Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

domingo, 29 de abril de 2012

Trip pelo Reino Unido: Liverpool e Manchester

A páscoa é um feriado prolongado aqui na Irlanda, então este ano eu programei um mochilão para o Reino Unido com 2 meses de antecedência, os destinos foram: Liverpool, Manchester, País de Gales e Londres. 
Compramos a passagem aérea de Dublin para Liverpool por 14,99 euros na Ryanair. Embarcamos na quinta-feira às 23:00hs, são apenas 45 minutos de viagem. Pegamos um táxi no aeroporto para o hostel que custou 20,00 libras, como éramos 6 ficou bem baratinho para cada.
Ficamos hospedados no hostel YHA em um quarto para 6 pessoas. O hostel é recomendável, bem localizado, limpo, bom atendimento, internet (custa 5,00 libras a hora) e o café da manhã é excelente, mas não é free.
No primeiro dia chegamos cansados e descansamos. No segundo dia acordamos cedo, tomamos um delicioso e reforçado café da manhã inglês e partimos para a estação de trem Lime street para irmos a Manchester. 
Compramos os tickets on line no site East Coast por 9,00 libras ida e volta, este site tem preços com descontos se comprar com antecedência.
Manchester não tem muitos atrativos além do estádio de futebol, fomos conhecer o estádio, depois passeamos por algumas lojas e fizemos um lanche antes de pegar o trem.
Chegando em Liverpool nos arrumamos para sair a noite, fomos ao pub Cavern, tinha uma banda legal tocando lá, mas como não somos muito fãs de rock resolvemos mudar, aí é que percebemos que estávamos no pub errado, o Cavern Club era bem em frente, a entrada custa 3,00 libras e tem bandas cover dos Beatles. 
No terceiro dia passeamos pela cidade, ficamos pela área do Albert Dock, fomos no museu dos Beatles, museu marítimo que conta a história do Titanic, lojas de souvenirs e tiramos muitas fotos pelas rodondezas. 
Tudo foi muito rápido, nem tivemos tempo de fazer o tour dos Beatles, em seguida fomos buscar as malas no hostel, passamos no Tesco para comprar as guloseimas do niver da Mandy e corremos para pegar o trem rumo ao País de Gales, que custou 22,00 libras.


O que fazer em Liverpool?

No início do século 13 Liverpool era somente um povoado às margens do rio Mersey, habitado por meia dúzia de pescadores. No início dos anos 60 era pouco mais que uma cinzenta cidade portuária da Inglaterra, sem atrativos. Agora, em pleno século 21, o nome Liverpool é sempre associado, em qualquer lugar do mundo, a uma palavra que mudou a história da música: Beatles. 
Liverpool pode ser dividida em três áreas básicas, em termos turísticos. O centro tradicional, como em qualquer outra cidade inglesa, com sua rua de pedestres concentrando o comércio. A seguir a Mathews street e adjacências, onde está o famoso Cavern Club, região que forma a Beatlelandia, e finalmente a região portuária, conhecida como Albert Docks, próximo à qual situa-se o principal símbolo arquitetônico da cidade, o Liver Building e outros prédios importantes, como a prefeitura. Estas três partes da cidade estão muito próximas e podem facilmente ser percorridas a pé. 
Albert Dock - É um dos principais pontos da cidade, uma visita que não pode ser esquecida por quem vai a Liverpool. É uma área junto ao rio Mersey, inaugurada em 1846 pelo príncipe Albert, consorte da rainha Victoria, e destinava-se a enaltecer a grandeza do porto de Liverpool, seus navios e sua importância como centro comercial para toda a Inglaterra. O local foi totalmente reformado, e diversos prédios foram transformados em museus ou outras atrações. Há diversos barzinhos, cafés, restaurantes, pubs, estúdios de televisão e o Beatles Story.
Mathews street No final dos anos 60 esta rua era o centro musical e intelectual da cidade, com lojas de disco, bares, pubs e locais onde se apresentavam as novas bandas a procura do sucesso, entre as quais, claro, os Beatles. 

