Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Hospedagem na Irlanda


Foto do apartamento que eu aluguei em Dublin

"Este post é muito importante para quem está programando um intercâmbio. Onde ficar?
Para se hospedar na Irlanda o estudante pode optar por residências estudantis, casas de família, apartamentos, albergues ou quartos em pousadas ou hotéis.

Residências estudantis:

Muitas escolas têm acomodações convenientemente localizadas dentro ou próximas ao campus: as denominadas residências estudantis. Os quartos podem variar de tamanho e em qualidade. Muitos dormitórios possuem cozinhas, banheiros, chuveiros e lavanderias em comum. Existe, em geral, a opção de se ter tanto um quarto particular, quanto um compartilhado. A maioria dos dormitórios vem mobiliada, e é uma maneira ideal de se tornar envolvido nas atividades do campus e conhecer outros estudantes. O custo médio de quartos residência/dormitório é de 100 a 400 euros por mês. Esta é a melhor opção para quem busca um ambiente jovem, conciliado com facilidades e maior independência.

Casas de família:

A acomodação em casa de família é ideal para estudantes que querem ficar imersos na cultura irlandesa. Ao fazer as refeições com seus anfitriões diariamente, você estará ganhando por praticar a língua inglesa em um ambiente relaxado, estável e de situações naturais fora do seu curso de inglês. A média de custo de estadia em casas de família é de 480 a 640 euros por mês.

Apartamentos:

O aluguel de apartamentos é uma opção aberta para os estudantes, mas o preço, a qualidade e a disponibilidade variam muito. Muitos estudantes dividem as acomodações para manter os custos mais baixos e, geralmente, encontram lugares para atender às suas necessidades e preferências.

A procura do apartamento em Dublin funciona da seguinte forma, as pessoas anunciam e procuram nos sites: www.daft.ie e nas comunidades dos "Brasileiros na Irlanda" no orkut. Eu consegui a minha vaga através de uma indicacão, que também funciona muito bem.
As casas e apartamentos geralmente são imobiliados, caso haja alguma necessidade, ou quebre algo, é só chamar o Land Lord que imediamente o problema é resolvido.
Na minha terceira noite no meu apartamento, a minha cama nova partiu ao meio, foi sorte que a minha flatmate não estava em casa, porque eu iria cair em cima dela, provalmente machucando-a, pois trata-se de uma beliche. Esta situacão foi resolvida em dois dias, pois o Land Lord consertou a cama. Confesso que às vezes fico meio tensa, com medo de cair novamente.
Estejam preparados, porque no primeiro mês terá que pagar o depósito e o aluguel. Um apartamento dividido para quatro pessoas, bem localizado, geralmente fica entre £200,00 e £250,00, sendo duas pessoas em cada quarto (Twin).
No caso de quarto single, fica entre £ 300,00 e £ 350,00. Aluguel é a parte mais salgada dos custos mensais.
Os valores no interior da Irlanda são bem diferentes disso, por exemplo eu conheço duas meninas que dividem uma casa com quatro quartos em Tullamore, que o aluguel custa £600,00, ou seja £300,00 para cada uma, numa big casa, com o maior conforto e também conheço outra que divide uma apartamento em quarto single e paga £250,00, que fica em Co Dublin, há 30 minutos do Centro de bus.
As vagas são muito rotativas, sempre tem gente entrando e saindo e não é dificil conseguir uma vaga, geralmente é bem rápido a oferta e a procura.
Mas se vc alugar uma vaga e quiser sair para outra vaga, ou até mesmo porque vai voltar ao Brasil, é da sua responsabilidade passar a vaga para outra pessoa, ai pega o deposito de volta e assim sucessivamente.
Muitos brasileiros gostam de dividir apartamento com estrangeiros, porque obrigatoriamente terão que falar inglês em casa, resultando em um aprendizado mais rapido.

O que é importante saber antes de alugar uma casa ou apartamento é a forma de aquecimento que vc terá. Muitas vezes o valor do aluguel é muito convidativo, mas quando vc descobre que pagará absurdamente pela energia - que não é nada barato - você já está morando no lugar. Então fiquem atentos a isso!!

