Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Oslo - Noruega

"Olá pessoal!! Estou aqui novamente para contar mais uma das minhas aventuras pela Europa, tiro fotos e gravo vídeos pensando em vocês, espero que os posts ajude-os a programarem suas viagens também.

Desta vez eu fui a Oslo na Noruega, muito bem acompanhada por sinal, rs. Comprei as passagens pela Ryanair por 51,00 Euros, porque comprei faltando 2 semanas, mas é possível comprar por 30,00 Euros. Viajei no sábado pela manhã (09/04/11), a vista do avião é fantástica, aconselho a irem na janela para contemplarem as montanhas com neve.
Não fiz o câmbio na Irlanda e deixei para fazer lá, me dei mal, porque no aeroporto de Rygge simplesmente não há banco e o ônibus que leva até o centro da cidade não aceita Euro, fiquei tensa, mas fui ao balcão de informação e disseram para eu pegar o ônibus free até a estação de trem, porque o trem aceita Euro, ufa!! E assim eu fiz, mas chegando na estação de trem tinha um ônibus esperando o pessoal para levar à Oslo e não me cobraram nada por isso. Não entendi!!


Cheguei no centro de Oslo e fui à estação de trem para fazer o câmbio, a Coroa Norueguesa tem tantos números que até confunde. Passei no Burguer King para um lanche rápido e fui para o Hotel Perminalen, paguei 48,00 Euros na diária e adorei em todos os quesitos, limpeza, atendimento, localização, café da manhã, estrutura e ambiente.


No sábado eu fiquei sozinha em Oslo, então fui passear pelo Porto e me ambientar com a cidade, é muito fácil se localizar por lá, porque a maioria dos pontos turísticos são centrais, o que facilita muito a vida dos turistas. Tentei ir a um lago que indicaram num blog que eu li, mas não consegui chegar, então fui ao Vigeland Park, um park de esculturas belíssimo e caminhei pelo Porto.
A Noruega é impactante, um país bem montanhoso e integrado com o mar. Os habitantes são bonitos e a maioria fala inglês. A arquitetura se baseia muito na madeira, produto abundante nessa terra cheia de florestas. Oslo apesar de capital parece uma cidade de médio porte, é possível conhecer em dois dias tranquilamente.
No domingo tinha apenas uma farmácia aberta na cidade, por incrível que pareça eu não vi supermercado na cidade, mas parece que tem no shopping.
Infelizmente não consegui ir na Catedral, construída em 1697.

Nobel Peace Center, o lugar onde é entregue o Prêmio Nobel da Paz!!

Preço do passeio clássico de barco pelos fiordes, eu procurei muito na internet esta informação e não encontrei, então está aqui para vocês.

Shopping Center no Porto de Oslo

Porto de Oslo, região nobre, com vários restaurantes chiques e cafés à beira do porto, com cinemas, teatros, galerias, lojas, um ótimo local para caminhar e olhar pessoas. Muitos acham a cidade caríssima, mas não achei muita diferença não, por exemplo, eu paguei 12,00 Euros num lanche no Burguer King e na Irlanda custa uns 9,00 Euros.

Vigeland Park, um park de esculturas, o lugar mais visitado pelos turistas e a entrada é gratuita.

Vigeland Park

Vigeland Park

Vigeland Park






Park com 192 esculturas de Gustav Vigeland. Duas em particular, a Roda da Vida, o Monolito (uma coluna de quase 20m com mais de 100 figuras humanas). Tem também restaurantes a céu aberto, quadras de tênis e piscinas.







No domingo, acordei cedo, tomei o café da manhã no hotel e saí para ir ao Folke Museum, peguei um barco para lá, paguei no bilhete de ida e volta o equivalente a 10,00 Euros, e o museu 10,00 Euros também, queria conhecer o Museu dos Vikings, mas não tive tempo, porque o Rodrigo chegou e tive que voltar para o Porto para nos encontrármos, em seguida fomos fazer o check-in no Hotel Comfort, que adoramos em todos os quesitos e recomendo também. Almoçamos no Kebab (comida turca) e fizemos o passeio pelos fiordes, eu esperava mais deste passeio, fiquei até meio frustrada.

Folke Museum, um museu a céu aberto sobre a cultura da Noruega


Nesse parque foram levadas várias casas rústicas originais de Oslo e remontadas. Caminhe pela estrada para ver todas elas.












Típico Norueguês






Este museu não mostra apenas as casas, mostra também como eram antigamente os bancos, postos de combustível, lojas, profissões, roupas e etc...






Passeio de barco pelos fiordes



Depois passeamos pela cidade conhecendo alguns pontos turísticos e voltamos ao o hotel para descansar.

Câmara Municipal de Oslo 


Edifício da Ópera, é o mais fotografado de Oslo





A rua principal de Oslo, que leva da estação central ao Palácio Real. Não tem como não passar por essa avenida, super movimentada tanto de dia quanto à noite, é uma rua de compras com lojas maravilhosas, porém caras.


Parlamento, construído em 1866 por um arquiteto sueco, é aberto a visitantes por requerimento quando não há sessão parlamentar.


Teatro Nacional



Palácio Real Norueguês, com estrutura neoclássica, construído em 1848. O parque dele é aberto ao público, e a troca de guardas ocorre diariamente às 13:30. Quando o rei está lá (uma bandeira vermelha sinaliza) uma banda também participa.

Clima de romance! rs
Com a chegada dele... tudo ficou mais colorido e bonito!!




Outros lugares para conhecer:

- Praça Christiania (a mais bonita de Oslo)
- Holmenkollen (torre para ver a vista)
- Passeio de Teleférico
- Bar Evergreen (tem cerveja mais barata)
- Museu dos Vikings
- Fortaleza de Akershus (castelo com vista para o porto)
- Universidade de Oslo
- Catedral
- Museu Nacional

Fim!! E assim foi meu final de semana em Oslo, hoje de manhã pegamos o avião rumo à Dublin novamente."
Tram, um dos transportes de Oslo

Se você já foi em Oslo também, deixe aqui o seu comentário, dicas de viagem, o que fazer e o que não fazer nestes lugares, enfim... fiquem à vontade!!



Um comentário:

  1. Estou indo na quarta!! Ainda estou meio perdida em saber o que vou levar, quantidade de dinheiro, aonde comer.. coisas do tipo.

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...