Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As amizades mudam?



Eu amo ler blogs, outro dia estava lendo uma matéria muito interessante no site Brasil na Itália, um site que eu amo ler e resolvi escrever sobre o tema aqui também, relatando as minhas experiências com as amizades ao longo dos anos e principalmente o que mudou com a distância.

Muita coisa mudou na minha vida, sempre tive muitos amigos e por muitas vezes não conseguia conciliar isso, dava atenção demais para algumas e deixava a desejar com outras, já tive alguns probleminhas com situações desse tipo.

Na minha opinião um intercâmbio faz uma verdadeira revolução em nossas vidas, aprendemos um novo idioma, conhecemos pessoas do mundo inteiro, lugares, culturas e com isso evoluímos muito, infelizmente muitos dos nossos "amigos" que ficaram no Brasil continuam levando a mesma vida, sendo assim é inevitável que haja um afastamento, é um processo natural da vida, até porque passamos a trilhar novos caminhos, ter novas preferências e muitos acham-nos "metidos" por isso, mas a mudança acontece para todos, para uns mais e outros menos.

Quando mudamos de país e a possibilidade de voltar é muito remota, as pessoas vão se afastando naturalmente, mesmo aquelas que eram tão próximas, os telefonemas, e-mails, recados no orkut e facebook vão diminuindo cada vez mais, é duro sentir isso na pele, algumas pessoas que no passado, tinham tantas coisas em comum, hoje são quase que desconhecidos. Mas isso não ocorre somente por causa da distância, pois eu tenho uma amiga de infância há quase 25 anos, ela mora na mesma rua que eu no Brasil e não participamos da vida uma da outra há muito tempo, fomos nos afastando sem perceber, sempre lembramos dos aniversários, datas comemorativas e quando nos encontramos não falta assunto, mas não compartilhamos nossas vidas mais, seguimos por caminhos completamente diferentes, isso realmente é triste, outro dia mesmo eu enviei um e-mail dizendo isso para ela. Quando eu era adolescente não imaginava a minha vida sem a amizade dela, jurava que ela seria minha melhor amiga a vida inteira, quando brigávamos eu ficava arrasada e hoje sinto-me conformada com a nossa distância, quando eu fui ao Brasil nem a encontrei, é uma amizade que deixou muitas saudades!!