Albergues:

Os albergues da Irlanda são muito econômicos e é onde normalmente estudantes e viajantes se alojam, sendo possível encontrar dormitórios onde ficam até 20 pessoas. Possuem quartos habituais, são agradáveis e têm muitas facilidades. Além disso, os empregados são amáveis e a atmosfera é excelente. Os valores são calculados diariamente e os custos são menores do que outras escolhas de acomodação, ficando em média de 15 a 30 euros por noite. O problema é a falta de privacidade e segurança.

Pousadas e hotéis:

Para aqueles que podem pagar qualidade de alojamento temporário, há as opções de hotéis e pousadas. Mensalmente os preços variam de 700 euros para um cama-apartamento, 1000 euros para um dois-camas e 1800 euros para um com quatro camas. Se você estiver com um orçamento mais folgado, existem excelentes pousadas nas diversas cidades."

Um comentário:

  1. A leitora Monique deixou um depoimento no meu orkut com algumas dúvidas, eu prefiro responder pelo blog, porque pode ajudar outros leitores também.

    Monique diz: "Olá querida!! Pra começar feliz 2011 que te abençõe com o impossível em todas as áreas de sua vida!!!! Estou acompanhando seu blog... por sinal nota 10, uma grande inspiração!!
    Estou me formando em farmácia em Julho e de partida para Irlanda dia 2 de Agosto, pretendo ficar 7 meses ou um ano ai!! Vou estudar na Abby College, tenho muitas dúvidas... já estou estudando inglês mas dá um friozinho na barriga, sensação de q vc não sabe nada... mas em me virar sozinha eu sou esperta... n sei se em outro idioma será tão fácil assim rsrsr!!Então minha dúvida inicial é que vou morar por um mês em casa de familia e vc acha trk em um mês conseguir um trab mesmo com a crise e conseguir uma vaga em algum ape de estudante p diminuir despesas???
    Obrigada pela atençao ...tda sorte do mundo p vc e que Deus te retorne em dobro pq tenho visto que vc ajuda uma galeraaa com suas experiências..."

    Luciana diz: "Monique, primeiramente obrigada por tudo de bom que desejou para mim, desejo em dobro para vc tb.
    Eu tomei a iniciativa de contar as minhas experiências, como forma de retribuição, pois quando eu estava planejando o meu intercâmbio outros blogs me ajudaram muito e sei o quanto vocês precisam de informações, por isso ajudo com o maior prazer.
    E será muito bom ter as minhas experiências arquivadas neste blog, sei que um dia tudo isso será apenas lembranças... e sentirei saudades deste tempo.

    Enfim... respondendo as suas perguntas:

    O friozinho que vc está sentindo é super normal, afinal vc está vindo para um país estrangeiro, onde não terá as suas referências por perto, não terá o colinho da mamãe e terá que realmente se virar, mas tudo isso faz parte da experiência do intercâmbio. Quanto ao inglês, estude bastante até agosto, mas a maioria das pessoas que chegam aqui, inicialmente acham que não sabem nada, mas o dia a dia e as aulas na escola, vai dando cada vez mais firmeza e ajudando a perder o medo.
    Que bom q vc é esperta e sabe se virar bem, isso é fundamental, pois no início é uma avalanche de informações, tantas coisas para resolver que mal sobra tempo para responder um e-mail de alguém querendo saber notícias suas.
    Alugar apartamento aqui é bem tranquilo, basta ter disposição para procurar, geralmente os brasileiros anunciam as vagas na comunidade do orkut, o que torna tudo muito mais fácil. Leia o post Hospedagem na Irlanda, que eu explico mais detalhadamente este assunto.
    Eu acho 1 mês muito tempo para vc ficar em casa de família, até porque os valores são bem altos, vê se vc consegue diminuir para 2 semanas, e durante estas 2 semanas vc vai procurando o apartamento, que o aluguel está entre 200,00 e 250,00 Euros, numa casa com 4 pessoas.
    Sobre o emprego e a crise, leia os seguintes posts:
    - Trabalhando como Au Pair (lá eu explico como eu consegui a vaga de Au Pair).
    - Diário de uma Au Pair I, II e III (nestes posts eu conto as minhas experiências como Au Pair).
    - Vir ou não vir para Irlanda? (neste post eu falo a minha opinião sobre a crise).
    Entre outros...

    Infelizmente não temos como saber o tempo que um intercambista vai demorar para conseguir um emprego, mas digo que para mulher está mais fácil, pq tem a opção de trabalhar como Au Pair, o que para os homens não é possível.

    Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição!!

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...