Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

domingo, 25 de setembro de 2011

Visita a fábrica Old Jameson Distillery em Dublin!!

Na última sexta-feira eu fiz programa de turista na Irlanda, eu quero aproveitar ao máximo o que a Irlanda tem para me oferecer de bom, mesmo quando tenho que pagar por isso, mas especialmente neste dia as atividades turísticas eram gratuitas, então fui conhecer a antiga fábrica do whisky irlandês Jameson, na estação do LUAS Smithfield.

Desde 1780, quando começou a ser produzido, o Jameson é o segundo grande orgulho dos irlandeses, pois o primeiro é a Guinness. Quando o escocês John Jameson adquiriu a pequena destilaria de Bow Street, em Dublin, e passou a fabricar seus próprios whiskys seguindo o método irlandês de destilação. Sua preocupação em produzir um whisky de qualidade superior era tamanha que ele comprou os melhores equipamentos da época, só utilizava ingredientes selecionados (tradição que perdura até os dias de hoje) e selecionava pessoalmente a cevada e os barris de carvalho, não importando quanto custariam. Além disso, enquanto os whiskys escoceses eram destilados duas vezes, ele em sua incessante busca pela qualidade máxima submetia o JAMESON a um processo de tripla destilação. O resultado de tanto cuidado era um whisky extremamente suave e saboroso, muito agradável ao paladar. Em 1810, seu filho, John II, expandiu a destilaria John Jameson & Son, que se tornou uma das maiores e mais importantes da Irlanda.

O irish coffee (café irlandês), fusão do café e do whisky irlandês coberto com uma camada de creme de leite fresco ou chantilly, que segundo a lenda surgiu em 1942, no bar do restaurante do aeroporto em Foynes, na Irlanda. 

Dificilmente os irlandeses aceitarão, sem demonstrar uma ponta de ofensa, a insinuação de que o whisky escocês possa ser melhor, muitos pensam que o whisky nasceu na Escócia, mas na verdade foi na Irlanda. Nem a grafia é igual: “whiskey” (para irlandeses) e “whisky” (para escoceses). Aliás, o termo é proveniente justamente de uma palavra irlandesa (“uiske beatha”) que significa em gaélico “água da vida”.

A sede da fábrica permaneceu em Dublin por 200 anos, até ser transferida para Cork, onde funciona até hoje. Depois que mudou de endereço, a antiga sede em Dublin virou museu. 
O tour leva em média 40 minutos e custa 11,00 euros para estudante em dias normais. Primeiro você assiste um mini-documentário que fala sobre John Jameson e o começo do seu negócio numa sala que recorda um planetário. Depois um guia faz o trajeto da fábrica explicando o processo de produção do Whisky, que por sua suavidade e uma fusão dos sabores baunilha, madeira de carvalho e mel, com um toque picante, de caramelo e avelã, agrada paladares tanto de homens como de mulheres no mundo inteiro. São 8 estágios ao todo, entre a colheita da cevada e o tempo de maturação.
Cada visitante tem direito a uma dose do whisky. 


 
  
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...