Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

terça-feira, 19 de julho de 2011

O que os gringos pensam do Brasil!!

"Os pais das crianças estão no Brasil participando de uma competição do Exército, por coincidência muito próximo da minha casa, então eles me ligaram para marcar um encontro comigo, quando cheguei lá eles perguntaram logo onde tinha um pub, eu respondi que não tinha, então eles pediram para eu levá-los no Mc Donald´s e o mais próximo teria que pegar ônibus, mais ou menos uns 20 minutos de viagem, porém esta parte do Rio de Janeiro não é cartão postal da cidade, eles ficaram meio frustrados e assustados, confesso que eu estava torcendo para não ocorrer qualquer situação de violência, porque infelizmente os estrangeiros tem uma visão péssima do nosso país, porque as notícias que saem do Brasil para o mundo, são as mais assustadoras, miseráveis, assassinas, drogadas, ou mais ignorantes que a mídia pode circular. Meus chefes comentaram que estão achando o valor das ligações telefônicas caríssimas, eu concordei e disse que não só as ligações, mas também os eletrônicos, carros, viagens e etc... aí ele perguntou, porque são tão caros se o país é tão pobre, eles sabem que trata-se de um país de 3º mundo, eu engoli a seco. No alojamento que eles estão, uma brasileira perguntou para a minha chefe em qual parte da América do Norte a Irlanda está situada, fora os brasileiros que nunca ouviram falar da Irlanda e muito menos sabem onde ficam, e assim muitos gringos pensam que a capital do Brasil é Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília passa longe para eles. Os gringos em geral tem uma visão muito distorcida do Brasil, eles pensam que os brasileiros vivem em clima de carnaval o ano inteiro, nas viagens que eu fiz, sempre que eu anunciava a minha nacionalidade, todos lembravam imediatamente do carnaval, mesmo sem saber exatamente o que esta festa significa e lembravam também do fio-dental, samba e futebol, somos referências nisso. Muitos ainda pensam que no Brasil se fala espanhol e vivemos como índios, outro dia conheci uma Irish que me peguntou se o idioma do meu país era espanhol. Mas o fato é que com Copa do Mundo e Olimpíadas vindo por aí, o tema será assunto relevante nos próximos anos. Se queremos que nosso pais seja visto de uma maneira diferente, o brasileiro deve mostrar algo diferente, sugiro que ao invés de ficármos chateados com a visão que os gringos tem de nós, precisamos analisar o nosso comportamento lá fora, se porventura tiver algo errado, tentar melhorar, porque se todos fizerem a sua parte, certamente mudará... não para os gringos e sim, para nós mesmos!"

3 comentários:

  1. Eu jah vi muito disso tb, nos chats que eu entrava quando estudava ingles e italiano.
    A culpa disso nao sao deles, A culpa é NOSSA!

    brasileiro acha bonito mostrar o Carnaval, bundas e futebol mas nao gosta quando somos discriminados lá fora. Enquanto tivermos essa mentalidade nada vai mudar.

    ResponderExcluir
  2. Ei moça, acabei de descobrir seu blog, buscando sobre a Irlanda e acho que cometeu uma "gafe" com os gringos.
    Fui pela primeira vez ao Rio de janeiro no ultimo fds, e fui a um PUB muito bacana em Ipanema, do site abaixo, e sei que há outros na região. Lá, inclusive, conhecemos gringos de vários países. É um lugar que acho que os irish se sentiriam em casa!
    http://www.lordjimpub.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Sim, eu cometi uma grande gafe, eu deveria levá-los para a zona sul do Rio de Janeiro, mas eles não quiseram, estavam cansados dos treinamentos do exército e queriam apenas um lanche rápido, porém o lugar que eles estavam hospedados não tinha nada de bom por perto, só me restou levá-los ao Mc Donald´s mesmo e torcendo para não acontecer algo ruim com eles, porque onde eles estavam hospedados é considerado área de risco, infelizmente.

    Obrigada pelo comentário e pela dica do pub Irish.

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...