Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Reflexão: Voltar ou não ao Brasil?

Uma amiga que estudou comigo, Raquel Barbosa, leu o post Voltar ou não ao Brasil? e me enviou um e-mail com muito carinho e colocações interessantes, o e-mail me ajudou muito na decisão de ficar mais uns meses pela Europa. Segue o e-mail impactante para reflexão de vocês também: 

"Oi Lu, Tava me deliciando no seu blog esses dias e li seu post sobre a dúvida de voltar para o Brasil.
Me passou tanta coisa para te falar lendo seu post, que eu vou tentar resgatar aqui, porque acho que vc precisa ponderar tudo para tomar essa decisão. 
Apesar da mídia andar conclamando aos 4 ventos que o Brasil está crescendo e melhorando e os números só provam isso, muito cuidado com a interpretação. Esses números são exclusivos para um seleto grupo de brasileiros.
O Brasil vai muito bem sim, mas para os investidores! Se vc tem $ e investe no Brasil, de qualquer parte do mundo, vc ficará rico com certeza, de repente, milionário! O Brasil está num processo claro de fazer fortuna para os ricos, atender aos milionários e para ficar na média, diminuir a miséria visível. 
Os produtos e serviços novos que agora parecem ser acessíveis para os brasileiros, é exclusivamente para esse seleto grupo de investidores. O Brasil está criando milionários e precisa mantê-los aqui para que eles não vão gastar suas fortunas no exterior. As pessoas estão ostentando mais, viajando mais, consumindo mais, mas os contrastes ainda são muito claros. 
O que eu sinto é que os miseráveis saíram da miséria com as inúmeras "Bolsas issos e aquilos" e os ricos estão mais ricos. Mas, aquela classe média, em que eu e vc estamos incluídas, parece que nós carregamos todo mundo nas costas. Ano passado na hora da negociação dos reajustes com os sindicatos foram meses de brigas para conseguir um reajuste ínfimo acima da inflação. E assim que virou 2012 todo os nossos produtos e serviços sofreram reajustes de até 20%; Passagens, comida na rua, roupas, calçados, Educação e mercado, tudo aumentou absurdamente acima da inflação. Quer dizer, que a classe média perdeu muito $ nessa brincadeira. Comprar roupa e sapato aqui está um absurdo de caro!! 
Enfim, li um dia desses a seguinte frase: NY É BOM, MAS É UMA MERDA; O RIO É UMA MERDA, MAS É BOM.
Não vou tentar traduzir aqui o que eu senti quando eu li isso,mas acho que vc entendeu. 
Quando eu voltei de viagem fiquei tentando entender pq eu gostei tanto da Europa se eu amo o Rio. Botei até culpa no clima, dizendo que lá por ser frio as pessoas são mais taciturnas e tímidas, mais centradas; aqui com esse clima tropical e pouca roupa é tudo muito escancarado...sei lá! Mas, na verdade o que me irrita aqui é esse clima de TUDO TÁ BOM! É tudo difícil, chorado, suado, mas se der pra tomar uma cervejinha no final de semana TÁ BOM!
Foi quando eu acho que enfim, consegui justificar essa diferença cultural: As civilizações da Europa existem há mais de 1.500 anos, já sofreram com guerras, são devastadas anualmente por intempéries da natureza, eles estão preparados para o pior o tempo todo. A cabeça dessas pessoas pensa diferente da nossa. Seus governantes estão o tempo todo esperando alguma desgraça e se não vem, estão preparados para a próxima. Essa zona de conforto onde está deitado em berço esplêndido o nosso país é que arruína tudo. 
Chega de política, vou ser objetiva: 
Lu, se vc optar por voltar não esqueça que:
- Vc será questionada por que foi, tenha bem em mente as suas razões. (Melhorar de vida é fraco)
- O que vc conquistou nesse período que é tácito?
- Inglês fluente é o mínimo que se espera, mas vc deveria trazer uma certificação embaixo da braço.
- As suas experiências são os maiores valores dessa sua viagem, mas o que você vai mostrar para os recrutadores implacáveis que estará esperando vc aqui?
- O mercado para nós que somos Profissionais Pleno está apertadíssimo. Todo mundo muito qualificado em FGV's e IBMEC's caríssimos da vida. Estão jogando CV's da Estácio no lixo, eu não tô exagerando, eu juro. Vc deu um upgrade com uma escola daí nesse seu CV?
- O seu trabalho de Au Pair aí só será valorizado aqui se vc conseguiu estudar em paralelo e se a família que te acolheu também tiver um status nesse país porque aqui, vi vários recrutadores reclamando de "Pessoal que vai ser babá e varrer chão na Europa e chega aqui querendo dar uma de executivo". (Acho que fui dura aqui, mas, desculpa, acho que é válido para sua reflexão).
- Por fim, o de sempre: tenha sempre um contato aqui, alguém que te consiga pelo menos umas entrevistas quando vc voltar, pq a fase de perambular procurando pode ser bem dura para quem está voltando com tanto amor pelo país no coração. 
Uma coisa que uma amiga minha me disse e andei refletindo é que nesses países é possível se viver bem e sem apertos com salário: ter carro, casa, acesso a cultura. Aqui no Brasil salário é para sobreviver e se a sua empresa for legal, vai ter um bônus bacana de final de ano para vc fazer uma viagem ou dar entrada num carrinho. Enquanto os assalariados estão rezando para que não seja cortado o 13o salário deles.
Desculpa se fui tendenciosa e acabei indo para o lado de te convencer a ficar mais tempo aí. Sei que vc sente saudades de tudo o que deixou e que há valores mais importantes do que patrimoniais nessa vida. Vc precisa apenas ponderar o que te faz feliz e realizada e tomar sua decisão. Hoje vc está com  seus melhores amigos perto de vc. De repente é a hora de vc tentar dar um passo adiante nessa sua estadia, agora que vc tem mais suporte emocional. 
Seja lá o que vc decidir saiba que eu torço por vc. Gostaria muito de ter tido a oportunidade que vcs estão tendo, mas a vida me deu outro caminho para seguir e posso dizer que estou feliz assim. Parabéns pela coragem de todos os dias e manda um beijão para a Vanessa e o Hertz. Tô aqui Torcendo para tudo dar certo!
Um grande beijo!!!
------
Raquel Barbosa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...