Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Escolas na Irlanda

Antes de comprar meu curso de inglês em Dublin pesquisei bastante sobre várias escolas, estudar fora é um investimento caro, por isso devemos fazer boas escolhas pra não se arrepender depois. Nesse sentido, é importante pesquisar se a escola possui uma boa estrutura, bons professores, boa localização e também se o preço cobrado é compatível com os serviços oferecidos.

Alguns estudantes preferem pagar um pouco mais caro pra estudar em escolas com menos brasileiros (porque sem nenhum é quase impossível), o meu ponto de vista sobre isso é que no fim das contas, o que realmente importa é se o aluno vai se dedicar a praticar o que aprendeu na escola, pois alguns brasileiros vão para à Irlanda e querem viver como se estivessem no Brasil (fazendo amizade apenas com brasileiros, falando português o tempo todo...), nesse caso é impossível aprender uma nova língua, porém, quem vai com o objetivo de se tornar fluente no inglês tem a seu favor a receptividade do povo irlandês e um país repleto de estudantes vindos de todas as partes do mundo.

Portanto:

1. Procurar uma boa escola é importante, mas também é (muito) importante se preocupar em praticar a língua fora da escola, afinal, os cursos de inglês costumam durar apenas 4/5 horas por dia.

2. Os brasileiros estão por toda a parte em Dublin, não adianta dizer que não vai fazer amizade ou que só quer estudar numa escola sem Brasileiros, a questão é fazer amizade com pessoas de várias nacionalidades.

Outro ponto importante, que costuma confundir bastante os estudantes, é sobre os órgãos que regularizam o funcionamento das escolas irlandesas, pesquisei em vários sites e vi que alguns intercambistas diziam que “apenas as escolas reconhecidas pelo ACELS podem funcionar”, na época fiquei com medo pois se fosse assim meu visto poderia ser negado, até porque minha escola não é reconhecida pelo ACELS, então entrei em contato com uma pessoa da própria escola e com o NQAI (National Qualifications Authority of Ireland), mandei e-mail e eles me responderam, aqui estão as respostas traduzidas:

“Todas as escolas devem ser registradas pelo Departamento de Educação, a fim de aceitar estudantes de visto. Nem todas as escolas têm, contudo, o logotipo ACELS. No entanto isso não significa que elas não são boas escolas. Então, para responder a sua pergunta não é verdade que o seu visto será negado se você se registrar conosco. Os nossos padrões e nossos professores são excelentes e temos um ambiente muito amigável.”

“Caro João,
Obrigado por seu e-mail.
“O “registro internacionalização” é um registro dos programas aprovados para fins de emissão de vistos para estudantes não-europeus. O NQAI administra este registo em nome dos Departamentos de Justiça e Igualdade, Educação e Habilidades. O Departamento de Justiça e Igualdade é responsável pela emissão destes vistos e, portanto, questões relacionadas com a emissão de vistos devem ser dirigidas a este Departamento.

O Instituto Internacional de Educação (minha escola) oferece programas credenciados pelo EDI e ICM que são incluídos no Registro Internacionalização. No entanto, esse provedor não tem reconhecimento ACELS. O registo Internacionalização pode ser acessado no seguinte link: http://www.nqai.ie/internationalisation.html. Você vai ver que existem duas guias da planilha quando você baixá-lo, a segunda guia, intitulada "Aprovado ACELS " contém informações sobre programas reconhecidos ACELS."

Isso quer dizer que além do ACELS, outros órgãos são credenciados pelo governo irlandês para regularizar o funcionamento das escolas, como o EDI, ICM... Caso reste alguma dúvida sobre esse assunto podem entrar em contato! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...