Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

domingo, 29 de janeiro de 2012

Voltar ou não voltar para o Brasil?

O assunto é sobre a decisão de voltar ou não ao Brasil. Porque é tão difícil a decisão de voltar ao Brasil? 
Minha passagem de volta está marcada para abril, minha mente está fervendo de dúvidas se devo voltar agora ou não, já li vários relatos que estão me ajudando a formar uma opinião e finalmente tomar esta fatídica decisão.
Qualidade de vida no exterior ou um bom trabalho no Brasil? Esta resposta é muito individual, nem sempre influenciada por motivos racionais, pois para uns segurança não tem preço, enquanto outros não abrem mão do convívio familiar e um bom emprego. 
É interessante viver em um lugar onde as pessoas não são medidas pelo que possuem, não precisa ganhar muito para viver bem, comer bem e ter uma boa vida sócio-cultural, mas estar no nosso país não tem preço. 
No Brasil se você mora em tal lugar e usa certos tipos de roupas, você, simplesmente, não se encaixa no padrão. Este conceito precisa mudar!! 
Todos sabem que o Brasil está crescendo, me orgulho muito disso, mas os problemas seríssimos com a insegurança continuam, não adianta ter um mega trabalho, ganhar uma boa grana e não poder desfrutar comprando um carro novo ou eletrônicos de última geração sem ter que se preocupar em andar a beira de um abismo.
Mas só em pensar na violência, nas desigualdades, no transporte público lotado, a violência... a vontade de voltar logo passa. 
Se aqui, por um lado, posso voltar pra casa caminhando sem medo de ser abordada por um assaltante, morar numa casa sem portão, no Brasil ao longo do meu dia, via inúmeras pessoas sorrindo e contando piadas, pessoas jogando baralho em um trem que mal dava para se mexer, como eu sinto falta dessa alegria de viver dos brasileiros, de enfrentar os problemas sambando.
É uma difícil decisão, muitos brasileiros que moram no exterior estão vivendo este drama, pois tem muitos prós e contras, como seria bom se algumas coisas daqui pudessem ser implantadas no Brasil.
O rico não anda de trem no Brasil, enquanto aqui na Irlanda os empresários andam de trem, vão de Dublin para Cork curtindo a viagem, lendo um livro, vendo um filme, relaxando ou na internet, infelizmente um empresário que vai de São Paulo para o Rio de Janeiro jamais vai pegar um trem na Central do Brasil para uma reunião em Campo Grande, vai de táxi, enfrentando todo o congestionamento na Av. Brasil.
É uma discussão sem fim... Qual o melhor lugar do mundo para viver? Acredito que aquele que nos faz feliz, porque não existe lugar perfeito e muito menos pessoas perfeitas, tudo é uma questão de sentir-se confortável onde está. Sou feliz aqui, mas morar no exterior dá uma sensação de viver o tempo todo em um lugar que não é nosso, conviver com pessoas que tem hábitos e preferências muito diferentes dos que estamos acostumados, principalmente o idioma e a comida. Eu penei para me adaptar com a alimentação na Irlanda.
Como agir quando nos sentimos literalmente fora do ninho? Isso provoca uma bagunça imensa no lado psicológico. 
Meus familiares sempre me perguntam quando eu vou voltar. Muitos "amigos" nem entram mais em contato comigo, apenas em datas comemorativas. 
Sigo sentindo muita falta de  curtir um solzinho na praia, rodízios, self-service, água de côco, pastel com caldo de cana, as frutas que só existem lá, as roupas e calçados leves, a comunicação fácil entre as pessoas e o calor humano que eu ainda não vi em nenhum lugar deste mundo!!
Este é o primeiro post coletivo do blog, participem deixando a sua opinião nos comentários abaixo. 

8 comentários:

  1. "Sou feliz aqui, mas morar no exterior dá uma sensação de viver o tempo todo em um lugar que não é nosso, conviver com pessoas que tem hábitos e preferências muito diferentes dos que estamos acostumados, principalmente o idioma e a comida." Essa parte do texto reflete exatamente como me sinto, memso que morando por aqui há qse 4 anos. O fato é que, por melhor e mais seguro que seja, este país nunca será meu, eu sempre serei uma imigrante, nunca serei como eles. Sinto muita falta do Brazil, tbm sou formada em Gestão de Rh e, tenho pós-g em Gest Estrat de Pessoas e Piscol Organizacional.., eu sei que no Brazil eu posso pleitear uma vaga de acordo com minhas qualificações profissionais, mais aqui, é tão mais difício, e isso me deixa triste. Então como preciso trabalhar pra me manter até voltar pro Bra (o que eu já está decidido) tenho emprego de au-pair!

