Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sábado, 29 de abril de 2017

Preconceito linguístico e social em Portugal #Minha experiência

Olá pessoal,

Estou cursando uma graduação sanduíche (1 semestre) na Universidade dos Açores em Portugal, a experiência certamente será impagável e contribuirá muito para meu futuro profissional. 
Eu escolhi Portugal para a minha experiência acadêmica devido a "facilidade do idioma", mas a discriminação é incrível, canso de ouvir as seguintes pérolas: 
- "O português correto é o português de Portugal!"
- "Não é assim que se fala! ou "Não é assim que se escreve!"
- "Você fala brasileiro!"
- "Você fala engraçado!"
- "Não me trate como 'você' e sim como 'tu'.
- "Tal artigo é ótimo, mas pena que está com o português do Brasil."
- "Seu trabalho está ótimo, pena que usou um artigo brasileiro."
- "Brasileiro não sabe escrever."
- "Tal livro só tem tradução no português do Brasil, ahhh mas tem em inglês também." (ou seja, muitas vezes preferem um livro ou artigo em inglês do que com o português do Brasil... isso é surreal!!!)

Acho que se estivesse na Irlanda, não estaria vivendo metade da discriminação justamente por causa do idioma. A Irlanda é um país pequeno, multicultural, tem gente de todos os lugares do mundo, estão super acostumados com a internacionalização e inclusive possui facilidades de visto para estudantes brasileiros, que não há em nenhum lugar do mundo.
O intercâmbio tem corrido muito bem, amo Portugal, o sangue português corre nas minhas veias, mas tem certas coisinhas que vão acontecendo no dia a dia que desgastam muito. Por ora só vou relatar a minha experiência, mas acho que nós brasileiros sofremos preconceito em Portugal, nem sempre é algo dito diretamente na cara, mas sempre tem umas entrelinhas, piadinhas e umas brincadeirinhas de mal gosto.
Outro dia fui pedir para tirar uma foto com os músicos da universidade durante um festival de tunas, dei meu celular na mão de um deles e o outro brincou assim: "Cuidado que ele costuma roubar celulares hein!", Minha amiga brasileira logo entendeu a piada e não ficou quieta.
Nas redes sociais e no meu canal no YouTube, é algo que me incomoda muito, eu fico realmente impressionada com a discriminação em relação ao nosso português falado e escrito, eu tenho recebido diversos comentários agressivos de portugueses no YouTube de forma gratuita e hostil, corrigindo os "erros" de português, mas acho isso tão feio e sem falar na falta de educação.
Segue abaixo alguns prints de comentários no meu canal:


***HÁ PRECONCEITO CONTRA BRASILEIROS EM PORTUGAL SIM!!***










***Um dos títulos do meu vídeo é: FUI ACEITA NA UNIVERSIDADE DOS AÇORES, e isso causou maior polêmica, porque em Portugal eles dizem FUI ACEITE.




Assista o meu vídeo sobre preconceito em Portugal, de acordo com a minha vivência.




Esse tipo de critica é uma tremenda falta de respeito a cultura de um povo, pois a linguagem se diferencia muito de país para país, existem várias influências envolvidas e contextos culturais, não existe um país falar exatamente igual ao outro, existe o que é certo e errado em cada país. 

“Qualquer língua, falada por qualquer comunidade, exibe sempre variações. Pode-se afirmar mesmo que nenhuma língua se apresenta como uma entidade homogênea. Isso significa dizer que qualquer língua é representada por um conjunto de variedades. Concretamente: o que chamamos de ‘língua portuguesa’ engloba os diferentes modos de falar utilizados pelo conjunto de seus falantes no Brasil, em Portugal, em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Timor etc.” (ALKIMIM, 2012, p. 35).

Infelizmente o mundo anda cheio de pessoas preconceituosas e intolerantes, na minha opinião os portugueses ainda se apegam a um passado de glórias, que hoje não existe mais, vivem de história... Portugal é um país pequeno, infelizmente mal se ouve dos seus feitos atuais pelo mundo, essa é a grande verdade, talvez por isso nós brasileiros incomodamos tanto. Percebo um certo ar de superioridade da parte deles, já cortamos os laços há muito tempo, mas muitos deles agem como se ainda vivêssemos na era Brasil/Colônia. 
Porém eu não me curvo diante das críticas ao Brasil, estou sempre pronta a levantar a bandeira do meu país com muito orgulho e quem falar mal perto de mim, certamente terá uma resposta na mesma moeda. Sinceramente estamos atravessando uma fase ruim no Brasil, mas amo ser brasileira e tenho muito orgulho da minha pátria e desse povo sofrido, mas que não perde a alegria de viver e o samba no pé.

