Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

domingo, 21 de agosto de 2011

Dica: Cursos VEC

Olá pessoal,


Descobri uma informação muito importante sobre cursos na Irlanda e quero compartilhar com vocês. Como sabem, quando eu começei a trabalhar em Portarlington, eu tranquei o meu curso de inglês na Euro College em Dublin, porque os horários não batiam e o trem é muito caro para ir em Dublin todos os dias, 15,60 Euros ida e volta para estudante. Eu me iludi que apenas convivendo com uma família Irish seria o suficiente para desenvolver o meu inglês, para mim não funcionou assim, passei meses procurando cursos e tentando estudar, porque não queria largar o meu emprego, ter que passar por tudo novamente, consegui contratar um professor particular de inglês, que me ajudou bastante, mas com o salário que eu ganho estava difícil de pagá-lo. 
Na minha cidade tem um VEC, órgão educacional do Governo, eu fui lá assim que me mudei, em novembro, mas só abriria turmas de inglês em janeiro, mas na cidade de Port Laoise que fica há 10 minutos de trem da cidade que eu moro, eu sinceramente não levei muita fé no curso e não fui fazer a matrícula em janeiro. Em fevereiro eu fui no VEC da minha cidade novamente, porque eu vi no site que lá tem curso de Business, fiquei eufórica para cursar este curso, na época eu não tinha o PPS ainda, porque até então eu não tinha precisado dele, tive uma entrevista com a Diretora da escola e ela não me aceitou no curso, porque disse que eu precisava melhorar o inglês para conseguir acompanhar as aulas, então ela me encaminhou para a cidade de Port Laoise para estudar inglês, na semana seguinte eu fui lá, fiz o teste de nivelamento, constatei que o meu nível de inglês não tinha evoluído muito, mas recebi a notícia que não tinha vaga de inglês para aquele momento e só abriria novas turmas em setembro, saí de lá frustrada e triste. Mas percebi que é uma instituição séria e de qualidade e me arrependi muito de não ter feito a matrícula em janeiro. Passei todos estes meses ansiosa para abrir novas turmas, pesquisei bastante nos sites do VEC´s próximos da minha cidade, fiquei atenta as datas da matrícula, porque eles não são flexíveis quanto a isso, é naquela data que está marcado e você tem que se virar para estar lá. Em setembro em fui no VEC da minha cidade outra vez para tentar me matricular no curso de Business e não fui aceita, porque eu não tenho o diploma do curso de inglês Level 4, conforme ela tinha me orientado, saí de lá chorando e pensando nos meses que eu esperei por este curso e não consegui me matricular novamente, mas não desisti, fiquei pesquisando nos sites dos outros VEC`s, liguei para pedir informações e finalmente consegui me matricular em um curso de inglês em Kildare, paguei uma taxa de 10,00 euros por um curso de 9 semanas com direito ao certificado Level 4 e ainda consegui me matricular em um dos módulos do curso de Business pelo mesmo preço, estou muito feliz!! As aulas iniciarão no final de setembro.


Segue abaixo algumas informações sobre o VEC:


A Comissão de Educação Profissional (VEC) é um órgão educacional da Irlanda, que administra desde o ensino médio a educação de adultos. VEC´s foram originalmente criados pela Lei da Educação Profissional em 1930, o propósito original das comissões era administrar formação contínua e técnicos entre 14 e 16 anos de idade. A formação contínua foi definida como "formação geral e prática em preparação para o emprego no comércio", enquanto o ensino técnico foi descrito como "relativos à realização de negócios, os fabricantes, comércio e outras atividades industriais". As funções do VEC´s aumentaram bastante desde 1930, em particular na área da educação de adultos, incluindoEducação primária e secundária, Escolas Profissionais, Faculdades, Educação de adultos, Idiomas e Informática.  VEC´s também administram bolsas de estudo para o ensino superior. VEC´s foram originalmente estabelecidos em cada concelho administrativo e município da Irlanda. Existem cerca de 33 VEC´s espalhados pelo país, que oferecem cursos de qualidade, alguns com custo zero, outros com taxas mínimas, mas não sei informar se estes cursos dão direito a renovação do visto, acredito que não, por causa da carga horária. Segue abaixo os sites de alguns VEC´s, para verificarem os cursos disponíveis, endereço e telefone do VEC mais próximo da sua casa.

VEC Clare
VEC Carlow
VEC Kilkenny

Aproveitem e divulguem para os seus amigos!!

3 comentários:

  1. Luciana adorei o papo com vc hj!!! espero termos mais oportunidades de conversar!!
    e esse post é ótimo....fiquei super empolgada com a perspectiva!num vejo a hora de chegar ai!!
    bjoosss

    estarei sempre acompanhando!!!

    Nayara

    ResponderExcluir
  2. Luciana boa noite, gostaria de mais informações sobre os VEC´s em Dublin. Li o seu post e me interessei muito. Tenho cidadania italiana, estou indo para Dublin em Outubro e queria conhecer mais o VEC. Tentei entrar no site mais não entendi nada hahaha!!
    Você poderia me ajudar?
    Grata Suellen

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...