Será possível conhecer todo o mundo numa só vida?

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Galway I






"Eu tenho uns desafios para o ano 2011, um deles era fazer uma viagem sozinha sem planejamento, sempre desejei isso e no último final de semana eu embarquei nesta aventura. Arrumei uma pequena bolsa e saí de casa com destino a Dublin, que na verdade, já estou enjoada, então quando eu cheguei na estação de trem, mudei o itinerário, vi o horário do trem para Galway, que sairia em 20 minutos e decidi comprar o ticket, que custou 23,00 Euros para estudante. Foi uma viagem agradável, fui ouvindo músicas e pensando na vida, duas horas depois lá estava eu em Galway... sem reserva num hotel, sem ter a menor noção se ia para a direita ou para esquerda. Estava um friozinho... fui caminhando pelas ruas, praça central e avistei um posto turístico, fui imediatamente buscar informações, aproveitando a oportunidade de falar inglês, porque na hora do desespero, o inglês flui que é uma maravilha.
Lá me indicaram os Hostels mais próximos, e de fato pertinho da praça tem pelo menos uns 3, no primeiro que eu fui, ao subir as escadas, ouvi o som familiar, que por sinal é muito comum por aqui encontrar com brasileiros, naquele momento me senti em casa e puxei assunto com eles, eram 2 brasileiros, 4 espanhóis e um South Arabia, e juntos fomos ver o Hostel Kinlay House, com uma ótima localização, gostamos muito e decidimos ficar, custou 21,00 Euros a diária.
Rolou uma empatia com a galera e decidi ficar com eles, ficamos na sala conversando, saímos para fazer um lanche e depois fomos no pub The Quay, adorei, o melhor pub que eu já fui na Irlanda, com 3 andares, um ambiente rústico e descontraído, estava bastante cheio, depois de 23:00hs o dj tocou os hits do momento e a diversão ficou garantida.
Tomei uma Bulmers, que é uma cerveja docinha de morango, uma delícia, mas que nas baladas custa uns 5,00 Euros.
Depois demos mais umas voltas em outros pubs, mas não conseguimos entrar porque estavam lotados, então tivemos que voltar por volta de 01:30hs, porque no outro dia iríamos levantar cedo.

Acordei às 08:00, com aquela preguiça, me arrumei, tomei café, me despedi dos "amigos" e fui para a Coach Station para pegar o ônibus que faz o tour por Galway. São várias empresas, é difícil escolher entre elas, eu escolhi a Healy Tours aleatoriamente, o preço para estudante é 15,00 Euros.

O tour saiu da estação às 10:00hs e seguimos para a Aillwee Caves, é uma das muitas cavernas antigas, existentes no mundo. O nome Aillwee é derivado do Irish Aill Bhuí, que significa penhasco amarelo. Localizada na parte ocidental do país, Aillwee Caves tem 1,5 km de comprimento, que conduzem ao coração da montanha. Foi descoberta em 1944 por um agricultor Jacko McGann, que seguia o seu cão a perseguir um coelho. O Agricultor, por muito tempo não disse a ninguém sobre a sua descoberta. Foi explorada completamente pela primeira vez em 1973. Em 1977, foi adaptada para ficar mais acessível. Hoje é um destino turístico popular na Irlanda. Uma característica interessante é a cachoeira local subterrânea, há também uma bela estalactite e estalagmite, existe ossos de espécies extintas dentro da caverna.

Mas confesso que fazer um tour sozinha não é legal, porque eu vi paisagens de tirar o fôlego, queria tirar mil fotos, tive que pedir as pessoas para tirar fotos, mas nem sempre saía como eu queria. Se bem que, nenhuma máquina fotográfica será capaz de registrar com exatidão tudo o que olhos de quem vai à Galway contempla.
Passamos por diversos castelos, mas paramos em poucos, pelo caminho encontramos ruínas, construções com séculos de história, igrejas e muitas ovelhas. Até os cemitérios chamavam atenção, no meio das montanhas, com túmulos históricos e uma paisagem que dá a impressão de estar num filme.

Existe uma pedra chamada Poulnabrone Dolmen, de 420AC, é como uma mesa e faz parte do cartão postal da cidade. O lugar é belíssimo também, cercada de montanhas.
É declaradamente um dos monumentos megalíticos mais fotografados em toda a Irlanda. Dolmen Poulnabrone é uma anta ou dólmen, cuja estrutura consiste de enormes blocos de pedra, pesando 5 toneladas, que é apoiada em dois lados com pedras levantadas. Toda a estrutura é a câmara de sepultamento com 9 m de profundidade, cuja entrada é virada para o leste. Escavações arqueológicas em 1985 mostrou que havia enterrado 16-22 adultos e seis crianças, incluindo os bens pessoais, como machados de pedra, pingentes de osso, cerâmica e armas. Foi, portanto, um importante sítio cerimonial usado predominantemente na idade do bronze.

E finalmente chegamos nos Cliffs of Moher, uma das belezas naturais mais famosas e bonitas da Irlanda, são penhascos com mais 100 metros de altura, que se estendem por 8 km, na costa oeste do país. A formação geológica é surpreendente e é possível ver as diferentes marcas feitas por velhos canais fluviais por toda a encosta. As marcas mais antigas datam mais de 300 milhões de anos. Onde também foi gravada uma das cenas do filme Casa Comigo.
Não consegui ir até o ponto mais alto, porque tem que fazer uma caminhada de 2 horas e meia para ir e para voltar, como eu estava no tour, não deu para fazer.

A fome apertou... e paramos no Pub Fitzpatrick, tomei uma sopa por 4,00 Euros, fiquei abastecida para a viagem de retorno.

E assim... foi o meu final de semana... voltamos para o centro de Galway às 17:30hs e fui para estação, pois o trem partiria às 18:05hs.

Valeu muito e eu recomendo!!"

2 comentários:

  1. Nossa cada vez que venho visitar seu blog amiga, parece que to viajando com você.

    É mágico ler tudo que você está vivendo, cada lugar lindo, que fotos maravilhosas...to adorando amiga, posta mais coisas sempre.

    Nossa que sonho...o mundo tem tantos lugares bonitos que agente nem sabe né, imagino como você deve estar feliz em poder conhecer esses lugares deslumbrante.

    Aproveiteeeee!!!!

    Curta bastante...

    Beijos e saudades

    Ah! As fotos estão show de bola.

    ResponderExcluir
  2. Lú!!! eu adorei este post!!!nossa, e como!!!Sinto assim como Rose, que parece que estamos lá com vc..
    Imaginei vc ouvindo o guia turístico falando, imaginei vc andando lú...imagino tudo!!!
    Este aqui me chamou a atenção pela foto MARAVILHOSA deste penhasco!!!
    Nossa que isso...!!!!fiquei muito animada, mais animada ainda...fazer uma viagem sozinha deve ser uma delícia...sensação de liberdade!!!

    ResponderExcluir

text-align: justify;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...