Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

domingo, 25 de setembro de 2011

Visita à fábrica da Guinness em Dublin!!

Oi pessoal, estou aqui mais uma vez para contar sobre o passeio na f'ábrica da Guinness, eu fui no dia da Culture Night, que os pontos turísticos ficaram abertos até mais tarde e de graça, tinha filas quilométricas, mas nós conseguimos visitar dois pontos importantes de turismo.  Em dias normais a visita está em torno de 11,00 euros para estudante.

A fábrica da Guinness é um dos pontos turísticos mais famosos da Irlanda, principalmente para quem gosta da cerveja, porque no final é oferecido uma pint de Guinness inteiramente grátis.

A fábrica foi fundada em 1759 por Arthur Guinness, ocupa uma área imensa, mais ou menos 3 quarteirões, não sendo todo esse espaço utilizado até hoje, pois antigamente haviam milhões de funcionários e a fábrica tinha no mesmo espaço, casas para os colaboradores, escolas e hospital particular. Em 1862 a Guinness adotou a harpa como símbolo da cerveja. Com mais de 250 anos de história, a cerveja Guinness é produzida com a mesma composição: malte irlandês, água de Dublin, lúpulo e levedura. A cerveja Guinness é produzida localmente em 55 países e comercializada num total de 155 países, possuindo 80% de participação no mercado mundial de cerveja preta.

No passeio não dá para conhecer a parte original da fábrica, onde realmente a  cerveja é feita, o que dá para conhecer é um ambiente criado especialmente para o turista conhecer a história da fábrica e o processo de fabricaçao da cerveja. A visita é feita no prédio construído em 1904. Nele era feito, até 1998, toda a parte de fermentação presente no processo da cerveja. Em 2000, foi aberto ao público e rapidamente se tornou uma concorrida atração turistica de Dublin. 

O tour começa no térreo onde o visitante vê a loja que vende de tudo da marca e o museu que explica o processo de fabricação. Os visitantes tem acesso à amostras da cevada pura e torrada e da água das montanhas Wicklow, usada na produção. Essa água é uma pequena cascata que montaram dentro desse centro de visitação, e o barulho é forte como uma cachoeira. Os 8 milhões de litros de água usados diariamente na fabricação da cerveja vem das montanhas Wicklow.
No segundo andar fica a história das propagandas da cerveja. Interessante ver as latas e rótulos antigos. 
Os barris de carvalho ilustram a forma em que a cerveja era armazenada. Virando à esquerda, é possível assistir a um vídeo antigo que mostra o quanto era artesanal o processo. O vídeo apresenta um trabalhador lixando barris, colocando essa alça para que a cerveja fosse adequadamente armazenada. Tudo muito lento, manual, sem nenhuma tecnologia.

A segunda parte apresenta a história, falando sobre o seu fundador e todo o edifício da fábrica. Quando ele alugou o prédio para construir a cervejaria, assinou um contrato por 9.000 anos, pagando 45 libras anuais!!!

Uma curiosidade interesante é que a Senhora Guinness gostava muito de ajudar os Irlandeses e tinha várias propriedades aqui em Dublin, as quais doou para o povo Irlandês, entre eles o Parque Stephen´s Green, era seu jardim particular.

No terceiro piso da fábrica, tem uma pequena degustação da cerveja, mas ainda não é a pint de 500ml, é só um copinho.

Chegando quase no topo do Museu, tem uma sessão especial para que cada turista aprenda a servir Guinness, onde se recebe instruções de como servir para quem se interessar em aprender. 

No quinto andar tem o restaurante da cervejaria, aproveite para almoçar ou jantar lá. No cardápio você encontra comida típica irlandesa com alguns pratos que usam a cerveja, quando eu fui estava fechado.


Na parte de cima, no último andar do prédio, tem uma vista panorâmica de 360 graus de Dublin e o Gravity bar onde finalmente é oferecida a pint de 500ml!!

 












 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...