Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

sábado, 13 de agosto de 2011

Entrevista com a intercambista Flávia Altos


Eu e Flávia no pub em Dublin

Hoje a entrevistada para o blog é a Flávia Altos, que já está no rol das pessoas especiais da minha vida, tem sido companheira de finais de semana, viagens e confidente... sem falar nas boas risadas que damos juntas, mas antes comentarei um pouquinho da minha admiração por ela.


Ao terminar a faculdade de Jornalismo a Flávia percebeu a necessidade do inglês em sua carreira e decidiu estudar na Irlanda, apesar de ter sido criada numa família economicamente bem sucedida, ela foi trabalhar no Hotel de sua cidade para juntar uma grana por alguns meses, sem participar de qualquer evento com os amigos por meses a fio, para não gastar o dinheiro do seu investimento, o pai não concordou muito com tal decisão e ela precisou colocá-lo na parede para garantir pelo menos a passagem aérea e depois de tudo pronto e a despedida sofrida no aeroporto, Flávia chegou arrasando na Irlanda, morou em Dublin nos 6 primeiros meses, dividiu apartamento com Irish, o que ajudou muito no desenvolvimento do inglês e quando terminou o curso conseguiu um emprego de au pair no interior da Irlanda, em Monasterevin e permanece até então, mas sempre que pode dá um pulinho em Dublin. Flávia jamais desceu do salto alto por qualquer situação, ela é super alto astral e espalha uma boa energia por onde ela passa, fez muitos amigos que levará pela vida inteira, inclusive eu, rs, como ela mesma disse as experiências adquiridas neste intercâmbio não caberão em sua mala quando voltar ao Brasil. A nossa vida é como um trem, pessoas entram e saem o tempo todo, porém algumas pessoas viajam em nosso trem e fazem parte diariamente de nossas vidas e outras simplesmente entram, fazem a viagem, descem no destino final e nunca mais voltam e ainda há aquelas que não desejamos em nosso trem e resolvemos expulsar, porque nos fazem mal de alguma forma, vivenciando um intercâmbio, isso acontece muito, desejo que a Flávia continue no trem da minha vida "forever"!!


1- Qual o seu nome completo e idade?
R: Flávia Altos, 24 anos.

2- Onde nasceu?
R: Nasci em Piracicaba - São Paulo, mas moro em Águas.

3- Qual a sua formação?
R: Jornalismo.

4- Veio para Irlanda através de qual agência?
R: Go to London.

5- Onde você está estudando?
R: Estudei na Eden College, já terminei o curso.

6- O que está achando da escola? Indicaria esta escola para um amigo?
R: Não, porque os professores mudam o tempo todo e quando entram alunos novos eles voltam a matéria, sem falar na desorganização da escola, eu não indicaria para um amigo.

7- Viajou por qual companhia aérea? Gostou do atendimento?
R: Viajei pela empresa Air France. Sim, apesar de ter sido na classe econômica, foi muito bom o atendimento.

8- Há quanto tempo mora na Irlanda? Quanto tempo pretende ficar?
R: 1 ano e 3 meses. Pretendo ficar 2 anos.


9- Já residiu em outro(s) país(es) antes dessa experiência?
R: Nunca.

10- O que motivou sua ida para a Irlanda?
R: Estudar inglês e escolhi a Irlanda pela facilidade de viajar pela Europa e porque a burocracia é menor para estudantes..


11- A estadia é definitiva ou outro país está nos seus planos futuros para a carreira?
R: Tenho desejo de estudar espanhol na Espanha com a dona deste blog, rsrs.


12- Quais eram suas expectativas profissionais antes de ir para Irlanda? Isso já estava planejado?
R: Me mudar para uma cidade maior e praticar o Jornalismo, para isso percebi o quanto o inglês seria importante.


13- Que tipo de preparação foi realizada antes da partida para Irlanda?
R: Totalmente financeira, porque psicologicamente eu achei que estava preparada, mas ainda assim foi um choque de realidade quando cheguei na Irlanda.

