Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

domingo, 18 de dezembro de 2011

Aquecimento Residencial na Irlanda

Queridos leitores, estamos na época em que a ausência de aquecimento em casa nos causa muito desconforto, a casa fica fria, parece que a cama não aquece, até as roupas ficam  geladas, isso sem falar na preguiça que dá de sair na rua, os cobertores elétricos também são muito utilizados no inverno para se aquecer do frio. 
A maioria das casas que eu fui aqui tem lareira a gás, como aqui na casa que trabalho, é uma lareira artifical, mas aquece bem. As formas mais comuns de aquecer a casa na Irlanda são carvão ou turfa, óleo e eletricidade, em ordem crescente de custo benefício. O carvão é ainda mais eficaz que a turfa, ou seja, é necessário menos carvão que turfa para aquecer da mesma forma. Contudo como a turfa é vendida em blocos (parecidos com tijolos), é mais prático para carregar até a sua casa. Óleo é um método de aquecimento mais caro que o carvão e a turfa. E eletricidade não é apenas a opção menos ecologicamente correta como a mais cara e ineficaz. Uma vez desligado o aquecedor elétrico o frio recomeça. Além de ser péssimo para combater a umidade, pois a Irlanda é extremamente úmida, por causa das chuvas. A lareira evita o cheiro de mofo na casa também. 
Se você tiver a sorte de encontrar uma casa com lareira e back boiler, a água da sua casa será aquecida com o calor gerado pela lareira, de forma que a água das torneiras sairá quentinha. Um grande bônus durante o inverno!! Aconselho perguntar ao landlord se a casa tem back boiler quando ela tem lareira, mas isso é cada vez menos comum!!
Alguns pubs o aquecimento é na lareira tradicional, com o carvão, o ambiente fica  mega quente. Eu acho que a lareira deixa o ambiente charmoso e aconchegante!!


Segue abaixo uma matéria sobre lareiras:
"A combustão de lareiras é responsável por cerca de 20 por cento das emissões de partículas para a atmosfera, que agravam os problemas respiratórios, de acordo com um estudo apresentado na Universidade de Aveiro, em Portugal. Porque ao ter uma lareira em casa estamos a meter para o ar interior partículas que afetam a respiração, assim como estamos a emitir partículas para o exterior. Temos a percepção de que ficam as cinzas, mas estamos a falar de poeiras finíssimas, de 10 micra, ou seja, 10 vezes mais finas do que o diâmetro de um cabelo, pelo que são praticamente invisíveis à vista. Só são detectadas por equipamentos e passam pelo sistema respiratório com muita facilidade, esclarece.
Embora as pessoas saudáveis não sintam os efeitos de forma notória, a não ser ataques de tosse, os asmáticos, alérgicos ou com predisposição para doenças respiratórias são especialmente afetados.
Estima-se que cerca de 12 por cento da população portuguesa tem problemas alérgicos, que são agravados quando aumenta a emissão de partículas, que afeta sobretudo dois grupos de risco: os idosos e as crianças, que são precisamente os que mais permanecem em casa.
O estudo, apresentado por Carlos Borrego na assembleia da Atmospheric Composition Change: the European Network of Excellence, uma rede de excelência européia de investigação na área da poluição atmosférica, apresenta, pela primeira vez, resultados concretos das emissões de partículas devido à combustão residencial. Os resultados, surpreenderam os próprios investigadores."

Simbologia da Lareira na Mitologia Grega:



A terra assim como a lareira são consideradas como sendo símbolos do lar. Na mitologia grega, a lareira é considerada como o altar da deusa-virgem Héstia onde tanto a lareira como a dona dela são consideradas como uma única coisa. O nome Héstia significa lareira e é derivado da raiz sânscrita VAS, que significa “brilhante”. Como o fogo é considerado um elemento puro e divino, ele confere santidade a imagem da lareira.

Um comentário:

  1. Olá Luciana. Tudo bem?

    Parabéns pelo Blog! Estou indo para Irlanda dia 30 e suas dicas foram ótimas pra mim.

    Tenho um blog também, se puder dê uma visitinha. ;)

    http://santtointercambio.blogspot.com/

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...