Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Castelo Rock of Dunamese - Irlanda

Hoje fui passear em um castelo próximo da minha cidade, em Portlaoise, acredito que poucos devem ter ido até lá, só tem acesso de carro.









O castelo tem uma vista deslumbrante sobre a paisagem circundante que fizeram do Castelo Rock of Dunamese um lugar estratégico para construir uma fortaleza. O primeiro assentamento conhecido sobre o castelo foi Dun Masc, ou Fort Masc, uma liquidação antecipada cristã que foi saqueada em 842 pelos vikings. Quando os normandos chegaram na Irlanda no ano de 1100, Dunamase se tornou a mais importante fortificação Anglo-Normanda, em Laois. O castelo fazia parte do dote da filha de Diarmuid Mac Murrough, o rei de Leinster, quando ela foi dada em casamento ao conquistador Norman Strongbow em 1170.Quando Isabel, filha de Strongbow e Aoife, casou com William Marshal, Conde de Pembroke, Dunamase era parte do seu dote. É provável que Marshall realizou algumas obras quando ele viveu ali, entre 1208 e 1213, embora a maior parte do castelo foi construída antes disso.O castelo foi sucessivamente mantido por cinco gerações da família Marshal antes de passar para a família de Mortimer, através da filha de Marshal, Eva de Braoise, que passou o castelo para sua filha Maud quando casou com Roger Mortimer. Todas as terras de Mortimer, incluindo Dunamase, foram confiscadas para a Coroa em 1330. Pouco depois, o castelo parece que foi passado para as mãos do O'Moores e foi abandonado.A tradição local diz que o castelo foi cercado e destruído pelos generais Cromwellian Hewson e Reynolds em 1651. Embora não existam registros contemporâneos desses eventos, é provavelmente a melhor explicação para o estado ruinoso do castelo como o vemos hoje.Em 1795, John Parnell, chanceler do Parlamento irlandês, tentou desenvolver uma residência e salão de banquetes em Dunamase. Todas as características medievais, como janelas e portas foram retirados de outras ruínas e adicionado ao castelo neste momento. Parnell quando morreu, seu filho permitiu que o edifício caísse em decadência.Hoje as ruínas sobre o Rochedo de Dunamase são geridos pelo Estado. Escavações arqueológicas e trabalhos de conservação pelo Instituto de Obras Públicas, asseguraram que o Rock of Dunamase vai sobreviver para as gerações explorar.



Um comentário:

  1. Fico imaginando a galera que vivia nesse castelo imenso, imponente e poderoso. Fora a paisagem que é demais. Bom passeio, entrou na minha agenda. Dia 08/10 estou chegando!!!!!! \o/ \o/ \o/ \o/ \o/

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...