Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

terça-feira, 6 de setembro de 2011

De mim para mim: Entrevista da Intercambista Luciana Sousa

1-Qual o seu nome completo e idade?
R: Luciana Sousa, 31 anos.

2-Onde nasceu?
R: Rio de Janeiro – RJ.



3- Qual a sua formação?
R: Sou formada em Gestão de RH e Pós-Graduada em Adm. Estratégica.


4-Veio para Irlanda através de qual agência?
R: Não vim por agência, pois tenho passaporte europeu.


5-Onde você está estudando?
R: Estudei na Euro College, em Dublin 1.


6-O que está achando da escola? Indicaria esta escola para um amigo?
R: A escola é um pouco desorganizada, porém está muito bem localizada. Mas gostei muito das aulas, me acrescentou bastante. Não indicaria para um amigo.

7-Viajou por qual companhia aérea? Gostou do atendimento?
R: KLM - Adorei o atendimento.


8- Há quanto tempo mora na Irlanda? Quanto tempo pretende ficar?
R: 11 meses, com objetivo de permanecer mais 6 meses.


9-Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiencia?
R: Sim, em Portugal por 5 meses.


10-O que motivou sua ida para a Irlanda?
R: Sempre tive o desejo de estudar inglês fora do país, mas era como uma caixinha guardada em algum cantinho de meus pensamentos, que aos poucos foi tomando forma. Na realidade quando eu fui para Portugal, a minha intenção era ir para um país de língua inglesa, mas a pouca fluência no idioma e a grana curta me impediram.
Quando eu estava agilizando a minha documentação para Portugal em 2008, eu conheci um amigo - que vou chamá-lo de "José" - que estava indo para Irlanda, até então eu pouco sabia sobre este país,interessei-me profundamente pelas informações e pesquisei muito sobre o assunto e comprei vários livros sobre a Irlanda. Combinamos que após o meu intercâmbio em Portugal eu iria encontrá-lo, porém não deu certo, pois acabei perdendo o contato com o "José" e eu voltei ao Brasil dia 25/10/2008 quando terminou o estágio no Hotel Pestana. Mas voltei com o pensamento que eu iria juntar uma grana novamente e seguir viagem assim que eu pudesse. No começo o desejo era estudar em Londres, mas como os custos são altos, a Irlanda tornou-se muito mais acessível e sem falar que os Irlandeses são muito mais receptivos.
E assim aconteceu..., começei a procurar emprego no Brasil e consegui um na minha área, que agregou muito valor a minha carreira, me matriculei numa pós-graduação e a minha vida foi seguindo durante estes 2 anos conforme eu havia planejado, cheguei até a procurar outros empregos, mas perdi várias oportunidades pela falta do idioma no meu currículo.
Finalmente finalizei a minha pós-graduação dia 14/09/10, cumpri o aviso-prévio na empresa... para enfim realizar mais um sonho, uma aventura, ou seja lá como for.
É claro que esta viagem tem vários objetivos, mas o maior deles é adquirir fluência no inglês, viajar e ter mais uma vivência no exterior e uma nova fase iniciou-se em minha vida. 

 
11-A estadia é definitiva ou outro país está nos seus planos futuros para a carreira?
R: Estou gostando muito da experiência que estou vivendo aqui, mas não pretendo ficar aqui para sempre, tenho outros planos para a minha vida e carreira, não quero ser au-pair e cleaner para sempre. Tenho sonhos muito altos, por isso estou investindo alto também. Penso em morar em outro país, para fazer um MBA ou estudar outro idioma.


12-Quais eram suas expectativas profissionais antes de ir para Irlanda? Isso já estava planejado?
R: Como eu expliquei na questão 10, este intercâmbio estava mega planejado e graças à Deus tem dado muito certo.


13-Que tipo de preparação foi realizada antes da partida para Irlanda?
R: Eu também respondi a esta pergunta na questão 10.

14-Foi difícil entrar no país? Relate como foi recebido pela imigração Irlandesa.
R: Para mim foi muito tranquilo, porque tenho passaporte europeu.

15-Você tem seguro saúde?
R: Não tenho ainda, mas preciso fazer, acho muito importante ter seguro saúde.


16-Você possui conhecimentos suficientes da língua inglesa?
R: No Brasil eu estudei inglês por 2 anos, meu inglês é muito fraco ainda, mas estou desenvolvendo, aqui no trabalho tenho evoluído bastante. Procuro ver filmes e programas em inglês para facilitar.

17-Houve problemas na adaptação ao clima?
R: Houve sim, ainda bem que cheguei em setembro, que a temperatura estava cerca de 10 graus, porque quando começou a ir abaixo de zero, eu me assustei, sinto um frio incrível. A primeira vez que nevou nesta estação eu mal dormi a noite.... de tanto frio que senti, não vejo a hora de chegar a primavera. Mas agora sinto-me adaptada.