14- Foi difícil entrar no país? Relate como foi recebido pela imigração Irlandesa.
R: Fui muito bem recebida na imigração da Irlanda, com sorrisos and cheears.


15- Você tem seguro saúde?
R: Sim, eu vim com o GTA, porém ao renovar o visto aqui eu comprei um seguro irlandês, Quinn Insurance, graças à Deus nunca precisei usar.

16- Você possui conhecimentos suficientes da língua inglesa?
R: Neste momento sim, mas quando cheguei estava muito fraco.


17- Houve problemas na adaptação ao clima?
R: Sim, eu cheguei no verão e para mim era sempre inverno, com a chegada da neve eu tive que me adaptar obrigatoriamente.

18- Quais as principais diferenças culturais entre Brasil e Irlanda na sua opnião?
R: Segurança, estilo de vida, educação, mas sinto muita falta da comida brasileira e do calor humano, principalmente do clima, que é a maior diferença na minha opinião.


19- Quais foram as maiores dificuldades profissionais e de adaptação a empresa na Irlanda?
R: Senti dificuldades com o idioma.


20- O profissional brasileiro está preparado para trabalhar no exterior?
R: Com um bom inglês, eu acho que sim, os brasileiros são mais dispostos a trabalhar duro que os irlandeses, isso é muito bem observado pelas empresas.


21- Como você vê o mercado de trabalho na Irlanda para os brasileiros? Cite em relação a sua área também.
R: Não estou atualizada.


22- O que muda no profissional brasileiro que trabalha um tempo no exterior?
R: A forma de ver as coisas e que a Europa não é tão perfeita como achávamos antes de vir para cá.


23- O que costuma fazer nas horas vagas, finais de semana e feriados? Quais as atividades recreacionais existentes?
R: Vou nos pubs, shoppings, internet e etc...


24- Qual o custo de vida?
R: Sou au pair, não tenho custo de vida, porém gasto muito com outras coisas.


25- Qual a curiosidade que mais te chama a atenção nesse país?
R: Muitas nacionalidades em um só país, é muito fácil encontrar pessoas de culturas diferentes aqui.


26- Que dicas você daria a quem pretende seguir carreira no exterior e, em especial, na Irlanda?
R: Se esforçando no inglês, tem tudo para dar certo, porque normalmente os brasileiros não tem medo de desafios.


27- Se pudesse descrever em uma palavra a experiência que está vivendo nesse país, qual seria?
R: Amadurecimento.


28- Você gostaria de recomendar algum web site ou blog relacionado à esse país?
R: Jornada Pela Irlanda!!

Depoimento: Lu, seu blog tá arrasando!! E eu não tenho nem palavras pra descrever o quão feliz suas palavras me fizeram e quão especial vc tem sido para mim. Saber que você me admira significa muito, muito mesmo. É sempre bom ouvir isso de uma pessoa a quem você também admira. Faça das suas palavras as minhas, porque eu também me orgulho de ter uma amiga como você: super decidida, inteligente, cheia de sonhos e coragem para realizá-los. Nós temos dividido momentos intensos de amadurecimento, momentos que nos marcarão para todo o sempre, a partir dessa experiência única que só o intercâmbio pode oferecer. Assim como esses momentos, você é uma pessoa que ficará para sempre marcada na minha vida e, claro, eu espero que você não deixe mais de fazer parte dela. A amizade que nós temos conquistado todos os dias vai nos levar muito longe nessa caminhada. I'm sure about that! rs... O nossos "trens" estão trilhando o mesmo caminho agora e estamos no trilho certo. Sei que algum dia eles seguirão caminhos diferentes, mas a marca que você deixará não se apagará e eu vou ter sempre uma parada especial para te reencontrar em qualquer lugar desse mundo! Algo que diz tudo sobre o que estamos vivenciando: ..."tenho em mim todos os sonhos do mundo". (Fernando Pessoa)
Bjo especial a você e a todos os leitores!!


Flávia, obrigada pela entrevista!!


Desejo muita sorte em sua vida sempre!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...