mal para pessoas que possuem uma certa limitação para entender isso, pois nunca viajaram. Só numa viagem podemos ter aulas práticas ao mesmo tempo... de história, geografia, gastronomia, sociologia e psicologia.
Eu não consigo imaginar a minha vida sem viagens, uma viagem mal terminou e já faço planos para a próxima. O que me move? Paixão, busca pelo desconhecido, ver, comer, sentir, ouvir, esquecer, lembrar, fugir, conhecer, descansar, fotografar...

Um amigo aqui da Irlanda está voltando ao Brasil no final do mês, morou 1 ano na Europa, só foi em Londres, passeou e viajou muito pouco pela Irlanda, outro dia eu estava conversando com ele e perguntei se ele iria pelo menos em Galway, que é o cartão postal do país, ele me respondeu que não é do interesse dele conhecer mais nada aqui, o dinheiro que ele tem será para comprar roupas, nem tive o que argumentar, engoli a seco, pois para ele não é importante conhecer lugares, ele passou os últimos meses do intercâmbio dentro de casa, apenas estudando, vendo filme ou no facebook, contando os dias de voltar para casa, porém deixando de conhecer as belas paisagens, os museus e castelos... da Irlanda, na minha opinião foi um grande desperdício, mas para ele não, ele está super feliz com as roupas que está levando para o Brasil. Enquanto tem pessoas que deixam de ter certos "luxos" na vida para gastar em viagens... vai entender!! Acho que se todos tivessem a oportunidade de viajar o mundo seria melhor.

O mundo me atrai... às vezes penso que se eu fosse casada e com filhos, nada disso estaria acontecendo em minha vida, mas isso é uma escolha minha, não tem como eu colocar os dois pés na mesma bota!! Ou eu saio conhecendo o mundo... ou caso!! A primeira opção me parece mais agradável!! rsrs. Todas as minhas primas são casadas, exceto eu e mais uma outra, que se casará em breve, e algumas comentam: "Você é que está certa!!"

Sou de uma família portuguesa, meu bisavô paterno tinha negócios na França, meus avôs paternos vieram de Portugal para o Brasil, trazendo meu pai com 4 anos e tia com 7 anos, iludidos por uma terra que manava leite e mel, e eu passei 30 anos da minha vida ouvindo a minha avó falar sobre isso, a minha curiosidade era grande para conhecer a Europa, quando eu fui em Portugal, uma onda de emoção tomou conta de mim, foi mágico e maravilhoso conhecer o cenário das histórias da vovó, desde então o meu desejo por viagens só cresce, principalmente pela Europa, eu amo demais estar aqui!! Já que a vovó não está mais aqui para me contar histórias, e ela deixou esta sede em mim, eu mesma vou escrevendo a minha história e marcando minha existência nesta vida, acreditando sempre que ela está me aplaudindo em algum lugar!! Um dia ela me disse que se ela pudesse viajaria comigo também, mas infelizmente no auge dos seus quase 90 anos de idade... isso já não era possível... então enquanto eu tiver fôlego eu farei todas as viagens que eu puder... já estou atrasada para isso!!"
Criei uma enquete para pesquisar o motivo que lhe faz deixar tudo de lado e embarcar numa viagem, dê a sua contribuição neste post clicando na enquete abaixo ou deixe nos comentários a sua opinião.


O que mais te motiva a gastar tempo e dinheiro para visitar um outro lugar?
Curiosidade
Conhecimento cultural
Compras
Espiritual
Ver lugares e paisagens
Aliviar o stress
Meta
Paixão
Lazer
Outros

Curiosidade
  7 (35%)
 
Conhecimento cultural
  10 (50%)
 
Compras
  3 (15%)
 
Espiritual
  3 (15%)
 
Ver lugares e paisagens
  8 (40%)
 
Aliviar o stress
  3 (15%)
 
Meta
  7 (35%)
 
Paixão
  9 (45%)
 
Lazer
  6 (30%)
 
Outros
  1 (5%)
 


Já dizia o Cazuza: "Quem tem um sonho não dança, quem vem com tudo não cansa."

3 comentários:

  1. Sempre tive vontade de viajar, morar fora e me virar sozinho. Talvez seja por isso que passei pela primeira faculdade, estou na segunda e ainda busco esse sonho. Minha primeira lembrança, podemos dizer o despertar de tudo, eu tinha por volta de 12 anos e meu tio já morava na Europa, mais precisamente em Amsterdã há um ano. De férias no Brasil, fui visitá-lo, mas a visita não influenciou tanto, o uqe definiu qo ue eu iria fazer mais de 10 anos após, foram as pesquisas feitas sobre o país, sobre a Europa e a consciência que fui ganhando durante o passar do tempo. A minha maior motivação para viajar está centrada em conhecer o desconhecido, conhecer pessoas, aprender novas línguas, decifrar o indecifrável e vivenciar experiências impensáveis. Ufs, acho que é isso.

    Ps: Ainda começarei minha jornada, que ela seja longa, bem longa.

    Massa o post. Demonstrou toda a sua paixão por viagens.

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Opa!
    Acho que vc comentou de mim "exceto uma que casará em breve".
    s
    a
    u
    d
    a
    d
    e
    s ----------- beijos
    Carinhosamente,Ana Paula de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Vc. prefere viajar ,,,eu tb..rsrsrs

    Mas pense que o bom na vida é fazer

    o que se gosta....

    Não aceita,,,mas respeita,,,,esse é o lema.

    Pode ser que um dia,,alguém mude de roupa,de

    ideia e resolva viajar....rsrsrs

    Yra doce.

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...