Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Entrevista com a intercambista Vanessa Viana - Dublin

1-Qual o seu nome completo e idade?  
R: VANESSA SANTOS VIANA – 25 ANOS

2-Onde nasceu? 
R: RIO DE JANEIRO - BRASIL

3- Qual a sua formação?
R: 3º GRAU COMPLETO EM GESTÃO DE RH.

4-Veio para Irlanda através de qual agência?
R: NÃO VIM ATRAVÉS DE AGÊNCIA, COMPREI DIRETAMENTE COM O ROBERTO DA ESCOLA DCAS COLLEGE E FOI MUITO MAIS BARATO.

5-Onde você está estudando? 
R: DCAS COLLEGE.

6-O que está achando da escola? Indicaria esta escola para um amigo?
R: AINDA ESTOU NO INÍCIO DAS AULAS. MAS DE PRIMEIRO MOMENTO, AO VISITAR A ESCOLA E SUA ESTRUTURA, FUI BEM RECEPCIONADA, A AGILIDADE NOS DOCUMENTOS, ATENÇÃO ENFIM... JÁ COMEÇOU BEM.

7-Viajou por qual companhia aérea? Gostou do atendimento?
R: AIR FRANCE – O ATENDIMENTO É DE PRIMEIRA LINHA.

8- Há quanto tempo mora na Irlanda? Quanto tempo pretende ficar?
R: ESTOU NA IRLANDA HÁ 1 MÊS, A PRINCÍPIO PRETENDO FICAR POR 1 ANO.

9-Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiencia?
R: NÃO.

10-O que motivou sua ida para a Irlanda?
R: O QUE ME MOTIVOU FOI MEUS AMIGOS, QUE ESTÃO NA EUROPA HÁ UM TEMPO,  A OPORTUNIDADE DE CHEGAR NUM PAÍS TOTALMENTE DIFERENTE DO MEU E JÁ TER TUDO PRONTO PRA MINHA CHEGADA E ESTADIA DURANTE O PERÍODO EM QUE IREI FICAR.

11-A estadia é definitiva ou outro país está nos seus planos futuros para a carreira?
R: PELO MENOS UNS 6 MESES DEVO PERMANECER NA IRLANDA, MAS SE HOUVER OPORTUNIDADE DE IR PRA OUTRO PAÍS PQ NÃO? JÁ QUE ESTOU AQUI NA EUROPA. O IMPORTANTE NA VIDA É APROVEITAR AS OPORTUNIDADES QUE A VIDA NOS DÁ.

12-Quais eram suas expectativas profissionais antes de ir para Irlanda? Isso já estava planejado?
R: ESTAVA TRABALHANO NA MINHA ÁREA MESMO, PORÉM JÁ NÃO TINHA MAIS O QUE FAZER NA EMPRESA QUE TRABALHAVA, POIS A MINHA MISSÃO LÁ, JÁ TINHA SIDO CUMPRIDA... COGITADO A HIPÓTESE DE VIAJAR PRA ESTUDAR, PARECIA UM SONHO, MAS FORA DA REALIDADE PRA MIM. ATÉ QUE UM BELO DIA ACORDEI PRA VIDA E RESOLVI ARRISCAR TUDO, POR UMA EXPERIÊNCIA FORA... PRA MIM ESSA VIAGEM NÃO É SÓ CRESCIMENTO NA ÁREA PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM NA PESSOAL.

13-Que tipo de preparação foi realizada antes da partida para Irlanda?
R: QUANDO RESOLVI IR PRA IRLANDA, ESCOLHI A DATA, SÓ HAVIA DOIS MESES PRA ME PREPARAR. AFF, COMEÇOU A MINHA CORRIDA CONTRA O TEMPO: PASSAPORTE, FECHAR COM O CURSO, PASSAGEM AÉREA, DESLIGAR DA EMPRESA, FINANÇAS, FECHAR SEGURO SAÚDE, CHECK UP GERAL (MÉDICOS, EXAMES ENFIM), BAGAGENS, RÉMEDIOS PARA LEVAR, ROUPAS, SAPATOS... E ENTÃO CHEGOU O GRANDE DIA E ESTAVA TUDO OK.

14-Foi difícil entrar no país? Relate como foi recebido pela imigração Irlandesa.
R: NÃO FOI DIFÍCIL ENTRAR NA IRLANDA, PORQUE ESTAVA COM TODA DOCUMENTAÇÃO CERTA E EM MÃOS. FORAM SUPER EDUCADOS, APRESENTEI O PASSAPORTE E OS DOCUMENTOS DO CURSO,  A IMIGRAÇÃO PERGUNTOU: SE ERA MINHA PRIMEIRA VIAGEM, SE EU FALAVA INGLÊS E QUANTOS EUROS EU TINHA. TIREI FOTO, ENTREGARAM MEUS DOCUMENTOS E PASSEI TRANQUILAMENTE.

15-Você tem seguro saúde?
R: FIZ UM SEGURO SAÚDE A PARTE DO QUE EU JÁ TINHA PELO CURSO, QUE É OBRIGATÓRIO. FECHEI COM  GTA (GLOBAL TRAVEL ASSISTANCE) – PLANO: STUDENT EURO ASSIST, COBRE A EUROPA TODA.

16-Você possui conhecimentos suficientes da língua inglesa?
R: NÃO.

17-Houve problemas na adaptação ao clima?
R: SIM, CHEGUEI NO INVERNO, MUITO MAIS FRIOOOOO. FOI UM CHOQUE...  

