Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Eurotrip: Paris


"Vou contar para vocês um pouco da minha viagem de férias para Paris e Amsterdam com a Gaby e o namorado dela, isso mesmo, fiquei segurando maior vela, foi apenas 1 semana, mas valeu muito à pena, esta é uma das vantagens de fazer intercâmbio na Europa, a facilidade de viajar para outros países tão pertinho.

Começamos por Paris, a capital da França, com mais de 2 milhões de habitantes. Compramos as passagens com mais de 1 mês de antecedência na Aerlingus, tive que fazer milagre para escolher as roupas, porque só pode embarcar com uma mala de até 10 kilos, se passar disso tem que pagar uma multa, pagamos 130,00 Euros pela passagem, foi até caro, porque era feriado. O vôo foi às 06:50 do dia 31.12.10, pegamos um táxi de Dublin até o aeroporto e pagamos 7,00 Euros cada uma. No aeroporto correu tudo bem, achávamos que seria um inferno por causa do reveillón, mas foi bem tranquilo.
A emoção era grande, afinal conhecer Paris era um grande sonho para mim, e a Gaby estava tensa porque finalmente iria encontrar com o namorado depois de 3 meses, lembram do post sobre as experiências da Gaby? Então, o reencontro foi emocionante!!
O aeroporto de Paris é imenso, tentamos procurar o trem para o Centro, mas não achamos, como o cansaço era grande, pegamos um táxi... mas ao chegarmos no estacionamento, vimos que não era um táxi e sim um carro particular que ele estava fazendo serviço de táxi, confesso que bateu um medo, porque trabalhei no aeroporto do RJ e sei muito bem como funciona isso, mas enfim... entramos no "táxi" e pagamos 50,00 até o Hotel Garibaldi, fica bem próximo da Torre Eiffel, logo que saímos fomos dar uma volta para conhecer a região e fomos ao supermercado, depois descansamos um pouco e nos arrumamos para o famoso reveillón na Torre Eiffel.

Dicas para circular em Paris:

O metrô parisiense opera com 14 linhas, identificadas por seu número e terminal. Em geral esta é a maneira mais barata de circular, o bilhete custa 1,70 Euros, mas é muito cansativo, porque às vezes um trajeto pequeno é preciso trocar de metrô umas 3 vezes, o serviço é bem eficiente, tem metrô a todo minuto disponível, me decepcionei com algumas linhas com os metrôs bem velhos e sujos. Paris também tem alguns lugares feios e sujos... não é tão perfeito assim!! No Centro da cidade essas linhas fazem conexão com os trens da RER, que percorrem áreas mais distantes. Alternativa rápida para curtos trajetos é o ônibus. As linhas noturnas que operam por toda Paris são chamados Noctambuses. Os táxis são mais caros, mas tem a vantagem de estar disponíveis quando o metrô pára.
Quando fui me aproximando da Torre, construída em 1889, com 324 metros de altura, me bateu uma emoção tão forte, só de pensar que aquele monumento é tão famoso mundialmente, tão imenso... e eu me encontrava exatamente ali embaixo, parecia um sonho. Ela é muito maior do que eu imaginava.
Após a virada fomos na festa Favela Chique, mas chegamos muito tarde e não aproveitamos quase nada, então fomos num restaurante, jantamos e voltamos para o Hotel, consegui repousar quase às 8:00 hs, estava muito cansada.

Lugares Visitados:

Paris é uma cidade aberta, cosmopolita, que conta com vários adjetivos, como a Cidade da Luz, a Cidade do Amor, a Cidade do Rio Sena... é uma cidade dinâmica em que bastam algumas horas para se dar conta da quantidade impressionante de coisas para ver e fazer na cidade.
Paris é uma das cidades mais importantes do mundo do ponto de vista turístico, sendo um lugar visitado por mais de 30 milhões de turistas por ano, que vêm visitar a chamada Capital do Glamour do mundo. Paris também é a sede das principais empresas Européias.

Perdemos a manhã do dia 1.01.11 descansando, e à tarde tivemos que mudar de hotel, pois só ficamos no Hotel Garibaldi porque era próximo da Torre e uns dos únicos que tinha vaga no dia 31. Fomos para o Hotel Ibis em Port Clichy, e adoramos, pagamos na diária 59,00 Euros para casal, mas eu fiquei num quarto individual.
Na parte da tarde, tentamos subir na Torre, mas estava uma fila imensa, que desistimos, então fomos na Catedral de Notre Dame, construída em 1159, onde Napoleão Bonaparte foi coroado em 1804, uma igreja belíssima, que vale à pena subir os 387 degraus para ver as gárgulas e a maravilhosa vista de Paris, pagando apenas 5,00 Euros. Depois fomos num café, caminhamos à beira do Rio Sena, tiramos muitas fotos dos monumentos e pontos turísticos, visitamos várias lojas de souvenirs e fomos descansar.