    ResponderExcluir
  2. Olá, é verdade nos sentimos eternos imigrantes, eu tenho passaporte Europeu, então sinto este peso menor, pq eu posso pleitear um emprego melhor, porém tenho tentado e ainda não consegui, isso está me desanimando, pq sei que no Brasil eu terei grandes chances, mas certas coisas no Brasil me preocupam mt, principalmente a falta de segurança, sou do Rio de Janeiro, já fui assaltada 9 vezes e tenho verdadeiro pânico de andar em certos lugares.
    A minha passagem está marcada para abril e eu estou com a cabeça fervendo de tanto pensar sobre isso.
    Desejo muita sucesso para vc!!

    Muito obrigada pela visita e comentário no blog!!

    Seja sempre bem-vinda!!

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  3. Ah! Minha passagem tbm é para Abril. Que conscidência! Acho que a questão de assalto é muito relativa. Claro que no Rio de Janeiro... é terrível. Acho que segurança lá é muito difícil de se ter, eu mesma já fui assaltada lá. Assim como também, fui assaltada por dois junkies in Dublin! E minha amiga que é americana tbm foi assaltada. É claro que a quantidade de assaltos não podemos comparar vamos dizer que para cada 10 no Bras é 1 pra Irlanda. Acho que essa questão depende muito da área onde se mora aqui na Irlanda. Eu por exemplo morei em Malahide por 2 anos (super legal e seguro) E depois mudei pra Cork...(certos lugares aqui, nao se anda sozinho depois de certa hora). Eu tbm não posso negar que me sinto mais segura aqui sem dúvidas. O Brasil é um país bastante violento, mas eu confesso que a gente aprende a sobreviver. Ultmamente minha cabeça tbm anda FERVENDO!!! MAS fervendo mesmo...E devo confessar que as coisas pioram de vez quando eu sinto frio, acredita? Só penso em voltar... Sei que qdo eu voltar, no 1ro mes vai ser um choque, vou ficar morrendo de saudade daqui, mas depois passa, foi exatamente assim que aconteceu todas as vezes que voltei ao B de férias, mas acho que agora, de verdade interiormente acho que estou preparada pra começar uma nova jornada na minha vida. Ah, eu sou de Manaus, tbm violenta cidade, mas não tanto qto o Rio. Espero que vc fique bem, e vou orar por vc, para que assim como possamos ter mais paz no coração com relação as nossas decisões. Acho que tudo o qe eu tinha pra viver na Ie, eu vivi. Boa sorte e sucesso pra vc tbm! :)

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal, quero agradecer a todos os comentários deixados aqui, estão me ajudando a pensar melhor na decisão que vou tomar. Um amiga sempre me fala que ficando aqui ou voltando ao Brasil sempre terá perdas, o que tenho que saber é onde estarei perdendo menos de acordo com os meus objetivos de vida. Pensem nisso tb!!

    Att,

    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  5. A Europa tem mais de 5 mil anos, ainda tem muitos problemas para serem resolvidos, enquanto o Brasil um pouco mais de 500 anos, isso já é uma grande diferença.
    Infelizmente os estrangeiros não são valorizados na Europa e poucos são os que conseguem um bom emprego, mesmo que os brasileiros sejam fortes candidatos, a preferência sempre será dos Europeus. Aqui não tem tanta violência pois o país conseguiu implantar uma política de desarmamento e nem a polícia usa arma de fogo, mas temos os Knackers que fazem uma bagunça por onde passam, assustando as pessoas. Um ponto positivo em relação a França e Itália em comparação ao Brasil é que o simples motorista de ônibus ou a faxineira falam inglês, pode não ser fluente, embora eles não gostem muito de falar inglês, alguns falam o suficiente pra te ajudar, o que no Brasil você não acha mesmo!
    O Brasil tem problemas? Sim e muitos, não sabemos se serão resolvidos, talvez se esse mundo tiver mais alguns séculos de existência pela frente.
    Em muitas coisas o Brasil está muito na frente da Europa, aqui leva uns 15 dias para abrir uma conta no banco, no Brasil isso é possível no mesmo dia, inclusive com senha e cartão provisório. O sistema bancário do Brasil está entre os melhores do mundo, podemos pagar as contas pela internet ou até mesmo nos supermercados e casas lotéricas.
    O sistema de telefonia da Irlanda pra colocar crédito no seu pré-pago você tem ligar pra operadora e digitar seu código secreto, no Brasil você diz seu número e pronto. A vantagem é que aqui a ligação é muito mais barata, podemos falar de grátis entre as mesmas operadoras e no Brasil é muito caro, principalmente os que usam pré-pagos.
    As viagens de avião de um país pro outro são muito baratas se comprar com muita antecedência, mas experimente deixar para última hora, que os preços serão tão surreais quanto no Brasil. A Ryanair não oferece nem uma água no vôo, mas a GOL que também é companhia aérea de baixo custo, oferece um lanche e você pode despachar a sua bagagem com 23 kilos, na Ryanair é no máximo 10 kilos e se você quiser levar mais que isso tem que pagar 15,00 euros por cada mala ou uma multa na hora do embarque.
    Acredito que o Brasil não está mais sendo visto como um país que só tem mato, índio e mulher pelada no carnaval, mas sim, um país em expansão e desenvolvimento, que pode ser uma grande potência nas próximas décadas.
    Todos nós brasileiros deveríamos ser mais nacionalistas, levantar a nossa bandeira, defendê-la e lutar pelos ideais e não apenas reclamar.

