Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

terça-feira, 21 de abril de 2020

Julgamentos de Bruxas - Irlanda e Escócia



O post de hoje é inusitado, diferente de tudo o que já postei aqui, pois estou estudando sobre inquisição, patriarcado, sagrado feminino, deusas mitológicas e afins, e me deparei com a informação de onde ocorreu o primeiro julgamento de bruxas na Irlanda, foi justamente em Kilkenny (Leia aqui), uma cidade que eu amei ter conhecido quando morava lá. 
Além disso, a Irlanda é o berço do Halloween (Leia Aqui), tendo como base e origem as celebrações dos povos antigos.

Sinto uma dor no peito, quando leio ou assisto algo sobre a "caça às bruxas", por pura ignorância, ódio e fanatismo. 
Sou a neta delas e as honro em meu coração! 

Sabemos que a Europa foi palco das mais horrendas atrocidades e injustiças, e muitas mulheres pagaram um alto preço pelo simples fato de possuírem habilidades de cura, ou porque eram parteiras ou por entenderem sobre poções, ervas, e até mesmo por serem bonitas e sensuais. Na verdade qualquer pessoa podia ser acusada de bruxaria, e a maioria eram mulheres, é claro!
Era comum acusações sem cabimento e motivadas por conflitos pessoais. Como as acusações podiam ser anônimas e algumas igrejas colocavam à disposição dos fiéis caixinhas onde eles podiam deixar bilhetes com os nomes para serem passados às autoridades, era muito fácil utilizar o sistema para vingar-se de outras pessoas.

Petronilla de Meath, 23 anos, foi a primeira mulher britânica da história a ser condenada por heresia, em 1324. Ela era serva da nobre irlandesa Alice Kyteler, que foi casada 4 vezes, o que já a marcava como uma mulher infame para a época. Foi acusada pelo Bispo de Ossory de praticar feitiçaria, com atos diabólicos e muitos elementos da magia folclórica, depois da morte de seu quarto marido por envenenamento, sob suspeita de interesse na herança dele e dos outros três também. 
Então, a pobre Petronilla foi acusada como cúmplice dela, e acabou sendo presa, confessou sob tortura que ela e sua senhora aplicavam substâncias mágicas em uma viga de madeira para poder voar e foi forçada a proclamar publicamente que Alice e seus seguidores eram todos bruxos. No fim, “os bruxos” mencionados também foram presos e chicoteados, e alguns chegaram a ser queimados vivos na fogueira, incluindo Petronilla. 
Quanto a viúva, conseguiu fugir para a Inglaterra com a ajuda de alguns familiares e levou consigo a filha de Petronilla, Basilia, que foi criada por ela como filha. E nunca mais apareceu nos registros. E seu filho William, fruto do primeiro casamento, também foi interrogado, mas devido a sua influência na cidade, pagou apenas fiança e foi liberado.

Tempos depois, o uso de tortura para obtenção de confissões tornou-se ilegal na Inglaterra, Irlanda e País de Gales, porém era permitido na Escócia, onde muitas confissões foram resultados de horas de tortura, ou seja, quando a pessoa já não podia mais negar. 


No livro "O Martelo das Bruxas" (1487), Kramer e Sprenger elencaram alguns motivos e condições comuns pelos quais as bruxas eram denunciadas:


  1. As bruxas conseguiam viajar de um local para o outro com o uso da magia (normalmente para ir ao sabá);
  2. Tem relações sexuais com demônios;
  3. Profanam os sacramentos da Igreja;
  4. Conseguem tornar pessoas e animais inférteis;
  5. Arrancam o pênis dos homens, ou os deixa impotentes;
  6. Transformam os homens em animais;
  7. Matam crianças e as usariam em ritos diabólicos; 
  8. Causavam doenças ou a morte do gado e das plantações;
  9. Causavam tempestades;
  10. Causavam doenças em pessoas. 


"Witches Well" (Fonte das Bruxas)

Eu sou apaixonada pela arquitetura e histórias dos castelos medievais, na Europa não importa o país, tem castelos por toda parte e eles sempre estão presentes nos meus roteiros de viagens.
O castelo de Edimburgo na Escócia, possui a reputação de ser um dos locais mais assombrados do país, e é o segundo monumento mais visitado, dá pra sentir a atmosfera medieval. Sua origem remonta ao século XII, através dos anos acumulou história e fatos marcantes, e Edimburgo é chamada de cidade mais assombrada de toda a Europa.
Lá também encontra-se resquícios do passado impiedoso da Escócia, perto da entrada do castelo há um memorial de aço, chamado de "Witches Well" (Fonte das Bruxas), onde foram condenadas mais de 300 "bruxas" entre 1479 e 1722, foi o maior palco de execução da Escócia. 
Infelizmente quando estive lá em 2011 (Viagem à Escócia - Leia Aqui), eu não tinha muita afinidade com esse tema, então não sabia desse memorial. Mas agora tenho vários motivos pra voltar à Escócia, e um deles é pra conhecer os lugares incríveis da série Outlander, que eu amo demais.

Com base nesse versículo que muitas mulheres foram para a fogueira.
"A feiticeira não deixarás viver." - (Livro de Êxodo - Cap 22:18)


Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...