Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sábado, 23 de maio de 2015

Ibitipoca - MG


Há um tempo Ibitipoca estava na minha lista de viagens, então em abril eu finalmente fui conhecer este lugar de beleza incrivelmente exuberante, com minha amiga Márcia. Partimos da rodoviária Novo Rio rumo a Juiz de Fora, dormimos no Hostel Tropeiro de Minas. Lá conhecemos duas trilheiras muito especiais, Simone e Laís, já fizemos amizade e formamos o quarteto fantástico. Acordamos às 04:30hs para pegar o ônibus para Lima Duarte bem cedinho. Chegando lá, pegamos o bus pra ibitipoca, a viagem é cansativa, mas vale muito a pena.
Ficamos hospedadas no Chalés São Geraldo, simplesmente adoramos! Localização, limpeza e café da manhã excelentes.


Ibitipoca é um pedacinho do céu, a porta de entrada para uma das mais belas reservas naturais do país, o rústico povoado de Conceição de Ibitipoca, na Serra da Mantiqueira, ainda preserva as ruas de terra e pedra e um bom forró e rodas de viola aquecidas com fogueira e cachaça. 

Existe um ar de simplicidade, que é fruto dos 27 quilômetros de estrada ruim, que pertence ao distrito de Lima Duarte. 
Ruas estreitas com calçamento muito antigo que nos remete ao passado. Uma mistura de arquitetura entre o antigo e o moderno, que já se faz presente em alguns pontos da cidade, fazem brilhar nossos olhos de encantamento.
Na vila tem conforto, boa mesa e agito, com pousadas charmosas, bons restaurantes e bares. Sem contar os festivais de jazz em julho e blues em agosto que lotam a serra.

Evite visitar a área nos feriados prolongados, pois o parque tem um número limite de visitantes por dia e não é raro ser barrado nas datas citadas e perder a viagem.


A quatro quilômetros da vila e emoldurada por penhascos, grutas, paredões, mirantes, riachos e muitas cachoeiras, a reserva é um paraíso para os amantes da natureza e adeptos de longas caminhadas. 
As trilhas sinalizadas levam a paisagens incríveis, como a Janela do Céu, uma corredeira que segue por um cânion e acaba em uma cachoeira de 20 metros, que despenca de um paredão. 
Com uma belíssima vegetação e riachos cujos tons variam do mel ao vermelho graças ao quartzito concentrado nas rochas.
O trajeto é puxado, cerca de 8 horas ida e volta, mas tem outros caminhos mais lights para conhecer o parque, como o pico do Pião, a Prainha, a gruta dos Viajantes, circuito das águas, a cachoeira dos Macacos, o Lago dos Espelhos... é só pegar o mapa e seguir o roteiro. Não deixe de levar água, lanche, lanterna e agasalho. 

Além das trilhas bem sinalizadas, o Parque do Ibitipoca oferece lanchonete, restaurante, vestiário, estacionamento e camping. A visitação diária é limitada em 1.200 pessoas.
A 4 km da portaria, oferece ainda um bonito pôr-do-sol - mas não se esqueça que o parque fecha às 18h! 

Nosso roteiro:
1º dia - Circuito das águas 
2º dia - Janela do Céu











Tudo por uma foto... sabe o que acarretou? Torceu o pé! rs







Para um jantar a dois, as dicas são os restaurantes Via Veneto e Gula do Lobo. Já para experimentar uma boa comida mineira, restaurante da Dona Balduína.  

O burburinho acontece no restaurante Ibitilua, no centrinho, onde rolam shows e festas. 

Em qualquer época do ano é recomendável levar agasalhos, uma vez que as temperaturas caem à noite.




Juiz de fora x Lima Duarte



Empresa Bassamar - Saindo da Praça da Estação - R$15,75/pessoa



Tel: 32 3215-1109



Horários: 06:00 / 07:30 / 10:00







Lima Duarte x Ibitipoca x Lima Duarte



Viação Vimara - R$10,80/pessoa



Tel: 32 3281-1215



Horários: 07:30 / 15:15 (Saindo de Lima Duarte)



Horários: Manhã e Tarde (não lembro os horários exatos saindo de Ibiti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...