Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

segunda-feira, 14 de março de 2011

Cemitério Glasnevin - Irlanda

"Este post é diferente de tudo o que já postei por aqui, mas preciso detalhar a Irlanda ao máximo para vocês, cada dia que vivo aqui percebo o quanto tenho história para desvendar ainda.

No final de semana fui visitar meu amigo Robson que está morando em Dublin 11, próximo da casa dele tem dois importantes pontos turísticos da cidade: o National Botanic Gardens (contarei num próximo post) e o Glasnevin Cemetery,  o maior cemitério da Irlanda, criado em 1832, é considerado um panteão nacional e ali são realizadas visitas guiadas para ver os túmulos de pessoas importantes na história da Irlanda, incluindo Daniel O'Connell, Michael Collins, Eamon de Valera, Brendan Behan and Charles Stewart Parnell. Glasnevin cresceu de seus nove hectares original para mais de 120 hectares (0,49 km2).


Esta torre dá para ver de longe de tão alta.


O muro alto, com torres de vigia em torno da parte principal do cemitério foi construído para impedir Bodysnatchers, que atuavam em Dublin, no século 18 e início de 19.




Um passeio a pé pelo Cemitério Glasnevin está disponível ao público em geral.



No ano de 1836, na margem sul do Grande Canal de Dublin, na Irlanda, foi inaugurado o primeiro cemitério privado do país: o General Cemetery Company of Dublin, que ficou conhecido e ainda hoje é designado por Harold's Cross ou Mount Jerome, o nome do local onde foi edificado. Quatro anos antes, em 1832, abriu o cemitério de Glasnevin, na zona norte da cidade, que rapidamente se tornou no cemitério preferido pelos irlandeses católicos, transformando o mais recente cemitério de Mount Jerome no cemitério da população protestante. Apenas em 1920 começaram a ser enterrados católicos em Mount Jerome, devido a uma greve dos coveiros de Glasnevin, que mantiveram esse cemitério inoperante durante algum tempo.


Antes da criação do cemitério de Glasnevin, católicos irlandeses não tinham cemitérios próprios para enterrar os seus mortos.

  

 A primeira vez que o meu amigo passou em frente ao cemitério ele pensou que fosse um castelo, mas logo percebeu que trata-se de um interessante cemitério, quando eu passei em frente fiquei admirada com o tamanho dele.


A maioria dos turistas e estudantes se concentram na cidade de Dublin em si, uma vez estando lá. Mas, existem várias atrações não tão conhecidas super perto da cidade que passam por muitos, despercebidas, pois eu nunca tinha ouvido falar neste cemitério histórico antes. 

50 mil bebês e crianças em covas anônimas neste gráfico.

Túmulo do Líder Nacionalista Irish.


Em 1982, um crematório foi construído dentro das terras do cemitério de Glasnevin. Desde então, o serviço tem sido usado por pessoas de várias denominações religiosas e que queria ser cremado.

Um de muitos monumentos maravilhosos no cemitério do Glasnevin de Dublin.


E para os fãs da Banda U2, o vocalista Bono foi criado em Glasnevin, Dublin 11. O meu chefe também foi criado lá e inclusive estudou com o Bono, claro que o Bono nem deve lembrar-se disso, rs.




A turnê para as visitas reúne no portão principal do cemitério, todas as quartas e sextas-feiras às 14:30hs.  Para ir ao cemitério é só pegar o bus 40 ou 140 no centro de Dublin. "




2 comentários:

  1. esse cemitério é usado ainda hoje? e se não, qual seria o nome de um ainda usado nos dias atuais? você pode me responder aqui nos comentários ou no meu e-mail mateusfalcao95@hotmail.com por favor

    ResponderExcluir
  2. Olá Mateus,

    O cemitério ainda é utilizado sim, porém é um cemitério de luxo, acredito que somente os ricos possuem sepulturas lá. O cemitério oferece tour para mostrar a tumba de pessoas famosas na história da Irlanda.

    Muitas igrejas católicas na Irlanda tem tumbas ao redor da igreja, principalmente as do interior.

    Espero ter respondido a sua pergunta, caso tenha dúvidas ainda estou à disposição!!

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...