Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Depoimento do Fábio Neves - O que mudou com o intercâmbio?

Atendendo a pedidos, o Fábio Neves enviou outro depoimento nos contando sobre o pós-intercâmbio, ele conseguiu descrever muito bem as sensações e emoções vivenciadas durante o intercâmbio. Mais uma vez te agradeço!!
 
"Todos nós, intercambistas, no período de planejamento da viagem somos muito auxiliados com informações e dicas de quem já foi. Portanto, assumir o outro lado, ou seja, colaborar de alguma forma para o planejamento das viagens dos futuros intercambistas é por demais prazeroso. É uma forma de agradecer e retribuir toda a ajuda.
 
Hoje posso dizer que todos deveriam passar por uma experiência de intercâmbio, independentemente do local. É como você comentou em outro artigo: "intercâmbio não é viagem de turismo". E concordo. Realizar intercâmbio é dispor-se a crescer pela dor e pelo amor. Passamos por situações boas e ruins, porém ambas contribuem para o despertar de novos pontos de vista, de novas opiniões, de novos desejos e asiprações.
 
Quando nos vemos sós em terra distantes com culturas e climas diferentes, nos despimos de nossos pré-conceitos. Estamos abertos a novas experiências. Nos permitimos até mesmo atuar nos "sub-empregos", entregando jornal, lavando pratos ou cuidando de crianças. Isso faz com que compreendamos melhor as pessoas, tolerando as diferenças de opiniões. Com isto vem o maior dissernimento, segurança na tomada de decisões e capacidade de adaptação a diferentes ambientes. E tudo isso sozinhos.
 
Com o fim do intercâmbio, não perdemos as habilidades aprendidas. Voltando ao mercado de trabalho (já no seu país de origem) somos, agora, capazes de trabalhar melhor sob pressão, adquirimos flexibiidade para adaptação a diferentes áreas e, como já aturamos o preconceito e situações semelhantes quando atuávamos lavando pratos, entregando jornais ou carregando malas (no período de intercâmbio), não é qualquer besteira que nos tira do sério agora. Resumidamente, estamos com nossas habilidades pessoais aprimoradas e um perfil mais maduro, com um conteúdo muito maior do que antes. E o conjunto de todos esses fatores é um enorme diferencial para a disputa de uma vaga no mercado de trabalho. Ah, e faltou apenas um detalhe: o inglês fluente!
 
Enfim, a descrição acima é um relato de impessões vividas por mim, quando voltei ao Brasil e comecei a procurar emprego na minha área (sou Analista de Telecomunicações).
 
Espero que todos possam tirar tanto proveito e espremer ao máximo o que um intercâmbio pode oferecer. Vale muito a pena. Amadurecemos, reafirmamos valores, quebramos paradigmas, fazemos novas amizades e percebemos o mundo por diferentes perspectivas."
 
Grande abraço a todos!!!
 
“Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo.” - Lao-Tse.
 
 Fábio Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...