Torre do Radio City Tower - É a construção mais alta da cidade, embora não se possa dizer que seja bonita, pois quanto vista de baixo dá a impressão de ser um disco voador pousado sobre um mastro de bandeira, ou então um daqueles brinquedos de criança que vai descendo e enrolando pelo mastro abaixo. Não é um lugar aberto ao turismo, mas é o melhor espaço da cidade para conferências e coisas do gênero.

Beatles StoryNão deixe de incluir este museu no seu roteiro, é uma das principais atrações de Liverpool. Este tributo à John, Paul, George e Ringo está localizada frente ao rio Mersey, em Albert Dock e consiste num tipo de museu audiovisual, que vai contando a história dos Beatles à medida que vamos passando de uma sala a outra, dá uma sensação que o espírito deles paira naquele lugar. No caminho há muitas coisas interessantes, como uma reprodução do Star Club de Hamburgo, onde os Beatles tocaram no início da carreira, o Cavern Club, os estúdios de Abbey Road como eram em 1963, centenas de fotografias inéditas, roupas usadas pelos Beatles, além dos usuais souvenirs, bolsas, camisetas e até alguns CD raros.
Magical Mystery Tour Fãs dos Beatles não podem deixar de fazer este passeio, roteiro de 2 horas de duração feito a bordo de um ônibus idêntico ao usado no filme dos Beatles. Durante o percurso são visitados todos os principais pontos da cidade relacionados à vida de John, Paul, George e Ringo. Suas casas, locais referidos nas músicas, escolas, onde foram as primeiras apresentações, etc. O ponto de partida também fica no Albert Dock, junto à Strand Street. 

O principal shopping é o St. John Center, na Lime Street, onde há diversos restaurantes, lojas e cinemas. Outras atrações importantes da cidade e que merecem ser visitadas são a Walker Art Gallery, a catedral de Liverpool, a Tate Gallery e o museu Merseyside Maritime Museum. 

Um pouco dos Beatles
De todos os cantos do mundo as pessoas vão à procura de um sonho que se recusa a acabar...


É interessante observar como aqueles que no início eram chamados de "os quatro cabeludos de Liverpool" se transformaram na principal indústria turística de Liverpool, embora nenhum dos quatro esteja morando lá. Ruas, bares, restaurantes, pubs, museus e até o aeroporto  foram batizados com os nomes de John, Paul, George e Ringo. 


Pub Cavern Club - Foi inaugurado em 1957, e em julho daquele mesmo ano os Quarrymen (primeiro nome da banda de John e Paul) se apresentaram neste local. Mais  tarde, já com o nome de Beatles, foram mais de 250 apresentações neste endereço até serem descobertos por Brian Epstein e se tornarem sucesso. Em pouco tempo o Cavern Club também estava mundialmente famoso.
Apesar disto, em 1973 o local fechou e foi demolido. Isto causou tanta comoção que nos anos 80 ele foi reconstruído exatamente no mesmo local e com os mesmo tijolos utilizados em sua construção original, embora tenha ficado um pouco menor. É agora uma das maiores atrações turísticas da cidade, e sempre apresenta shows com as novas bandas de Liverpool. As paredes são todas assinadas por quem esteve lá, inclusive por pessoas famosas.
Penny Lane - Fazia parte do dia a dia de todos eles e a letra da canção "In my life", escrita por John refere-se a este lugar. Foi no entanto a música de Paul que tornou esta pequena rua famosa. Durante muito tempo a prefeitura da cidade precisou, quase diariamente, providenciar placas novas para a rua, porque as existentes eram levadas por fãs ansiosos por uma lembrança. Agora as placas de Penny Lane foram abolidas e o nome passou a ser pintado diretamente nas paredes dos prédios da rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...