Apesar disso tudo, não é motivo para desistir de estudar ou viver em Portugal, é possível a convivência, mas é importante saber se posicionar diante das situações desconfortáveis.


♪ ♫ “(...) Eu canto em português errado
Acho que o imperfeito não participa do passado
Troco as pessoas
Troco os pronomes (…)”. ♪ ♫

(Meninos e Meninas – Legião Urbana)


Curtam a página do blog no Facebook para acompanhar as próximas postagens.

Não deixem de se inscrever no canal do YouTube e acompanhar os próximos vídeos.

5 comentários:

  1. Olá! O mesmo problema que encontras como brasileira em Portugal, até entre portugueses existe. Por exemplo, eu sou da zona de Lisboa e falo de uma forma mas no norte já há coisas que são totalmente diferentes assim como, nos Açores ou na Madeira. Até no próprio país há choques linguísticos e um grande problema em perceberem que na realidade, nenhum está errado. E há sim, um problema para uma grande parte dos portugueses em aceitar que tanto é correcto o português de Portugal como o do Brasil. Simplesmente evoluíram de formas diferentes. Para nós há uma maior facilidade em compreender os brasileiros porque o mercado de novelas em Portugal vem do tempo da Gabriela, ou seja, imensos anos. E também há os brasileiros que vêm a Portugal com arrogância com os portugueses. Não são apenas vocês que sentem. Eu trabalhei muitos anos numa loja e atendi muitos brasileiros com quem ficaria horas a conversar mas, também atendi alguns que só tinha vontade de estrangular! É como tudo, ignorância há em todas as nações, infelizmente. Na minha faculdade existem vários brasileiros e para nós isso é o que menos importa. Somos cidadãos do mundo. Espero que a experiência melhore porque há muito mais que essa gente arrogante :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Angie, agradeço seu comentário e respeito, concordo contigo, infelizmente existem pessoas arrogantes em todos os lados, isso é verdade. Na verdade essa guerrinha entre brasileiros e portugueses é histórica, mas enfim... eu relatei apenas o que estou passando. Acho muito desagradável e uma tremenda falta de educação, uma pessoa deixar um comentário em uma rede social corrigindo a ortografia de outra pessoa, se o vídeo ou post se referisse a uma aula de português, aí sim o comentário seria bem vindo, mas simplesmente ser agressivo gratuitamente com alguém que nem conhece não entra na minha cabeça e não posso tolerar isso no meu canal.
    Meu pai, avós, bisavós e tataravós são todos portugueses, tenho muito amor por Portugal, considero como minha segunda pátria, esse sangue corre nas minhas veias também, mas fico muito chateada em ser ofendida e desrespeitada em relação ao português do Brasil, sim existem muitos erros ortográficos por aí, mas eu cuido de mim, da minha escrita, não estou aqui para julgar ninguém em relação a isso, cada um sabe de si.

    Fica na paz!! <3

    Atenciosamente,
    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  3. Que triste. Eu achava que preconceito linguístico era uma coisa de país subdesenvolvido, onde o ignorante privilegiado se acha superior por ter acesso à informação e educação que o pobre não tem.
    Vivendo e aprendendo.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o aceite e aceita são diferentes gramaticalmente não conhecia e fui investigar mas já outros tinham o tinham feito e descobri isto https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/aceitoa-e-aceite/441 merece uma reflexão como é que as línguas variam e divergem

    ResponderExcluir
  5. Quem sai perdendo são os portugueses.

    Portugal está desesperado para atrair alunos brasileiros para suas falidas universidades, que não conseguem se sustentar com as baixissimas taxas de adesão dos jovens portugueses (a maioria não quer estudar ou emigra).

    Está havendo uma guerra por alunos brasileiros lá:

    https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,universidades-de-portugal-disputam-estudante-brasileiro,70002402387

    Se pega a fama de povo xenófobo que odeia brasileiros, eles estão fodidos. As universidades deles vão falir.


    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...