Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quinta-feira, 15 de março de 2012

Oportunidade de ouro perdida!!

É muito frustrante viver no exterior e não poder participar das inúmeras atividades que estão a nossa disposição, por questões financeiras ou até mesmo pelo fator tempo que impossibilita estar presente em tantos acontecimentos. 
Eu tento aproveitar ao máximo esta oportunidade, gosto de explorar, de saber, de conhecer tudo o que acontece no país que eu escolhi para viver este tempo da minha vida. 
Acho um desperdício de oportunidade das pessoas que vivem aqui e tudo que fazem é trabalhar e/ou estudar o dia inteiro, voltar para casa e ficar na Internet ou TV. Muitas vezes não seria a falta de dinheiro, porque há inúmeras atividades gratuitas ou com custo baixo para todos os gostos, mas a questão são os interesses pessoais e há pessoas que desperdiçam a grande oportunidade de estar aqui. 
Confesso que me dói saber que muitos sonham em ter esta experiência, enquanto outros não valorizam. Muitos estudantes acabam entrando num espiral de trabalho/casa e no máximo um churrasco no final de semana e se você perguntar o que eles fizeram ou o que conhecem da Irlanda você irá chocar, pois não conhecem nada que vá além do círculo de eventos da comunidade brasileira. 
Eu soube que muitos brasileiros vivem aqui há anos, falam muito pouco inglês e não conhecem a cultura do país. Neste caso acabam tendo aqueles julgamentos de “recém chegados” que generalizam uma cultura baseados em algumas breves observações.
Eu penso que estas pessoas estão perdendo uma oportunidade de ouro de aperfeiçoarem a fluência no idioma, de serem mais cultas e sentirem-se mais satisfeitas com a vida que levam fora do país de origem, sejam eles brasileiros ou não.
Os interesses de quem vem são os mais variados, mas o que muitas vezes acontece é que quando chegam aqui esquecem o objetivo principal e entram no mundo das baladas e acabam tendo que trabalhar ainda mais para manter este estilo de vida. Há também os que não conseguem se desapegar do Brasil. Não dá para fazer intercâmbio e manter a mesma vida de antes, é importante lembrar que a distância existe sim, mas por outro lado o intercambista vive experiências fascinantes e com o futuro totalmente nas mãos do destino. As pessoas mais importantes estarão no mesmo lugar torcendo por nós!!
Quem está em busca de educação, aperfeiçoamento profissional ou amadurecimento a melhor opção é se dedicar aos estudos, conhecer pessoas e a cultura local. Eu creio que trabalhar por várias horas só para juntar dinheiro não vai agregar muito, pois não terá tempo de estabelecer relações sociais, desenvolver o idioma, fazer novos amigos, então pouco aprenderá sobre a diversidade cultural e ainda poderá ter uma visão negativa do país, porque simplesmente não o conheceu.
Está se mudando para a Irlanda? Então viva como um irlandês. Aproxime-se do cotidiano das pessoas do local, viva o ambiente, conheça novos lugares. No final são essas coisas que você vai levar na lembrança e tudo passa muito rápido. 
Qual a sua opinião? Contribua com o post e deixe o seu comentário abaixo!!

3 comentários:

  1. Brasileiro intercambista é uma raça sem igual. Ou fica trancado em casa na internet se lamentando querendo voltar ou fica andando só com brasileiro passeando.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este post, leio diversos blogs sobre Irlanda e Dublin e este, por incrível que pareça, se aproximou ao meu real objetivo, que na verdade, engloba alguns pontos, entre eles, não só o aprendizado, mas o "desenvolver" cultural!
    Legal, parabéns!

    André Marques

    ResponderExcluir
  3. O que eu digo eh ki saia de casa com as forcas!!! Nem que seja soh pra ir num pub dah uma volta, sem tomar nd!!! E procure pessoas do seu pais, sim, vejo problema nenhum, agora naum esqueca das amizades gringas. Procure morar com gringo que com certeza eles conhecem outros e outros e seu circulo de amizade vai crescendo e a experiencia fora do Brasil se tornando mais valiosa.
    As vezes em Galway me sinto fora da Irlanda de tanto gringo que rola por lah!!! Diversidade cultural eh isso aew!!
    Bjaum Lu!!!

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...