Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Intercâmbio x Namoro: é pior para quem fica ou para quem vai?

O casal se dirige para o aeroporto. O tom é de despedida. Juras de amor são ditas e promessas feitas. Você já ouviu essa história antes, não? O fato é que mesmo com as juras, ninguém sabe se um namoro vai mesmo aguentar todo o tempo de um intercâmbio.
Nesse caso só há duas opções:

1. Terminar: Você viveram mundos diferentes, então, às vezes, é melhor dar aquele tempo, e aproveitar a distância para aprender e se conhecer melhor. Na volta, quando a separação foi um acordo mútuo, sempre rola aquele bate-papo e o casal pode se acertar novamente. O problema é que nesse caso, geralmente sofre mais quem fica. Quem partiu vai sofrer, mas logo o seu cotidiano ficará lotado de novidades que acabam ocupando o pensamento. Já quem permaneceu no Brasil, ainda relembra do namorado(a) quando vai ao cinema, ou reencontra os amigos em comum, por exemplo.
2. Confiar no sentimento:

Esse é o outro lado: se nos amamos e confiamos um no outro, porque não seguirmos com esse namoro?
Os pesos dessa decisão também são diferentes:

O lado de quem fica:

Todo mundo volta diferente de uma viagem! Essa máxima é velha, porém verdadeira. Não espere encontrar a mesma cabeça em seu(ua) namorado(a) quando ele(a) retornar. O tempo fora do país proporciona experiências muito diferentes, que agregam conhecimento e base para novos pensamentos e ideologias. 
Além dessa nova cabeça com a qual você terá que lidar, ainda terá que ouvir as histórias de como foi tudo divertido e acreditar que não houveram traições por lá. Você vai ficar aqui imaginando ele(a) divindo a casa, conhecendo novas pessoas, gordas, magras, feias, bonitas, lindas, gostosas...
E o pior de tudo, você não tem como ter certeza de praticamente nada do que está rolando por lá, a menos que o(a) próprio(a) te conte.

O lado de quem vai:

Tudo bem, a pessoa viajou, viveu experiências incríveis e únicas, mas está de volta, e toda aquela viagem ficou lá, no exterior. O problema é que tudo que seu(ua) namorado(a) viveu ainda está aqui, presente. Os novos amigos, os novos contatos, e até as possíveis puladas de cerca podem estar do seu lado. 
Durante o tempo do intercâmbio as mudanças não rolam só para quem foi, quem fica também conhece muita gente nova, faz novas festas e vive novas experiências.

Qual a resposta final? Os dois vão sofrer um pouquinho. Mas e quantos namoros por aí resistem ao tempo e a distância? Por que o seu não aguentaria, não é?
O jeito é nunca esquecer, nem deixar de lado a sua paixão durante o período afastado. Lembrar que messenger e Skype estão sempre aí, para dar aquela forcinha na hora da saudade.
Por EVANDRO CALETTI

8 comentários:

  1. Olá,

    Bem, meu comentário não terá nada a ver com o post, mas estou indo para Dublin no começo do ano que vem, e sei que ai será inverno, portanto tenho receio de não saber comprar roupas de frio apropriadas para ai aqui no Brasil. Sei que a melhor opção seria comprar ai, e esse é meu plano. Mas vou ter que ter pelo menos umas mudas de roupa para quando sair do avião. Você poderia me passar uns modelos... e vejo se os encontro por aqui. Agradeceria muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu escrevi um post sobre isso, dá uma olhadinha lá.

      http://jornadapelairlanda.blogspot.com.br/2010/11/vale-pena-comprar-roupa-na-irlanda.html

      Att,

      Excluir
    2. Estou passando por maus bucados em relação ao meu namoro.
      Ele passou 4 meses no Canadá , no inicio conversávamos sempre até que ele parou de entrar em contato comigo com a mesma frequência... eu fiquei doente e ainda estou com depressão, por varias vezes ele falava que não me amava, depois voltava atras. Fez promessas que quando voltaria íamos dar um passo grande no nosso namoro (noivar) e isso não foi realizado conforme o prometido.
      Hoje ele voltou estamos juntos mas brigando sempre com frequência... já que tenho medo de confiar nele pois logo na ultima semana de viagem descobri facebook falso dele que ele tinha desde de setembro, sendo que nossas brigas se iniciaram mesmo em outubro sem contar que vi uma proximidade muito grande com meninas e quando eu descobri ele disse que fez isso pra eu não me magoar mais pois eu sou ciumenta. Ele voltou e diz que me ama mas voltou totalmente diferente.. bem desapegado e isso faz com que eu fique ainda mais insegura e desconfie dos sentimentos dele, ainda estou com depressão pensar nele,pensar em como melhorar o meu namoro,pensar no que será minha vida sem ele ocupa o maior tempo do meu dia. Tenho medo de arriscar e ficar com ele e ele me deixar de novo e tenho medo de terminar e sofrer pois amo ele.