18-Quais as principais diferenças culturais entre Brasil e Irlanda na sua opnião?
R: A ALIMENTAÇÃO, FILOSOFIA DE VIDA, FORMAS DE SE VESTIR, CABELOS, BALADAS... ENFIM A FORMA DE VIDA É MUITO DIFERENTE. E NO COMEÇO ATÉ ACHEI QUE NÃO IRIA CONSEGUIR ME ADAPTAR.

19-Quais foram as maiores dificuldades profissionais e de adaptação a empresa na Irlanda? R: NÃO ESTOU TRABALHANDO NO MOMENTO, MAS CONSEGUI UM BICO DE CLEANER QUE ME PAGA 10,00 EUROS A HORA.

20-O profissional brasileiro está preparado para trabalhar no exterior?
R: TALVEZ, DEPENDE DE MUITAS COISAS... DA DISPONIBILIDADE E AGILIDADE EM ENXERGAR COM BONS OLHOS UMA CULTURA DIFERENTE E SABER USAR E JUNTAR, PARA TRAZER NOVIDADES E INOVAÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO.

21-Como você vê o mercado de  trabalho na Irlanda para os brasileiros?
 Cite em relação a sua área também.
R: RAZOÁVEL, EM RELAÇÃO A MINHA AREA DE ATUAÇÃO QUE É ADMINISTRAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS AINDA NÃO VI NENHUMA VAGA. ACHO MUITO INJUSTO SÓ EUROPEU PODER TRABALHAR EM GRANDES EMPRESAS (CARGOS BACANAS), ACHO QUE ESSA CONCEPÇÃO PODERIA MUDAR.

22-Como a crise financeira mundial afetou a Irlanda?  
R: TEM AFETADO MUITAS ÁREAS, TENDO EM VISTA QUE ATÉ O VALOR QUE OS INTERCAMBISTAS TERIAM QUE APRESENTAR DUPLICOU SENDO BEM MAIOR DO QUE ERA ANTES. MAS COM TUDO ISSO, VEJO QUE AINDA HÁ MUITOS INTERCAMBISTAS VINDO PARA IRLANDA ESTUDAR.

23-O que muda no profissional brasileiro que trabalha um tempo no exterior?
R: TODA CONCEPÇÃO EM RELAÇÃO A ESTRUTURA DE UMA EMPRESA, O MODO EM QUE É FEITO TODO O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO... MAS O MELHOR DE TUDO, IRÁ MUDAR A PROFISSIONAL VANESSA VIANA (MAIS MADURA E RESISTENTE A QUALQUER SITUAÇÃO).

24-O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
R: ASSIM QUE CHEGUEI FOI O FERVO RSRS, LOGO DE CARA PASSEI A VIRADA DO ANO EM LONDRES, CONHECI ALGUNS PUBS... MAS ULTIMAMENTE MINHA VIDA ESTÁ TRANQUILA, SEM MUITAS EMOÇÕES... ESTOU NO MOMENTO DE ADAPTAÇÃO MUITO COMPLICADO, SAUDADES DA FAMÍLIA, NAMORADO, AMIGOS... AS VEZES A SAUDADE BATE MUITO FORTE...

25-Qual o custo de vida? 
R: EM MÉDIA 300,00 EUROS POR MÊS (INCLUINDO MORADIA, ALIMENTAÇÃO, PUBS RS), MAS SE TIVER VIAGENS AI O CUSTO É BEM MAIS ALTO. PORÉM SE TRABALHAR COMO AU PAIR NÃO TERÁ CUSTO NENHUM, POIS IRÁ MORAR JUNTO COM A FAMILIA, SÓ TERÁ CUSTO COM VIAGENS (É MUITO BOM, ESTAR NA EUROPA E NÃO CONHECER NENHUM OUTRO PAÍS, ACHO UM DESPERDÍCIO DE OPORTUNIDADE).

26-Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
R: HÁ DIVERSIDADE CULTURAL EM RELAÇÃO A ALIMENTAÇÃO, HIGIENE, FORMA DE VIVER... CLARO QUE EXISTEM LUGARES LINDOS (MUITA HISTÓRIA) QUE AINDA NÃO CONHEÇO, MAS ATÉ VOLTAR AO BRASIL VOU CONHECER DE PONTA A PONTA A IRLANDA.

27-Que dicas você daria a quem pretende seguir carreira no exterior e, em especial, na Irlanda?
R: ACHO QUE TODOS UM DIA DEVERIA FAZER UM INTERCÂMBIO, NÃO É SO APRENDER UMA LÍNGUA DIFERENTE, É CONHECER NOVAS PESSOAS, CULTURAL, CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

28-Se pudesse descrever em uma palavra a experiência que está vivendo nesse país, qual seria?
R: SUPERAÇÃO!

29-Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
R: CLARO, SUPER RECOMENDO O BLOG JORNADA PELA IRLANDA. NÃO CONHEÇO OUTROS, MAS TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS EU ENCONTREI NESTE BLOG.


Vídeo que eu fiz em homenagem a Vanessa Viana quando ela estava se preparando para viajar.

Primeiras compras!!

Ice Bar em Londres!!

 Londres!!


Um comentário:

  1. Ola
    Meu nome é Ronan Muller. Gostaria muito de fazer um contato com vc pois percebi que fez todo o tramite do intercambio sem agencia. O que acredito ter ficado mais barato. Meu email é ronanmuller@ig.com.br. Dá um oi la pra gente conversar.

    abraço

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...