18-Quais as principais diferenças culturais entre Brasil e Irlanda na sua opnião?
R: São muitas... eu passaria o dia inteiro respondendo a essa questão, porém vou falar um pouco sobre a alimentação aqui na Irlanda.
A NOSSA COMIDA É MIL VEZES MELHOR!!

Aqui não existe horário de almoço, os Irishs geralmente fazem uma refeição ao dia. Diferente do Brasil, o almoço não é a refeição mais importante do dia. É comum ver cafés lotados das 14 até 17 horas da tarde, as 17 horas já é considerado horário de janta. Lanche é almoço para eles, mas para eu me acostumar com isso está sendo muito dificil, porque sempre fui regulada com os horários das refeições, principalmente com o almoço. Outro dia fui chamada para jantar às 15:15 hs!! Acreditem se quiser!! Enfim... isso faz parte do intercâmbio.
Comer fora é muito complicado, além de ser bastante caro, a maioria dos pratos tem pimenta. Em Dublin tem muitos restaurantes Indianos, Chineses e Poloneses.
O feijão deles é enlatado e meio adocicado, no início eu não gostei muito, mas já estou até me acostumando.
Se você gosta de arroz, a dica é cozinhar em casa, o Irishs quase não comem arroz, mas não pode faltar o purê de batata no prato deles.


19-Quais foram as maiores dificuldades profissionais e de adaptação a empresa na Irlanda?
R: Não estou trabalhando em uma empresa e sim em uma casa, pois sou Au Pair, a minha maior dificuldade aqui foi a comunicação, mas já estou me adaptando a isso.


20-O profissional brasileiro está preparado para trabalhar no exterior?
R: Depende, muitos Brasileiros sim, até mais que os nativos, outros não, porém estamos na terra deles e quem dita as regras aqui são eles. Mas ouço falar muito bem do trabalho dos brasileiros aqui.


21-Como você vê o mercado de  trabalho na Irlanda para os brasileiros? Cite em relação a sua área também.
R: Em relação a minha área de atuação no Brasil que é RH, eu até vi umas oportunidades, porém nem me atrevi a enviar currículo, porque com certeza precisa de um bom nível de inglês.
Os brasileiros aqui geralmente trabalham em pubs, vendendo jornais, limpeza, au pair e lojas.


22-Como a crise financeira mundial afetou a Irlanda?
R: Falar sobre a crise financeira aqui, daria um testamento, porém eu falo sobre isso no meu blog com mais detalhes.

23-O que muda no profissional brasileiro que trabalha um tempo no exterior?
R: JAMAIS SAIREMOS OS MESMOS APÓS UMA EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO. Eu falo por mim, que um intercâmbio muda muita coisa, eu já fiz dois e são experiências completamente diferentes. 

Vamos lá então...por que fazer outro intercambio?

- Tenho 31 anos e sou solteira e já tenho uma carreira profissional
- Amo a Europa e quero conhecer outros paises como (Inglaterra, Espanha, França, Alemanha e Itália)
- Quero passar um tempo longe dos problemas
- Vou melhorar muito meu inglês
- Vou crescer com as coisas que estou aprendendo aqui, como ter mais paciência não só com as crianças, como a tolerar mais as diferenças.
- Estou conhecendo gente nova de diferentes estados e países
- Estou vencendo alguns medos e frescuras
- Aprendendo a viver longe dos meus amigos e família por mais de 5 meses
- Criando vínculos com uma nova família
- Conhecendo mais um pouco desse mundão!

24-O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
R: Nas horas vagas saio da rotina tradicional dos ensinos de sala de aula, estudo inglês com músicas e filmes. Nos finais de semana saio com amigos para os PUB’s ou baladinhas. Adoro passear pelas lojas em Dublin.  Sempre estou na internet, pesquisando, escrevendo no blog e falando com os amigos. 


25-Qual o custo de vida?
R: O meu custo de vida tem sido zero, porque moro e me alimento no trabalho, ou seja o meu dinheiro é para lazer, pois não vim com o objetivo de ficar rica com um intercâmbio. Mas antes de conseguir o emprego, eu estava gastando cerca de 400,00 Euros por mês, com o básico.

26-Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
R: A curiosidade mais interessante para mim é o fato desta ilha não ter cobras, achei o máximo.


27-Que dicas você daria a quem pretende seguir carreira no exterior e, em especial, na Irlanda?
R: Traga dinheiro suficiente para se manter pelo menos 4 meses ou espere a crise passar.

A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades. (Maxwell Maltz)


28-Se pudesse descrever em uma palavra a experiência que está vivendo nesse país, qual seria?
R: Amadurecimento.


29-Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
O meu...
www.jornadapelairlanda.blogspot.com

Quem quiser enviar contar a sua experiência em viver na Irlanda, me envie um depoimento por e-mail ou deixe seu comentário aqui, será muito bem-vindo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...