      Excluir
    3. Oi Camii, eu passei por uma situação parecida. Eu e meu ex moravamos juntos ha 3 anos. Ele ficou desempregado e surgiu uma oportunidade de estudar e trabalhar na Europa. Nao tinhamos dinheiro para irmos juntos entao ele foi na frente e eu iria 6 meses depois com minhas economias mais o seguro desemprego que iria receber. No inicio tudo correu bem e lidávamos bem com a distância, mas passados 6 meses ele virou outra pessoa. Terminou comigo, me disse coisas horriveis. Peguei um avião dias depois e fui ate la para ver o que estava acontecendo. Ele me tratou como uma estranha, passei uma semana sozinha no inverno num hostel sem mal falar ingles. Eu tinha duas opções: ficar chorando ou sair pelas ruas e conhecer o país. Eu escolhi vestir meu casaco e sair sem rumo. Foi bom, pois quando me senti mais sozinha o mundo me abraçou. Quando voltei ao Brasil a ficha caiu. Fiquei sem chão, doente, entrei em depressão e cheguei a ir parar no hospital. Passaram-se 2 anos. A dor nao passa, mas a vida segue.

      Excluir
    4. Poxa, é uma pena mesmo. Mas não fique triste por alguém que não te valorizou, se ame acima de tudo. Pq desistiu do seu intercâmbio? Não desista dos seus sonhos por nada e ninguém. Sofrer por algum tempo é até normal, mas não se entregue, levante a poeira, vista a sua melhor roupa e siga em frente. Somos inteiros e não metade de uma laranja! Amar é tudo de bom, e saber aproveitar tudo que isso oferece é melhor ainda! Fique bem!
      Atte, Luciana Sousa

      Excluir
  2. O tema de hoje é sobre essa angustia que você sente ai dentro por namorar a distância, e também sobre a falta de necessidade de sentir isso…

    A saudade é um dos principais motivos apontados por quem sofre com o namoro à distância, mas também é uma das coisas que as pessoas adoram nesse tipo de namoro.

    Como assim?! Eu explico.

    Um dos maiores vilões apontados do namoro à distância é a saudade. Essa vontade incontrolável de querer estar junto, desperta o ciúme, que por sua vez é capaz sim de acabar com qualquer relação.

    Então, vamos ao ponto principal: Se você não consegue controlar seu ciúme, ou não consegue ficar longe da pessoa… pode parar. O namoro à distância não é para você. Não mesmo!

    Respeito e confiança são a base para que esse tipo de relacionamento possa dar certo. Sim, porque ele dá certo. E funciona muito bem, aliás.

    E entenda uma coisa: a traição nada tem a ver com a quantidade de quilômetros que separa você do seu amor, e sim com o respeito que ambos têm um pelo outro. Simples, não?!

    Levar uma relação assim adiante requer esforço mútuo, muito mais que amor, é preciso querer muito fazer esse amor dar certo.

    Saber aproveitar o seu tempo sozinha é muito importante para não encanar e ficar pensando besteiras sobre o que seu namorado está fazendo. Ele tem os amigos e a rotina dele. Você tem os seus. O que há de errado nisso?! Nada.

    É legal sempre compartilharem o dia-a-dia de vocês, assim irão se sentir mais próximos, e sem crises existenciais quando ele falar daqueeeela amiga dele, ok?! Obrigada.

    Hoje em dia com telefone, internet, tudo ficou mais fácil. Combinem de se falar diariamente, ou sempre que possível, isso faz com que a distância fique menor. Envie e-mails, fotos, sms… sem exageros claro. Mas aproveite esses recursos.

    Está cansada para telefonar, seja sincera. E respeite quando o oposto acontecer também.

    Aproveite ao máximo o tempo que passarem juntos, mas não espere que sempre será uma “mini lua de mel”. Tem dia que as pessoas não estão bem… e isso é normal. Pode ser que esse dia seja beeem naquele fim de semana tudo de bom que vocês estarão juntos.

    Dizer o quanto ama e sente saudade é ótimo nesse tipo de relacionamento, mas assim como em um relacionamento convencional, nada de sufocar a outra pessoa, ok?! Tudo que é demais… cansa!

    Amar é tudo de bom, e saber aproveitar tudo que isso oferece é melhor ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola sou Lucas, moro a 230 km da minha namorada estamos juntos ha 11 meses, tinha plano de me mudar pra cidade dela, casar, estavamos vendo apartamento, é minha 1ª namorada séria, mas agora ela está embarcando por 7 meses num cruzeiro a trabalho do outro lado do planeta, a internet é precária e cara, a maior parte do tempo vai estar no mar, e eu aqui, sinceramente perdido, não sei o fazer! Me ajudem

      Excluir
    2. beleza, mas, e se ele que viajou e perdeu o interesse, e deixou a relação praticamente como terminada, seria devido ao deslumbramento à rotina nova e desprendimento da casa no Brasil, família e amigos? Esse tipo de pessoa pode repensar essa ideia e resolver retornar com a relação que terminou durante o intercâmbio?

      Excluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...