    Att,
    Luciana Sousa

    ResponderExcluir
  6. Eu moro na Holanda há 5 anos, aqui psicologicamente nao é mar de rosas, aqui tem muitos mulçumanos que nao se misturam a cultura nenhuma, sao isolados no mundo deles. Uma grande parte dos holandeses sao racistas de carteirinha, muitos olham para vc e se vc se parecer diferente deles, eles já nao querem mais falar. A tao economia estável já nao está tao estável assim, houve muitos cortes de benefícios e aumento de impostos. Para quem vem de um país quente, aqui é frio o ano todo . O vizinhos mal se cumprimentam com “bom dia, alo”. As crianças das escolas para brincarem juntas fora da escola tem marcar com horários e data antes do dia, a formalidade é típica aqui, se vc for vizitar alguém tem que telefonar antes, nunca vá de supetao, nao é educado.
    Olha! Isso de voltar ou nao é uma questao pessoal, cada um tem sua própria percepçao. Voces podem me perguntarem ‘Porque eu estou aqui?’ Eu também me faço a mesma pergunta todos os dias, tem dias que dá vontade de chutar o pau da barraca e ir embora, mas aqui eu tenho um filho que estuda numa escola publica de qualidade o dia todo, eu nao pago um centavo por ela, tenho condiçoes de conhecer Paris (inclusive levei meu filho na Disney de Paris) Grécia, Dinamarca, Alemanha, enfim, aqui tudo é perto e mais barato para se viajar, aqui pobre e rico pode desfrutar de comer caviá, as diferenças sociais, por enquanto, sao menos do que no Brasil, mas olha, envelhecer na europa, aí é onde está o meu ponto, NAO(para mim) só tenho um filho, aqui as familias mandam os filhos embora da casa logo cedo, os laços familiares nao sao tao entrelaçados como a nossa quente cultura. Eu nem quero me imaginar aqui numa casa de velhos, ou mesmo dentro da minha própria casa, com 70 ou mais de idade, neste frio, sem amigos, quando eu morava na Alemanha, ouvi por 3 vezes dá no noticiário na rádio velhos que moravam sozinhos e morreram dentro das suas próprias casas, os vizinhos por sentirem o cheiro da putrefaçao chamaram a polícia. Aqui a cultura é isolada, os vizinhos nao conversam na porta, nao existe isso! Ë como dizia Tom Jobim “O Brasil é bom, mas é uma merda, aqui é uma merda, mas é bom”!
    Voltar ao Brasil, para mim sim, com certeza, deixe eu arrumar o meu capital.

    ResponderExcluir
  7. Olá, muito obrigada pelo seu comentário. Eu escrevi este post em Janeiro, estava com muitas dúvidas se voltava ou não ao Brasil e digo que eu decidi VOLTAR, cheguei hj na terrinha e sinto-me mt feliz, pq aqui está o meu povo, a minha casa, as minhas raízes, a minha língua e as leis estão a meu favor, não sou mais uma imigrante em um país frio que precisa de um sub-emprego para sobreviver e pagar os estudos, no Brasil eu tenho uma profissão e posso ter um emprego melhor depois dessa vivência no exterior, infelizmente sentirei falta de muitas coisas na Europa, mas a passeio eu ainda irei muitas vezes lá. Att,

    ResponderExcluir
  8. Ola moro name irlanda have um bom tenho, ja tenho passporte irlandes q ajuda bastante, tenho saudades do brasil quem nao teria, com todo aquele sol lá, os próprios irlandeses me perguntam o que faço aqui. Infelizmente não conseguir tive a oportunidade te fazer o uma faculdade no Brasil, aqui na Irlanda do aula de natação e ganho €13.00 por hora que de ums 500.00 por semana, no Brasil professor de natação com curso superior ganha de 1500 há 2500 por mês, financeiramente aqui e bem + tranquilo, o poder de compra, estou aqui há 10 anos provavelmente irei ficar + 10

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...