Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Depoimento do ex-intercambista Fábio Neves

Estava pesquisando no google um passeio para Belfast e encontrei o depoimento do Fábio no site dos Mochileiros, enviei um e-mail para ele pedindo autorização para publicar aqui, afinal experiências são muito bem-vindas neste blog, ele prontamente autorizou e ainda me enviou algumas fotos para compartilhar com vocês. Muito obrigada Fábio!!
Se quiser contar para nós o que o intercâmbio trouxe de bom para a sua vida, ficaremos muito gratos também, rs. Desejo sucesso na sua trajetória de vida!!

Fábio à beira do Rio Liffey comendo a baguete do Supervalue... uma rotina bem tradicional na Irlanda, principalmente para quem está chegando!!

Fábio tomando uma pint no pub!!

Fábio em Howth... passeio muito legal!!


Fábio passeando em Malahide, como todo bom brasileiro, erguendo a bandeira mais linda do mundooooo!!

Mas atenção, há 4 anos atrás as coisas eram bem diferentes na Irlanda!!

 

"Em julho de 2007, cansado da rotina, de um emprego que não me levava a lugar nenhum e da vontade de alçar vôos mais altos, resolvi passar um tempo fora do Brasil. Mas até então sem saber por quanto tempo e para onde.

Após algumas (muitas) pesquisas eliminatórias, interesses e papos com amigos decidi ir para a ilha verde européia: Irlanda!! O objetivo era aprender inglês e ainda de quebra dar um rolê pela Europa.

Trâmites acertados e malas cheias de sonhos e pertences, foi no dia 14/09/2007 que desembarquei no aeroporto de Dublin, já sentindo os primeiros impactos que as mudanças climáticas/culturais causariam: o frio. E isso porque ainda era o início do outono europeu, mal sabia o que me esperava...hehehehe.

Nessa época tinha uma amiga de minha namorada que estava morando em Dublin. Ela foi me aguardar no aeroporto e dar uma força inicial. Fomos até a host family na qual eu moraria por um mês (no final das contas acabei ficando os seis meses) e logo depois pedi à ela que me levasse para conhecer o que Dublin tem de melhor: pubs! Após 11 horas de uma viagem mal dormida o espírito explorador estava louco para ver coisas novas. E foi assim que Dublin me recepcionou, oferecendo o seu melhor: uma ótima pint em um ótimo Pub.

Dia após dia fui explorando a cidade. Comecei o meu curso de inglês. Estudava de manhã e procurava emprego pelas ruas do centro de Dublin à tarde. Fiz um amigo italiano na minha escola e nós saíamos juntos para procurar emprego. Como nosso inglês era precário nessa época, nos divertíamos com situãções hilárias tipo fazer mímicas e tal para nos fazer compreendidos. Esse processo durou um mês e meio, até que arrumei emprego como porter (espécie de faz-tudo) em um hotel. Foi nessa época que conheci cada canto de Dublin, pois "rodava" muito a pé em busca de emprego, e com isto ia conhecendo pontos turísticos e outros locais típicos irlandeses.

Bom, começar a trabalhar o tempo começou a ficar apertado, pois estudava pela manhã e trabalhava até as 23hrs, com duas folgas semanais. Durante algum tempo a rotina foi essa, com um intervalo semanal para uma ida à Temple Bar, claro, meu lugar predileto em Dublin!

Comecei então a sentir a vontade de viajar, de conhecer outro país. Passei a pesquisar passagens aéreas baratas. Após breve pesquisa eu e um amigo brasileiro resolvemos conhecer Paris. No final das contas essa seria a única viagem para fora da Irlanda que acabei fazendo, mas valeu a pena pois Paris é uma cidade que dispensa comentários. Foram 3 dias de muita risada e situações inusitadas. Valeu a pena.

Após Paris fiz uma viagem para conhecer Belfast (Irlanda do Norte). Local muito bonito, com direito até a uma trilha que levava ao topo de uma montanha de onde se podia ver 3 cidades inteiras! Excelente! Saímos de Dublin de manhã e voltamos à noite, fiz com outro amigo brasileiro. Fui de ônibus mesmo (Belfast fica a umas duas horas de Dublin). Gostaria de ter ficado mais, tem alguns passeios que dá pra comprar em Besfast mesmo para Giants Causeway (http://www.northantrim.com/giantscauseway.htm) monumento natural de algumas formações rochosas, etc... Mas sai bem cedo e volta mais tarde, portanto o legal é ficar uns dois dias por lá pra conseguir fazer esse passeio. Eu acabei indo parar num parque chamado Cave Hill Country Park, muito bacana. Tem uma montanha em que o cume, em dias claros, é possíve avistar até a costa da Escócia (quando eu fui tava nublado, não vi tão longe assim..rsrsrs). Mas valeu muito a pena, vista fantástica. Só não se esqueça que, como a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido, a moeda oficial é a libra esterlina. Eu esqueci e tive que trocar alguns euros lá, em cotação altíssima. Mas enfim, foi um bate e volta tranquilo. No total paguei 18 euros nas passagens (ida e volta).

Em dezembreo de 2007 minha namorada, que estava no Brasil, foi para lá de férias, por 15 dias. Foi maravilhoso, estávamos com muita saudade um do outro. Viajamos para Wicklow (sudoeste da Irlanda) e vimos neve pela primeira vez. Ela sofreu um "puta" choque com o frio, pois chegou no meio do inverno irlandês, onde a média de dia é de 6 ou 7 graus, chegando a 10 a noite. Apresentei toda a cidade de Dublin e bebemos muito nos pubs da Temple Bar.

Enfim, essa foi uma viagem para aprender inglês que me ensinou muito mais do que eu esperava. Passei por muitas experiências boas e outras nem tanto, mas que me fizeram aprender e crescer muito. No final das contas não voltei nem melhor nem pior, mas muito diferente.

É isso, só queria dividir um pouco dessa experiência com vocês. Descrever seis meses seria impossível, mas espero que tenha sido possível passar um pouco dessa época incrível.
Abraço a todos e continuemos a sonhar!"

FÁBIO NEVES

3 comentários:

  1. Fabio,
    acho que melhor parte de qualquer intercâmbio é a troca cultural e o crescimento pessoal. Sei que ninguém volta para casa sem ter mudado com as experiências (boas ou ruins) vividas fora de casa, né?
    Parabéns pelo texto.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Dani!!

    Você melhor do que ninguém compreende as experiência expostas no texto...

    Abração!
    Fabio

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabio!
    Pretendo viajar pra irlanda e ficar seis meses no ano que vem, queria algumas dicas, princialmente em relação as despesas.
    desde ja, muito obrigada!

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...