Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Perguntas comuns sobre Intercâmbio

Bom, antes de começar a postar no Blog, preciso me apresentar! Me chamo João, tenho 22 anos, sou de Maceió - AL, no momento estou terminando minha faculdade de Relações Públicas e logo em seguida, começo minha jornada pela Irlanda (isso deve acontecer entre setembro/outubro). Acompanho esse blog há um certo tempo e agora tive a oportunidade de me tornar um colaborador, portanto, daqui pra frente vocês irão acompanhar também as minhas postagens. No meu 1° post espero responder algumas dúvidas frequentes sobre Intercâmbios, vamos lá...

1. Por que fazer intercâmbio? Cada pessoa pode responder essa pergunta de um jeito. No meu caso, quero me tornar fluente na língua inglesa (que estudei por mais de 4 anos, mas recentemente tranquei meu curso), além disso, morar fora sempre foi um sonho tanto pelo fato de que amo viajar e conhecer novas pessoas, lugares e culturas, como também pela idéia de liberdade e crescimento pessoal/profissional que essa experiência proporciona. Quem nunca pensou em sair de casa, mudar de cidade, esquecer os problemas e a rotina por um tempo...?

2. Como planejar um intercâmbio? O mais importante é saber que um intercâmbio é um projeto pra médio/longo prazo, pois ninguém decide que vai passar alguns meses em outro país da noite pro dia. Comecei a pesquisar alguns países em julho de 2011, fui a várias agências na minha cidade, sempre buscando esclarecimentos para as minhas dúvidas, pois é importante conhecer (e muito) o destino escolhido. Dessa forma, buscar o máximo de informações possíveis sobre o país (clima, regras, tradições, mercado de trabalho, culinária...) ajuda a evitar possíveis decepções e contribui para uma adaptação mais rápida, no meu caso conversei bastante com amigos que já viajaram para o país que eu pesquisava, li sites/blogs de brasileiros que contam suas experiências na internet, procurei grupos nas redes sociais de pessoas que já foram/estão indo para o mesmo lugar, etc. Em seguida, é importante também pesquisar e escolher uma agência confiável, que preste um bom auxílio ao estudante e ofereça um bom preço! Algumas pessoas preferem ir por conta própria e não contratar os serviços de uma agência, mas dependendo do orçamento, compensa ter uma empresa que resolva tudo e te dê assistência quando surgir alguma dúvida/problema, a Luciana comentou sobre esse assunto no post Intercâmbio na Irlanda: Preciso de uma agência de intercâmbio?.

3. Porque a Irlanda? Bom, na verdade inicialmente pensei em ir pro Canadá, pesquisei muito sobre o País e fiquei encantado com as belas paisagens e estilo de vida do Canadense, mas quando soube das facilidades pra estudar na Irlanda, não pensei duas vezes. O governo Irlandês permite que o estudante trabalhe legalmente visando melhorar o idioma, portanto, estudantes brasileiros matriculados em escolas de inglês com no mínimo 25 semanas de aula (6 meses), podem trabalhar 20 horas semanais enquanto estudam e nos outros 6 meses (visto de 1 ano) trabalhar até 40 horas, sem contar que o estudante não precisa tirar o visto aqui no Brasil, basta levar a carta que comprova que o mesmo está matriculado numa escola, carta de acomodação comprovando que você tem lugar para ficar nos primeiros dias no país (até achar uma residência fixa), seguro saúde, passagem (ida e volta) e a quantia de 3000 euros que é uma garantia para o governo que você vai conseguir se manter. Além disso, a Irlanda possui um custo de vida baixo (comparado a outros países da Europa), lindas paisagens, povo receptivo, rica cultura e de lá é possível conhecer os países da união européia gastando pouco, pois há companhias aéreas que vendem passagens a custos baixíssimos (13 euros, por exemplo), mas, como nem tudo são flores, o país passa por uma crise econômica na qual os índices de desemprego aumentaram bastante nos últimos anos (passando de 4,6% em 2007 para 14,3% no final de 2011), então, quem está com o orçamento apertado e pensa em conciliar estudos com trabalho para ajudar nos gastos, é melhor esperar mais um pouco ou pensar em outro destino.

Dúvidas? Sugestões de novos posts? Podem contar comigo! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...