Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Adaptar-se é uma montanha russa!!



Segue abaixo um texto muito interessante sobre a adaptação em um intercâmbio, retirado do site Sair do Brasil.

"Morar fora não é tão fácil quanto parece. O primeiro mês é emoção pura, o espirito aventureiro parece e tudo parece mágico e maravilhoso. Porém, logo a vida no exterior começa a parecer “vida real”. Contas, aluguel, problemas, e a única diferença é que agora você está em uma terra estranha, sozinho. 

Antes de embarcar para os EUA eu recebi um conselho que carrego comigo até hoje, Um amigo, um tanto nômade como nós me disse o seguinte: “Não desista antes de 3 meses. Depois, espere até os 6 meses, e se puder apenas tome uma decisão depois de 9 meses no lugar, é o tempo de uma gestação, mas também de uma adaptação”.
Na minha primeira crise de “quero-voltar-para-casa”, no final do quinto mês caminhei 40 minutos chorando até o supermercado mais perto, eu precisava de um suco de laranja! Era o primeiro que me trazia um pouco de sabor do Brasil. Cheguei ao Publix (supermercado muito popular na Flórida) parecendo que tinha sido arrastada até ali por um caminhão, parei em frente à geladeira e me deparei com mais de 30 tipos de suco de laranja: com poupa, sem, low fat, 45%fat, 30%, com cálcio, sem cálcio, e por aí vai. Alí desabei: “que só quero um suco de laranja!”.
Tive outros momentos como estes ao longo desta minha jornada mundo a fora. E escrevo este artigo hoje para todos que estão enfrentando, enfrentaram ou enfrentarão tais momentos. O mais importante é sempre lembrar que os dias passam e estes sentimentos também, o segredo é não se deixar levar pelos impulsos e dar uma chance ao seu possível novo lar. Serão momentos de êxtase e felicidade, mas também de apertos e saudade. 
Viajar de férias e morar nos EUA são duas situações completamente diferentes. A segunda, muitas vezes, é muito solitária. O povo é mais reservado e demora-se para fazer bons amigos. No meu caso eu ainda compliquei mais por não querer estar envolvida com a comunidade brasileira. Estava determinada a falar inglês perfeitamente, e só ter amigos brasileiros não me ajudaria nesta tarefa. Então, fiquei só durante algum tempo, mas hoje vejo que valeu a pena e o conselho do meu amigo foi perfeito para o meu caso, depois dos longos 9 meses eu já estava adaptada e nem percebi os anos passarem.
Sei que este artigo é diferente dos outros, pois queria transmitir um pouco de vida real no exterior para todos aqueles que sonham em “sair por aí”. Pensei muito sobre adaptação durante este tempo na Noruega. Foram apenas dois meses, mas fiquei impressionada como fica mais fácil com o tempo. Relembrei os meus altos e baixos nos EUA e alguns que passei em Israel também. Não é fácil para ninguém no começo, mas vale a pena! O importante é lembrar que viemos de algum lugar, e que bem ou mal sempre podemos voltar."

Por Letícia Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...