Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vir ou não vir para Irlanda?



"Tenho recebido muitos e-mails e comentários sobre a crise na Irlanda e resolvi postar sobre o assunto. Hoje eu estava conversando no Msn com a Bibiana - uma leitora do blog - e ela está muito preocupada com isso, assim como muitos outros leitores.
Eu estou morando na Irlanda há dois meses, conheço diversos brasileiros que chegaram no mesmo mês que eu e ainda não conseguiram emprego, apesar dos inúmeros currículos espalhados pela cidade. Mas também tenho um amigo que conseguiu um emprego na área dele depois de um mês aqui.
Conseguir emprego de Au Pair não está tão difícil, o problema é que a concorrência é grande por aqui.
No post "Trabalhando como Au Pair", eu indico uns sites para cadastro, aconselho que se inscrevam nestes sites, para avaliarem o nível de interesse no currículo de vocês.
Outra dica importante: Traduzam o currículo antes de embarcarem, porque nos primeiros dias a correria é tanta, são tantas informações, que mal sobra tempo para resolver isso, aconteceu comigo, eu só consegui traduzir meu cv umas 2 semanas depois.

A pergunta é: "Vale à pena arriscar?"

É só que se fala agora: "A Irlanda faliu?" Não! Mas está passando sérios apuros ainda relacionado à bolha imobiliária que estourou nos Estados Unidos.
Tem diversas pessoas planejando o intercâmbio para Irlanda, mas claro, também precisarão trabalhar, o meu conselho é: NÃO VENHAM! Pelo menos não agora... não que eu esteja jogando um balde de água fria, mesmo porque eu vim e a situação também estava difícil, eu consegui emprego após 1 mês, depois de muito procurar.
Eu desejo o melhor para vocês, alertando-os da real situação. O que acontece é que o país está saturado e parando, a economia não gira. Mas se o foco for somente estudar e há dinheiro suficiente para se manter por todo o período do curso pelo menos, então aconselho que VENHAM SIM!!
Antes da crise, os intercambistas podiam escolher as vagas, atualmente elas estão mais escassas. Demora-se mais tempo para conseguir um emprego, então venham preparados e com uma grana extra para segurar as contas nos 4 primeiros meses no mínimo. Quem estiver com o inglês fraco, poderá ter um pouco mais de dificuldade para conseguir um emprego. Analisem bem tudo isso, os prós e os contras!!
Quem vinha para Irlanda com uns 2000,00 Euros conseguia se manter tranquilamente até conseguir um emprego, hoje a realidade é diferente.

Qual o nosso objetivo principal aqui?

Se pensarmos pelo lado que nós intercambistas, estamos de passagem por aqui,
pelo menos a maioria veio para Irlanda estudar inglês, ter experiência no exterior, viajar, crescer, etc... Olhando por esse ângulo e analisando os números, vale algumas constatações:

- Há dois anos se pagava paticamente 50% a mais do valor que pagamos hoje pelo curso de inglês. As escolas precisam sobreviver e estão mais flexíveis.
- O aluguel para estudantes não custava menos que 300,00 euros mensais, hoje isso mudou muito, os valores dos aluguéis estão bem mais baixos, tem brasileiros que conseguiram vagas em apartamentos muito melhores, pelo mesmo preço que pagava em um bem inferior.
- Sem falar na questão do visto, que mudou muito e terá novas regras à partir de Janeiro/2011.

A Irlanda é um dos países mais procurados para intercâmbio por causa da facilidade da entrada no país, então mudar o destino é aconselhável apenas para quem tem um bom dinheiro para investir, caso contrário, espere mais um pouco ou arrisque.

"Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre." Autor Desconhecido

Mas lembrem-se: "JAMAIS DESISTAM DOS SEUS SONHOS!!"

Leiam também o post: Intercâmbio: Vale a pena estudar em uma Irlanda em crise?

3 comentários:

  1. Éééé... bem complicado mesmo para quem tem um sonho de fazer um intercambio, é caso de pensar 2 vezes... hehehe mas nada é impossivel qnd se tem força de vontade (assim acredito)
    mas entao Luciana esse lance do visto que vc postou, vc ja sabe quais sao essas regras ??

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Érica, acho que vc é uma das minhas leitoras mais assíduas, rsrs.

    Fico feliz com os seus comentários... me dá mais vigor para escrever para vcs.

    Sobre o intercâmbio é necessário pensar mais de 2 vezes, é muito importante pesquisar e planejar muito. Os blogs ajudam muito com as informações de quem está aqui, pelo menos para mim... foi fundamental!! Eu amo blog de viagens!!

    Quanto a sua dúvida sobre o visto em 2011, dá uma olhadinha no post: Novas regras para estudantes em 2011. Mas veja também os blogs abaixo, pois eles estão muito bem informados sobre este assunto.

    - E-Dublin
    - Vida na Irlanda

    Na verdade a lei para quem está vindo não vai mudar muito, vai mudar mais para quem já esta aqui há mais de três anos, pelo o que eu entendi.

    Ahh... vc já participou das enquetes do blog?? Se não participou ainda, peço para participar e contribuir com a pesquisa que eu divulgarei no mês que vem para vocês o resultado.

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  3. quanto gasto por mes em Dublin?Dizem que com quinhentos euros!

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...