Uma das condições impostas pela amizade é que os dois amigos estejam na mesma página da vida, eu acho que os amigos não deveriam ir embora nunca, as amizades não precisam terminar porque os interesses mudaram, basta que se interessem na vida um do outro. Porque isso é tão difícil? 
Eu tenho um exemplo disso, com uma amiga do trabalho, éramos as melhores amigas, com muitas coisas em comum, na fase de solteira dela, nós curtimos a vida em baladas e viagens e nos divertíamos bastante, mas ela sempre sonhou em casar, ter filhos e envelhecer ao lado do amado, já eu tinha algo que me impulsionava a ganhar o mundo, casamento era algo que estava completamente longe dos meus planos (hoje eu até penso nisso), porque tenho certeza que se eu tivesse casado antes, eu teria um bichinho comichando em mim, um ímã me chamaria para o mundo e talvez isso implicaria no meu bem-estar, então decidi ganhar o mundo e aqui estou eu, como eu já contei anteriormente no post Como o sonho começou?, eu me programei para vir morar na Irlanda por 2 anos, ela iria casar em novembro de 2010 e eu seria a madrinha, eu decidi que iria esperar o casamento dela, mas quando a minha ex-gerente soube dos meus planos de viagem no final de 2010, ela me demitiu 3 meses antes, alegando que a empresa não poderia mais contar comigo, claro que o universo conspirou a meu favor, então eu adiantei a viagem, porque se ficasse mais 3 meses no Brasil, eu só iria gastar o dinheiro do FGTS e rescisão de contrato, eu não fui ao casamento dela, foi difícil dela entender isso e por inúmeras vezes ela jogou isso na minha cara, causando diversos desentendimentos entre nós, por esse e outros motivos a nossa amizade foi esfriando, esfriando e estamos cada vez mais longe.  Enfim, minhas amigas não precisam estar no meu ritmo de vida para serem minhas amigas. Mas precisam, se alegrarem e compartilharem do que é importante para mim, mesmo que não estejam fisicamente por perto e vice-versa, o fato de não ter ido ao casamento dela não significa que eu não vibrei e me alegrei por ela, afinal era o grande sonho da vida dela, eu gostaria muito que ela vibrasse por eu estar aqui realizando o maior sonho da minha vida.
Com a tecnologia tão avançada nos dias de hoje, as pessoas só não se comunicam se realmente não quiserem, pois tem skype, facebook, orkut, e-mail, msn, blogs e até mesmo o bom e velho telefone. 
Quando eu fui ao Brasil de férias, encontrei com algumas pessoas que nem se interessaram em saber como foi a minha jornada na Irlanda, alguns amigos eu nem vi, nem souberam que eu estive no Brasil por 32 dias, alguns eu só vi 1 ou 2 vezes, estes eram aqueles que no início do meu intercâmbio morriam de saudades de mim, outros amigos eu realmente nem tinha assunto para conversar. Porém eu tenho uma grande amiga, que a distância não mudou absolutamente nada entre nós, muito pelo contrário a nossa amizade tem crescido a cada dia, nos falamos sempre, estamos super atualizadas da vida uma da outra, vibramos muito com as nossas conquistas, apesar de termos objetivos diferentes de vida. Distâncias não encerram amizades sólidas, em uma época onde a comunicação é tão fácil. Mas, mesmo sem um contato constante, o sentimento de afeto não se abala.
Da mesma forma que muitas amizades se vão, muitas surgem em nosso caminho, na vida tudo é uma passagem, inclusive as pessoas que passam em nossas vidas. 
Li o trecho a seguir no site Ajuda Emocional: "No mundo de hoje é muito difícil cultivar as amizades de infância, para poder manter uma amizade pela vida a fora, é preciso manter interesses comuns ao longo do tempo. Amigos de escola na infância, por exemplo, compartilham interesses comuns, divertem-se com as mesmas coisas. Mas, na medida em que se tornam adultos, alguns seguem os mesmos caminhos, outros seguem por caminhos diferentes e outros ainda por caminhos paralelos que jamais se cruzarão. Se os interesses, os valores, os conceitos e preconceitos mudam, as amizades deixam de ter sentido porque, o que as gera e as mantém são os interesses em comum. Por outro lado, há pessoas que mantém os mesmos valores e visão de mundo pela vida afora e são elas as que mais mantém amigos ao longo da vida, desde que estes amigos também tenham se mantido os mesmos. Mas, mesmo que os valores e interesses mudem ao longo do tempo, ainda é possível manter a amizade, desde que haja um contato freqüente e respeito mútuo diante das diferenças. Aliás, é o contato freqüente que alimenta e que perpetua uma amizade. As mudanças fazem parte da vida, mas as pessoas nem sempre estão dispostas a mudar ou mesmo a adaptar-se às novas situações. Quando as pessoas namoram ou se casam, seus hábitos de vida se transformam, elas passam a freqüentar outros lugares, não vão mais a barzinhos, seus assuntos passam a ser a respeito da casa, dos filhos, das contas, enfim, é uma vida nova, um universo totalmente à parte do universo dos solteiros, uma mudança um tanto radical: os amigos solteiros e desimpedidos sentem-se à parte deste mundo, até porque o desconhecem."

2 comentários:

  1. Realmente é assim mesmo que acontece, como isso é verdade! A gente até se sente meio culpada por não ter conseguido manter a amizade viva como antes, mas não é nossa culpa, são coisa da vida! Mas que é difícil é! Fico m perguntando se será difícil fazer amizades verdadeiras na Irlanda, porque no Brasil, sempre tive a certeza de que amigas mesmo tenho poucas, a maioria são colegas. Como será quando morar na Irlanda? Estou com receio, mas curiosa, vamos ver!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana,

    Em primeiro lugar agradeço por ter mencionado o Brasil na Italia. :) Como você sabe, há anos reflito sobre essa questão das amizades.

    Hoje em dia cheguei a conclusão que o amor pelos amigos de infância ou aqueles queridos que deixamos no Brasil vai existir para sempre, embora muitas vezes seja difícil manter contato no dia-a-dia.

    Simplesmente a vida muda, os objetivos às vezes são diferentes, o fuso horário dificulta. Isso não significa que os objetivos mudaram para sempre. Vai saber, talvez em breve voltem a ser parecidos.

    O importante é guardar com carinho as lembranças do passado e seguir em frente no presente. É natural e saudável começar novas amizades, uma nova relação, viver o hoje. E vamos que vamos, que o tempo não pára.

    Beijos e até mais,

    Barbara

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...