Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Trabalhando como estudante na Irlanda

A grande maioria dos estudantes dependerão de um trabalho part-time para custear as depesas mensais, gastos extras e viagens.
O governo da Irlanda tem um esquema especial para estudantes o que possibilita-os trabalhar 20 horas semanais em período letivo e full-time durante as férias.
De acordo com o Garda National Immigration Bureau, para ter a permissão para trabalhar você deverá estar frequentando um curso full time, de pelo menos um ano de duração, ao término do curso receberá uma qualificação reconhecida. No caso de escolas de inglês, essas por sua vez terão que ter o programa do curso de inglês aprovado pelo Departamento de Educação e Ciências nas bases do ACELS (Advisory Council for English Language Schools). Vale lembrar que o ano acadêmico é considerado ser de 25 semanas (ao invés de 52), então cursos com essa duração se classificaram para a inclusão no registro do Departamento de Educação e Ciências. Além do esquema de trabalhar como estudante, a Irlanda proporciona aos imigrantes outros esquemas como o Work Permit (Permissão de Trabalho).
Qual a documentação necessária para trabalhar legalmente na Irlanda?
Além do GNIB válido, você deve ter um número do PPS (Personal Public Service, Serviço Público Pessoal). Seu número do PPS é um número de referência exclusivo, que seu empregador usará para fazer, em seu nome, as contribuições tributárias e de seguro social obrigatórias, inclusive os Europeus devem tirá-lo. O número do PPS também serve para acessar benefícios de saúde e previdência social. 
O PPS é solicitado através do Department of Social and Family Affairs (Ministério de Assuntos Sociais e de Família). 
Para tirar o PPS, você deve pegar uma senha de atendimento,  então preencher um formulário de requisição e comprovar sua identidade. Deverá apresentar os seguintes documentos:
- Seu passaporte ou carteira de imigração.
- Comprovante de endereço na Irlanda, como por exemplo conta residencial (luz, telefone, gás) ou contrato de locação em seu nome.
- Carta da escola.
Tenho qualificações obtidas em um país fora da Irlanda. Essas qualificações serão reconhecidas pelos empregadores da Irlanda?
Depende da natureza da qualificação e do país onde foi obtida. Pode ser que você consiga obter o reconhecimento formal de sua qualificação na Irlanda. A National Qualifications Authority of Ireland (Autoridade Nacional de Qualificações da Irlanda) tem uma maneira de relacionar qualificações no exterior com a qualificação mais próxima comparável na Irlanda. Você deve entrar em contato com Qualifications Recognition Ireland (Reconhecimento de Qualificações na Irlanda). Esse serviço é totalmente gratuito.
Estou procurando trabalho. Por onde começo?
Atualize seu currículo, consiga cartas de referências profissionais do empregador atual e de ex-empregadores e providencie a tradução em inglês dos detalhes das suas qualificações. 
    Que tipo de currículo devo preparar?
    O formato do currículo pode variar. O mais importante é que ele seja claro e fácil de ler. Ele deve conter dados pessoais para contato, formação acadêmica, habilidades ou interesses relevantes e, o mais importante, a descrição da sua experiência profissional. Muitos brasileiros fazem CV com experiências falsas para conseguir um emprego mais rápido.
    Por onde posso começar a procurar emprego?
    FAS é a autoridade nacional para treinamento e emprego. 
    - Você também pode entrar em contato com o LES (Local Employment Service, Serviço Local de Emprego).
    - Você pode consultar os jornais locais e nacionais: The Irish Times e The Irish Examiner (caderno de empregos às sextas-feiras), The Irish Independent (caderno de empregos às quintas-feiras), The Sunday Independent e The Evening Herald.
    - Procure a ajuda dos seus contatos pessoais, como por exemplo parentes ou amigos que possam saber de vagas. O networking e as redes sociais funcionam muito bem  para quem está em busca de um emprego.
    - Você também pode consultar a internet para obter detalhes de vagas atuais. Alguns sites para quem procura emprego: Irish JobsJob FinderMonsterIreland HiringJobs.ie.
    - O Voluntariado também pode ser uma ótima maneira de ganhar experiência profissional na Irlanda. 
    Leia também: Perguntas frequentes 
      "Os passos para o sucesso são simples: Decida o que você quer. Verifique o preço. Pague o preço."

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      text-align: justify;

      LinkWithin

      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...