No dia 2.01.11 foi um dia longo e cansativo para nós, pois a cidade de Paris é imensa, 4 dias não é o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos. Nós ficamos grande parte do dia na Torre, enfrentamos uma mega fila para subir, pagamos 8,50 para subir, mas menores de 24 anos paga 6,50. Lá em cima tem uma pista de patinação grátis no inverno, eu tentei patinar, mas o medo não me deixou ir muito longe, coloquei os patins só para tirar fotos e me divertir.


Depois encontramos com mais um casal de amigos e fomos visitar outros pontos turísticos, como a Casa de Espetáculos Moulin Rouge, onde foi gravado um filme com a Nicole Kidman:

Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.

Se quiserem assistir o filme on line, segue o link abaixo:

... No Moulin Rouge só tiramos fotos de fora, porque um show custa em média 150,00 Euros. O Moulin Rouge abriu as portas em 1889 e era famoso por seus shows escandalosos e dançarinas seminuas.

Visitamos também o museu futurista Centre Pompidou, que é uma das atrações mais visitadas de Paris e do mundo, sim, mais que a Torre Eiffel, a entrada é gratuita, talvez seja por isso, porque nós não achamos a menor graça.
Depois fomos ao Arco do Triunfo, construído em 1836, este arco foi construído porque Napoleão prometeu aos seus soldados que eles voltariam a pátria sob arcos triunfais, é uma forma de reverência aos mortos em guerras também.
Aproveitamos para passear pela rua mais charmosa de Paris, onde tem as lojas mais caras do mundo, a Champs Elysées, desde 1667, conhecida também como caminho triunfal, pois o corpo de Napoleão Bonaporte passou por esta rua, para chegar ao Arco do Triunfo, que fica bem em frente. O Arco possui uns 50 metros e a vista lá de cima, também é maravilhosa, segundo outros relatos, porque eu não subi.
Em seguida, lanchamos no Mc Donalds e voltamos para o hotel, arrasados de cansados. Durante o dia nem dava tempo de parar para almoçar, comíamos baguete ou hot dog, que é muito comum por lá e custa de 4,00 a 6,00 Euros.
No dia 3.01.11 e último dia em Paris, fomos conhecer a Igreja Sagrado Coração, muito linda também e com uma vista deslumbrante. Esta igreja é dedicada a todos os santos da França e tem um imenso mosaico no seu interior. Porém o acesso é meio ruim, porque tem uns lances de escadas.
Depois fomos novamente na Catedral de Notre Dame e enfim fomos ao Museu do Louvre, onde estão os acervos mais importantes de arte do mundo, construído em 1190, para ser a fortaleza do Rei, e funciona como museu desde 1793, o museu é imenso, é preciso pelo menos 1 semana para explorá-lo por completo, por isso é importante eleger de antemão o que é mais interessante conhecer, nós fomos em 3 galerias, a galeria de Pinturas Italianas, onde está o quadro famoso da Mona Lisa (1504) de Leonardo da Vinci, que foi uma decepção, pois o quadro é bem pequeno em comparação aos quadros gigantes que tem lá, mas confesso que não entendo muito de arte, então nem tenho muito o que dizer sobre isso. Visitamos a galeria de Antiguidades Egípcias e Orientais, com importantes obras da arte mesopotâmia. E por fim, fomos na galeria de Antiguidades Gregas e Romanas, onde estão as duas famosas estátuas de mármore do museu, a Vitória de Samotrácia e a Vênus de Milo. Não posso deixar de comentar sobre a pirâmide de vidro, construída em 1989, feita de metal e vidro, a pirâmide permite que o visitante veja os edifícios ao redor do palácio, além de iluminar a recepção no subsolo e ser belíssima.
Faltou conhecer muitos pontos que estavam na nossa programação, porém como disse, não deu tempo, voltamos para o Hotel para descansar, pois no dia seguinte seria a viagem para Amsterdam.

Vejam as Fotos de Paris!!
Leiam também: Paris Parte III

"O ideal está em ti. Mas, o obstáculo para a sua realização também está em ti."
Autor: ( Thomas Carlyle )

Se você já foi em Paris, deixe aqui o seu comentário, dicas de viagem, o que fazer e o que não fazer lá, enfim... fiquem à vontade!!

2 comentários:

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...