Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Entrevista do Intercambista Rogério Laux


Rogério Laux

"Segue a entrevista do intercambista Rogério Laux.

1- Qual o seu nome completo e idade?
R: Rogério Laux junior, 25 anos.

2- Onde nasceu?
R: Nasci em São Leopoldo- Rio Grande do Sul, mas moro em Floripa - Santa Catarina.

3- Qual a sua formação?
R: Trabalho como comissário de bordo no Brasil.

4- Veio para Irlanda através de qual agência?
R: Vim para a Irlanda pela a agência egali intercambio de Porto Alegre, uma ótima agência por sinal, deu todo o suporte que eu esperava aqui.

5- Onde você está estudando?
R: Estudo na Abbey College.

6- O que está achando da escola? Indicaria esta escola para um amigo?
R: Estou gostando das aulas... tenho uma professora que é otima, explica de um modo que o pessoal consegue entender.

7- Viajou por qual companhia aérea? Gostou do atendimento?
R: Viajei pela empresa Ibéria, o vôo foi tranquilo, não tenho o que reclamar, sei que as outras empresas que fazem essa rota tem um pouco mais de entretenimento, digamos assim dentro do avião... é uma boa vir de Ibéria pra quem não está sobrando dinheiro e quer um vôo barato.

8- Há quanto tempo mora na Irlanda? Quanto tempo pretende ficar?
R: Eu estou apenas há 1 mês na Irlanda, estou adorando a cidade, as culturas, pretendo ficar um ano aqui, de repente até mais que isso... tudo vai depender do meu inglês.

9- Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiencia?
R: Nunca morei fora do Brasil antes, minha primeira vez.

10- O que motivou sua ida para a Irlanda?
R: Tinha vontade de conhecer o mundo, motivo este que escolhi ser comissário de bordo e hj estar aqui na Irlanda tentando aprender o inglês e no futuro quem sabe conquistar vôos maiores em minha vida.

11- A estadia é definitiva ou outro país está nos seus planos futuros para a carreira?
R: Não tenho pretençao no momento de trocar de país, a Irlanda é o país mais fácil pra vc poder estudar e trabalhar.

12- Quais eram suas expectativas profissionais antes de ir para Irlanda? Isso já estava planejado?
R: Sempre tive vontade de aprender o inglês fora do Brasil, mas nem sempre querer é poder, precisei juntar dinheiro por um bom tempo e planejar minha viagem para poder realizá-lo, fato que está acontecendo no exato momento, rsrs.

13- Que tipo de preparação foi realizada antes da partida para Irlanda?
R: Totalmente financeira.

14- Foi difícil entrar no país? Relate como foi recebido pela imigração Irlandesa.
R: Pensei que seria muito difícil, até porque meu inglês era zero... sim... não sabia absolutamente nada, mas foi tranquilo.
Cheguei na imigraçao olhei nos olhos da mulher que me atendia no momento e disse: sorry i dont speak english, ela deu uma risada e disse "no problem", eu entreguei os papéis pra ela e tudo resolvido, entrei em solo irlandês.

15- Você tem seguro saúde?
R: Meu seguro saúde é o mais simples possível, porque não tinha grana pra pagar um plano bom, espero não ficar doente esse ano...hehe.

16- Você possui conhecimentos suficientes da língua inglesa?
R: Há um mês atrás my english is zero, agora my english is not very god, ou seja... ao longo do tempo se vc se esforçar seu inglês vai melhorar, caso contrário ficarás sempre no zero.

17- Houve problemas na adaptação ao clima?
R: Mas bem capaz... sou gaúcho. tô acostumado a esse friozão bagual, claro não esse exagero de frio... mas não senti tanta diferença assim.

18- Quais as principais diferenças culturais entre Brasil e Irlanda na sua opnião?
R: São muitas, acho que o que mais me chamou a atenção é que aqui as pessoas respeitam as leis, no Brasil não.

19- Quais foram as maiores dificuldades profissionais e de adaptação a empresa na Irlanda?
R: Ainda não trabalhei aqui, vim com dinheiro para alguns meses, mas já fiz bicos que me deram um dinheiro suficiente para eu poder pagar meu aluguel.

20- O profissional brasileiro está preparado para trabalhar no exterior?
R: É uma pergunta que ainda não sei te responder. sorry. rsrs

21- Como você vê o mercado de trabalho na Irlanda para os brasileiros? Cite em relação a sua área também.
R: Se vc procurar por qualquer trabalho vc arranja tranquilamente, mas se procurar pela sua área de repente nunca conseguirás.

22- Como a crise financeira mundial afetou a Irlanda?
R: Vejo que essa crise mundial afetou mais as pessoas que tem empregos melhores e não quem tá a procura de qualquer emprego, na real quem tá se "ferrando" realmente são as pessoas que recebem seus 3 mil euros por mês.

23- O que muda no profissional brasileiro que trabalha um tempo no exterior?
R: Muda muita coisa, vc olha com outros olhos muita coisa, tudo é motivo de experiência.

24- O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
R: Como tô há um mês apenas e não tenho ainda trabalho fixo, minhas horas vagas são muitas, e procuro estudar e praticar meu inglês com pessoas que eu conheci aqui e que são de outros países e também estão aprendendo.

25- Qual o custo de vida?
R: Meu custo de vida é baixissimo.. com aluguel, comida, e umas cevas de vez enquando gira em torno de 330 euros por mês.

26- Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
R: As irlandesas... adoram sair de saia curtinha na noite mesmo com -10º graus na rua... eitaa fogo essas irishs...

27- Que dicas você daria a quem pretende seguir carreira no exterior e, em especial, na Irlanda?
R: Venha para a Irlanda, faça sua turma (pequena) de brasileiros, pq é fundamental e não procure mais brasileiros, ande com pessoas de outro país, caso contrário vc nao aprenderá absolutamente nada, 70% dos brasileiros que eu conheci só anda com brasileiros, só vai em festa de brasileiros, e não sabem porra nenhuma de inglês... ou seja, vc escolhe por qual caminho seguir.

28- Se pudesse descrever em uma palavra a experiência que está vivendo nesse país, qual seria?
R: "snow", estar na Europa e ver neve é fantástico... depois enjoa, mas a primeira vez ninguém esquece, hahaha.

29- Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
R: Recomendo o seu blog, muito interessante e vai ajudar a tirar muitas dúvidas do pessoal que está vindo.

"As coisas chegam para aqueles que esperam, mas somente as coisas deixadas por aqueles que agem rápido."
Autor: ( Abraham Lincoln )

Rogério, obrigada pela entrevista!!"

Um comentário:

  1. "Recomendo o seu blog, muito interessante e vai ajudar a tirar muitas dúvidas do pessoal que está vindo."

    Cadê o blog?

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...